Recommended Posts

Publicado

Olá a todos,

Dúvidas !!!

vou mandar furar o meu aquário, mas quero saber:

1) qual é a melhor solução, e porquê, para levar a água da sump para o aquário. Furo Latera, Coluna Seca (Buraco em baixo), Coluna semi-seca(tubo com alguma altura que recolhe a água dentro da coluna).

2) Se fizer coluna além dos furos ainda vou ter de pedir para me colarem a coluna. Qual o melhor tipo de coluna ?

3) Coluna de canto ou rectangular ?

4) Um furo na coluna ou dois (um para sair outro para entrar)

5) Onde comprar os passa muros zona de cascais lisboa ?

6) Tamanho dos passamuros para um aqua de 240 L, sump com 100+-

Vou desenvolvendo este topico com fotos da montagem, vou amanhã ao vidraceir tirar as primeiras. :S

Erro 1: Aqua ja montado sem furos !!!

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Publicado:

Olá Forreta,

O método mais eficiente e seguro para ligar o aquário à sump é a coluna seca. Semi-seca uma vez que tem o Durso para reduzir a queda de água na coluna (menos barulho).

Quanto aos furos o melhor é arranjares primeiro os passa-muros e só depois mandares furar o vidro. O diâmetro depende da bomba que vais utilizar, se for uma bomba com débito 2000 - 3400 l/h então ficas bem servido com um furo de 50mm no vidro (não me recordo agora o diâmetro do passa-muros recomendado). Um furo na coluna será o ideal uma vez que a entrada de água no aquário deverá ser feita no lado oposto à saída e para tal podes usar simplesmente mangueira flexível ficando a coluna-seca mais livre e o vidro de fundo com menos 1 furo.

Mesmo tendo o aquário já montado sem furos é possível furá-lo.

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues