Dúvidas - Discus


amoc

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Sempre gostei bastante de Discos e recentemente aventurei-me num aqua de 240L.

Como ainda sua nova nestas andanças (pelo menos a um nível mais sério e profissional), tenho ainda algumas dúvidas que gostava que me esclarecessem. Passo a citar:

 

1º Tenho 3 Discus neste momento. Comprei primeiro um Blue Diamond ainda pequeno, e recentemente coloquei lá um Azul Turquesa de 10cm e um Vermelho de 10cm (acho que é pintado). Problema é que o Blue Diamond (que até é mais pequeno) resolveu fazer vida negra ao Azul Turquesa. Sempre que o vê persegue-o até este fugir para o canto do aquário. Então quando dou comida o caso complica-se.

Ele também se fez um pouco ao vermelho, mas este defendeu-se e a coisa ficou por aí.

Será que isto vai continuar? Poderá o Azul Turquesa adoecer devido ao stress da constante perseguição?

 

2º Vi que é preciso fazer muitas mudanças de água para os discus crescerem. Agora pergunto e se não se fizer essas mudanças, e eles não crescerem mais que os 10/12 cm? É prejudicial para eles?

 

3º Dado que o aquário leva alguns litros, a maneira que tenho feito para mudar a água é encher um balde de 40Litros de água, coloco o acondicionador, um termóstato dentro e um termómetro. Quando a temperatura chega ao que está no aquário começo atirar aos poucos (com um bacia pequena) para o aquário.

A minha pergunta é a seguinte: existe algum aparelho (ou outra técnica melhor) que puxe a água do balde para o aquário? É que tirar a água do aquário para um balde é fácil agora o contrário…

Posso tirar a água (da companhia) directamente de caldeira, já com a temperatura certa (através de um torneira termostática), e colocar no aquário e só depois colocar o acondicionador?

 

3º Sempre ouvi dizer para colocar carvão no aquário. Vi aqui que não se deve colocar regularmente, sem um motivo (como depois de um tratamento). Mas nunca vi o porquê? Faz mal aos peixes?

 

4º E já agora, aqueles produtos á base de resina para eliminar os nitritos, também não se deve colocar sempre?

 

5º Tenho neste momento no aquário 4 corydoras, 2 plecostomus, 15 neons e 3 discus. Posso acrescentar mais dois discus? Serão demais 5 Discus num aquário de 240L?

É que em pequenos parece haver ainda algum espaço, mas se eles crescerem se calhar não é bem assim. Que me dizem?

 

Desculpem o testamento. :lol:

Obrigada por qualquer ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Desculpa o atraso mas é que...adormeci a meio...o Whisky :onfire: .

1-Arranja + 1/2 discus que em cardume comportam-se melhor.

2-Se não mudares muita àgua, especialmente quando são pequenos dificilmente optimizas o crescimento mas isso não faz com que sejam "inválidos", simplesmente não serão tão grandes e vai aparecer alguma desproporção entre o tamanho dos olhos e o tamanho do peixe.

As mudanças de àgua, quando bem feitas são o passo mais importante para a saude geral do aqua.

3-Podes dispensar o acondicionador.

Põe lá dentro um difusor de ar que mexa bem a àgua que em 24/48 horas o cloro vai-se.

Quanto à transfega...Bomba de àgua ou coloca o "balde" mais alto que o aqua.

Um abraço.

JPM

Ps-> Se a doença dos discus é nova estuda as doenças que os afectam para que quando surjam já tenhas a farmácia "recheada".

Vê o primeiro tópico do forum doenças onde alguns dos maiores experts :lol: se pronunciam.

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Desculpa o atraso mas é que...adormeci a meio...o Whisky :lol: .

(...).

 

:onfire: É natural!!! :onfire:

 

Boa noite

 

João, obrigada pela ajuda.

Admiro a paciência de todos aqueles que todos os dias se fartam de explicar a mesma coisa aos iniciados.

 

A mudança de água fazia-a cerca de 30% um vez por mês. Depois soube que era muito tempo sem mudar, e comecei a fazer quinzenalmente. Agora faço 20% semanalmente. Está correcto assim?

 

Também já me tinha lembrado de colocar o balde acima do aquário. Mas dado que o aquário está a 90cm de altura, e se encontra na sala é um pouco complicado arranjar qualquer coisa (que seja de fácil transporte e resistente) onde assente um balde tão grande e pesado (com a água).

 

Então, não posso colocar a água no aquário sem antes eliminar o cloro? Mesmo que ponha no aquário um acondicionador ou um difusor de água.

Primeiro devo fazer uma dessas coisas separadamente no balde como costumo fazer, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Podes fazer com uma bomba de àgua mas atenção que têm de ser + - potentes para elevar a àgua 90 cm.

O que eu digo de arejar a agua no balde é só para poupares dinheiro no acondicionador.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Podes fazer com uma bomba de àgua mas atenção que têm de ser + - potentes para elevar a àgua 90 cm.

O que eu digo de arejar a agua no balde é só para poupares dinheiro no acondicionador.

Um abraço.

