Preciso de ajuda!!


Recommended Posts

Gostaria que me ajudassem na montagem do meu novo aquário salgado, passo a descrever como tenho idealizado o setup do meu aquário, irá ser um aqua de 105x50x50 com vidro laminado de 5+5, com uma sump de 60x40x30(altura) e irei fazer uma coluna seca com 3 furos 1 de escoamento principal outro de emergência e outro de retorno). Esquema +/- parecido com o do Peixe Graudo pic643215hq.th.jpg

Agora algumas das minhas duvidas;

1ª - Eu irei pôr uma bomba Eheim 1260 (2400 l/hora) como uma bomba de retorno, qual a necessidade de colocar um tubo de 50mm :) para encher a sump? Digo isto porque eu no meu trabalho tenho bombas destas a trabalhar a tirarem áqua de um reservatório e tenho ligado a essas bombas tubos de 25mm (1 polegada), qual o porquê da sobre dimensão para 50mm?

 

2ª - O que é um durso? é um "pente" :) no cimo da coluna seca? Igual á coluna seca do Bruno Barreiros dsc002330np.th.jpg

 

As minhas desculpas aos autores das fotos pelo abuso de as colocar no meu post.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1ª - Eu irei pôr uma bomba Eheim 1260 (2400 l/hora) como uma bomba de retorno, qual a necessidade de colocar um tubo de 50mm para encher a sump? Digo isto porque eu no meu trabalho tenho bombas destas a trabalhar a tirarem áqua de um reservatório e tenho ligado a essas bombas tubos de 25mm (1 polegada), qual o porquê da sobre dimensão para 50mm?

 

Eu tenho a minha 1260 ligada a uma mangueira de 16-32 Eheim, não é obrigatório fazeres o retorno por um tubo de PVC de 50, mas se colocares os 25 mm parece-me a mim que a possibilidade de entupir dada a acumulação de detritos e algas é bastante superior. O tubo de 50 que utilizo é na coluna seca para fazer a queda de água do aquário para a sump.

 

 

ª - O que é um durso? é um "pente" Embarassed no cimo da coluna seca? Igual á coluna seca do Bruno Barreiros

 

Um pente é mesmo um pente. Um durso (www.dursostandpipes.com) é uma forma de combater o ruído provocado pela queda de água (efeito autoclismo :) ). Também impede que burriés e afins se alojem no tubo de descida para a sump.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu sei que o tubo de 50 é utilizado para a passagem de água do aquário para a sump, mas ñ é exagerado? qual o porquê de se utilizar um tubo tão largo?

 

Como o Duarte disse - apenas segurança! Eu tenho dois furos de 50 (de saída) e dois de 35 mm (entrada), todos dentro da coluna seca. Posso dizer-te que com uma Iwaki de 5400 litros/hora, tenho apenas um dos tubos de saída a funcionar - com isto consigo subir um pouco mais o nível da água na coluna seca (que é molhada!!!) e o outro furo serve apenas de segurança, estando apenas aberto na parte de cima.

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais