Problema com parâmetros da agua


Recommended Posts

Olá a Todos

 

Venho solicitar Vossa ajuda para o meu problema com a agua de reposição nas TPA´s :

 

Vivo em Vila Nova de Santo André (Santiago do Cacém) e a água da torneira apresenta os seguintes valores (descansada 48 h) :

 

PH - 8

KH- 180

GH- 200

Amónia (NH3/Nh4+) – 0

Nitritos (NO2- ) – 0

Nitratos (NO3) – 10

 

Obs. –PH, KH, GH – Testes da Nutarfin- Hagen

Restantes - Freshwater master test kit – Aquarium pharmaceuticals, inc

( não sei da fiabilidade )

 

O Aquário que me preocupa tem 150x40x50 (tenho outro com 40x20x25 mas faço TPA´s com agua engarrafada ) e neste momento tem :

 

PH - 7

KH- 130

GH- 200

Amónia (NH3/Nh4+) – 0

Nitritos (NO2- ) – 0

Nitratos (NO3) – 15

 

Para baixar o PH/KH utilizo Tetra PH/KH Minus e tenho 3 Garrafas de 2Lt a injectar CO2 caseiro, 2 Troncos e alguma turfa.

 

Fauna :

 

1 Escalar 15 cm

3 Escalar 6 cm

1 Ramirezi 4 cm

1 Botia Frenatus 15 cm

4 Bala Shark 15 cm

3 Corydora Bronze 5 cm

5 Molys Negras 4/5 cm

2 Espadas 6/7 cm

3 Gupys 3 cm

1 Pleco 7 cm

4 Botias Palhaço 7/8 cm

1 Serpae 4 cm

 

Flora :

 

Echinodorus Grandiflorus

Echinodorus Gabriellii

Nomaphila stricta thai

Ophionpogon Japonicum

Valisnerias Gigantes

Cabombas

Fetos de Java (aos montes)

Musgo de Java (nos troncos)

Anubias Barteri

Anubias Nana

Anubias (Varias)

 

O cascalho do fundo apanhei no rio Sado

 

Filtros : 1 Eheim Pro 2226 com Cerâmicas, Amon-ex e Denitrate

( Externo 950 lt/h)

1 Eheim 2008 com esponja ( Interno 300 lt/h )

1 Hailea 2000 com esponja e turfa (Interno 650 lt/h)

 

Iluminação : 1 Aqua Glo de 40 W

1 Power Glo de 40 W

 

DUVIDAS :

 

- Continuo a a tratar a água com Tetra PH/KH Minus

- Encho os filtros com turfa granulada

- Vou arranjar água noutro lado (70 lt p/ semana)

 

Agradeço antecipadamente a Vossa ajuda e as Vossas criticas em relação ao setup.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que o que estás a fazer é o mais acertado, dado que consegues diminuir o ph em 1.

 

A hipotese de ires buscar água a outro lado também pode ser considerada mas parece-me que essa zona é de águas calcáreas, pelo que as fontes daí também devem ter parametros muito parecidos aos da água da tua torneira.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...
Considera o uso de um buffer para o valor de ph desejado

 

Olá

Podias explicar um bocado melhor...não o que é um buffer isso eu tenho uma ideia, mas sim como é que se faz isso de se criar o bufer?

 

Pois é o meu teste de tira dava 7.2 e quando tive a oportunidade de efectuar 1 leitura profissional deu 7.8 de Ph teóricamente os peixes já tavam todos mortos...

Mas não é assim tão simples eles vão-se adaptando a não ser que os compres longe! Mas atenção os de água neutra e ligeiramente acida adaptam-se a alcalina o contrário já não acontece (peixes de água alcalina não se adaptam a ácida).

 

Asterix coloca santiago do cacém no perfil (ou santo andré) assim já sabemos que és vizinho!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não devias usar esses quimicos para descer o pH,porque têm efeito temporário e o pH vai andar sempre a oscilar.Opta antes pela turfa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá a todos, caro amigo, a quimica da agua é algo muito complicado mas usando a logica torna-se mais simples.

os valores da tua agua são um pouco altos, logo tens de encontrar um ponto de equilibrio q te traga estabilidade.

como já foi dito o uso de quimicos não é muito eficaz e é tambem caro.

caso tenhas hipotese tenta recolher agua da chuva e tenta fazer uma mistura de 50% de cada, fazes nova mediçãoe vais trabalhar apartir desse ponto, caso os 50% nao tenham os resultados q queres mudas a % da mistura até encontrares o ideal

a agua da chuva é isente de de sais disolvidos logo gh e kh são de 0, ao fazeres a mistura a quantidade de sais vai ser repartida baixando assim os niveis.

sendo os niveis do kh mais baixos vai ser então mais facil para ti trabalhar o ph da agua

tenta q a tua mistura fique com um kh e um gh entre os 70 e os 100.

se precisares de mais ajuda manda uma mp q dou-te o meu mail.

abraço a todos

David Carlos

 

AQUALAND

David Carlos

E-mail

Blog Aqualand

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.