JPM

 

Sim, eu percebi. Obrigada pela dica. :lol:

 

Agora se não for pedir muito, falta a resposta á 3º e 4º pergunta.

É que sempre me disseram nas lojas que deveria pôr sempre. Agora chego a este fórum e vejo que não.

O que gostava de saber é se o uso continuado faz mal aos peixes, ou se é só pelo simples facto de que não faz falta caso não se uso tratamentos e/ou não haja nitritos no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Errado a 3ª 1ª está repondida.

A 3ª 2ª é que não... :lol: Há duas terceiras, certo.

Quanto ao carvão- NÃO, só em caso de necessidade como por expl. limpar restos de medicamentos.

4- Não sei o que é mas no filtro tens de ter "material" proprio para a formação de colonias de bacterias que vão decompor o nitrito em nitrato.

O nitrato é elimidado pelas plantas e pelas TPA.

5- Caso os estimes bem quando crescerem são a quantidade correcta/maxima para esse aqua.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Errado a 3ª 1ª está repondida.

A 3ª 2ª é que não... :lol: Há duas terceiras, certo.

Quanto ao carvão- NÃO, só em caso de necessidade como por expl. limpar restos de medicamentos. (...)

 

Sorry... Não tinha reparado beer

 

Pronto!!! Estou esclarecida. :onfire:

 

Provavelmente daqui a nada volto a chatear com mais perguntas.

Só não tenho mais dúvidas porque já passei umas BOAS horas a ler este fórum.

Bendita a hora que o encontrei :onfire: O que eu já prendi em tão pouco tempo.

 

Brevemente coloco as fotos do meu aqua.

 

Mais um vez obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, pois uns no whisky e os outros é que dão os tombos :lol: .

CUIDADO, MUITO CUIDADO, a doença (Discus) é muito contagiosa e de propagação muito rápida.

Todas as duvidas para as quais eu tenha resposta dispõe.

Cumpts.

Joao Paulo Machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, pois uns no whisky e os outros é que dão os tombos :D .

 

Uns no Whisky, e outros nos vodkas. :arrow: É que passar horas a fio a ler este fórum (já que nas lojas pouco ou nada sabem) não é tarefa fácil...

Só com a ajuda de uns extras... :arrow:

 

CUIDADO, MUITO CUIDADO, a doença (Discus) é muito contagiosa e de propagação muito rápida.

 

Contagiosa e com tendência a agravar. :shock:

A gente começa por gastar um euritos num aquariozito e quando se dá conta temos um oceanário em casa. :arrow:

 

E já agora, surgiu-me outra dúvida.

Se não se fizerem as tais trocas de água, e os discos não crescerem até á fase adulta (penso que seja um ano de idade), depois ainda podem crescer?

Isto é, se se passar a fazer trocas de água semanais depois do 1/2 anos de idade?

Se não crescerem depois desse período, não crescem mais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Desculpa o atraso mas o "peixanario" ocupa-me os fins-de-semana.

Mesmo com poucas TPAS eles crescem, mas menos.

Depois já não recuperam.

Cumpts.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Desculpa o atraso mas o "peixanario" ocupa-me os fins-de-semana.

Mesmo com poucas TPAS eles crescem, mas menos.

Depois já não recuperam.

Cumpts.

JPM

 

 

Pois, pois, hoje os meninos já devem ter comido umas 15 vezes não?? :wink:

 

Voltando ao tema,

Tá quase tudo dito, mas aqui fica a minha opinião.

Quanto mais agua se muda menos problemas se tem, e potencia-se o crescimento dos discus.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... Quando comprei o meu Blue Diamond (com 4/5cm), na loja não me avisaram dos TPAs. :rainbowafro: Como já o tenho há 6 meses (tem agora 8/9cm) , daí a minha pergunta...

Ao menos se ficar com um raquítico que seja saudável.

Agora estou a fazer tudo direitinho. Vamos a ver se recupera (um pouco que seja).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ps-> Se a doença dos discus é nova estuda as doenças que os afectam para que quando surjam já tenhas a farmácia "recheada".

Vê o primeiro tópico do forum doenças onde alguns dos maiores experts :rainbowafro: se pronunciam.

 

Nem de propósito a história das doenças. :twisted: Não é que o meu Blue Diamond adoeceu!?!? :twisted:

Tive-o durante este tempo todo sem problemas. Agora está todo encolhido num canto do aquário a amuar. Ainda se interessa pela comida, mas pouco.

Era um terrorista que só pensava em comer. Estes dias fez vida negra ao Azul Turquesa e agora isto.

Será que os dois discus que comprei há 10 dias estavam contaminados e apegaram-lhe? Não fiz quarentena... :idea: Os dois recentes parecem estar bem.

 

Para além de estar encolhido está mais escuro e parece ter parasitas na pela (há espécie de umas minhoquinhas brancas), tanto nas barbatanas como no corpo. NÃO tem as barbatanas corroídas. Mas parece ter alguma dificuldade em nadar (não mexe muito as barbatanas da frente), e geralmente ou está num canto do aquário ou no topo meio inclinado.

 

Segundo o que li acho que devo aplicar Formol ou Praziquantel, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Vai a uma farmacia e compra Flagyl e Droncit/Tenilvet/Zypiran (Med. Veterinários que têm Praziquantel). NÃO PODEM SER AS VARIANTES PLUS

Aplica PRAZIQUANTEL 250 mg(previamente dissolvidos) para 100 Lt de àgua.

5 dias depois muda 20% da àgua e no dia seguinte + 20%.

Aplica nova dose (ao 7º dia).

5 dias depois e no dia seguinte fazes novamente as mudas de àgua.

 

E aplicas Flagyl : 2 comprimidos previamente dissolvidos para 100 Lt de àgua.

 

- Aplicas de manhã. Á tarde mudas 10%-20% da agua e repetes.

Efectua igual por + 3 dias.

 

Caso os discus estejam a comer, enquanto fazes o Praziquantel dissolves bocadinho "PIQUINININHOS" de Flagyl e mistura na comida.

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

O Flagyl já tenho em casa (estava a começar a abastecer a minha farmácia caseira) :wink: .

Posso fazer tratamento com Flagyl e um desses medicamentos ao mesmo tempo, certo? Ou tenho que fazer primeiro um tratamento esperar que ele acabe e só depois fazer o outro?

 

Obrigada pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Como os peixes comem faz primeiro o Praziquantel e na comida vai misturando bocadinhos de flagyl.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Como os peixes comem faz primeiro o Praziquantel e na comida vai misturando bocadinhos de flagyl.

JPM

 

Ou seja, não se pode misturar os medicamentos?

Dois deles comem (embora ás vezes sacudam a comida para fora). Mas o Azul Diamond não.

 

 

Acrescento que estive há pouco a observa-los e reparei que o discu Azul Turquesa tem um das barbatanas da frente um bocadinho ruída.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Poder...pode mas não se deve.

Como já tens o Flagyl faz já o flagyl e depois durante 2/3 dias faz TPAS e faz o praziquantel.

AGE RÁPIDO.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao o prazenquantel é o principio activo mas toda a gente usa o flagyl mas o prazenquantel é mto mais rapido no desepero de tantos farmacos so esse salvou um peixe de 2 semanas doente. A terapeutica acima formulado é optima. Nao misturar e prazenquantel :D. tenhos um medico veterinario abordo ;) Parabens.

just me

Saudações Cordiais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

É Praziquantel e encontra-se nos medicamentos veterinários Droncit, Tenilvet e Zypiran -> NÃO PODE SER A COMBINAÇÃO PLUS, como por exemplo Droncit Plus. ESSES MATAM OS PEIXES.

 

No Flagyl o principio activo é o Metrodinazole que é para outro efeito.

Os medicamentos (Praziquantel, metrodinazole) são + - dificeis de arranjar.

 

Dêem uma vista de OLHOS:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=33199

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já começei o tratamento com Flagyl. Depois passo para o praziquantel.

Vamos a ver como corre.

 

O Flagyl e o Praziquantel não são ambos para tratar problemas internos?

 

O Blue Diamond parece ter manchas brancas (zonas um pouco mais brancas) na pele. E o azul turquesa tem uma das barbatanas um pouco corroída. Para além que parecem ter uma certa dificuldade em mexer as barbatanas da frente. Não estarão a ser atacado por bactéria ou fungos (algo exterior)?

Não sei se estou a dizer alguma asneira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"grande amoc".

Tanto um como outro são para parasitas, mas ambos complementam-se.

Quando falares de uma doença tens que dar dados pormenorizados pois à distancia torna-se dificil.

Tenta "postar" aqui uma foto.

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O metranidazol é muito facil de encontrar existe em flagyl muito nas farmacias o pranzentual é mais dificel, eles nao se compementam sao ambos para os parasitas mas um actua duma maneira e outro doutra de kk das formas deves por carvao activo durante 2 dias dps dum. So em casos raros deves por os dois. O prazenquantel é da classe 4 da farmacocinetica mas é mais rapido (o que tb aumenta os colaterais) mas o metranidazol e tipo 1 o que pode ate ser dado como prevensao de 3 em 3 meses.

BOa SORTE.

just me

Saudações Cordiais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada a todos pela ajuda.

 

As fotos estão muito mal tiradas, tenho pouca luz no aquário (72W para 240L). Foi outra das coisas que não me ensinaram na devida altura (estou a tratar disso).

 

Aqui vão:

 

Esta (com Flash) é do meu raquítico Blue Diamond:

 

 

fa563d77594f0d36fb39ce2bee8d82af.jpg

 

Esta está sem flash. Acho que se percebe que a barbatana está estragada. Acho que está pior (já se nota uma das barbatanas um pouco ruída).

 

7f8929bca9bd897c36a849b08d1c339c.jpg

 

Estas são a dos outros dois:

 

 

ceddfc0702c096ecfcb8a704647255ab.jpg

 

bec843cc85c1e6d61934ddb3370da159.jpg

 

1a96926c17739d4de5a5800a705f9f51.jpg

 

Se não der para perceber bem, posso tentar tirar mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais