Aquário de peixes - Como montar


Recommended Posts

Vivam.

 

Como alguns sabem irei mudar de casa para o ano (espero que já esteja construída para o ano :wink: ) e como tal vou ter um aquário novo.

 

Abandonei a possibilidade de fazer um aquário tipo piscina, como tinha falado com alguns de vós (Até coloquei um tópico sobre isso aqui no forum) e neste momento, em princípio será algo perto de 300x70x60. Está dependente do vidro. Não quero um aquário com vidro duplo e por isso será a maior medida possível, até poder ter apenas um vidro, senão só em vidro ia o orçamento do resto do aquário :lol:

 

Como já referi estou muito inclinado para fazer um aquário de peixes. Um FOWLR ou mesmo um FO.

 

Já toda a gente tem reefs. Já não metem piada nenhuma :D (Just kiding :lol: )

 

Posto isto abro este tópico para que se discuta e até possa ficar como um tópico de referência (daí também o título), para que alguém que queria montar um aquário deste género encontre aqui informação útil. Vamos procurar debater todos os assuntos e eventualmente fazer um apanhado no final, contudo para já quero focar-me sobretudo em 2. Vejamos então:

 

Filtragem

É a minha primeira dúvida. :lol:

Acho que vai depender se vai ser um FOWLR ou um FO. Sinceramente não sei a partir de que quantidade de Rocha Viva é considerado um FOWLR. Por exemplo, o aquário maior do Rui é um FOWLR ou um FO?

 

Tenho para mim, embora com alguma percentagem de erro, que se considera um FOWLR precisamente dependendo da filtragem. Ou seja, se a filtragem é feita pela rocha viva e escumador, como um reef, então será um FOWLR, se a filtragem tem bioballs, perlons e afins é um FO. Neste sentido o aquário do Rui seria um FOWLR, por exemplo...

 

Ainda assim a pergunta impõe-se: Mesmo com um aquário a pensar em peixes, com alguns corais moles, e lps e anemonas eventualmente, com uma quantidade de rocha viva, digamos, a cobrir o fundo, como o do Rui, devo apostar numa filtragem "à lá Reef" ou numa filtragem com bioballs, perlons, muita macroalga e outros que tais?

 

Será que fazendo um refúgio grandito com muita macroalga, será suficiente? Com um escumador decente, claro está, isso não está em causa...

 

Iluminação

Este é um dos principais pontos e de fácil resolução, sabendo a resposta à pergunta:

 

Quantos watts preciso para um aquário destes, tendo em conta que à partida, seriam T5 e não HQI?

 

A minha ideia é ter T5 e não HQI, mas isto só se for viável para lps e algumas anemonas, porque para ter aquelas calhas apinhadas de lampadas com 5 ou 6 T5 lado-a-lado, prefiro continuar nas HQI's...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu faria assim Hugo :

 

Filtro mecânico com sacos de malha ultrafina ( limpos de 4 em 4 dias) à saída do tubo de descarga.

Escumador Deltec AP 702 ou equivalente

Oozonizador de 100 mg/l ( não é necessário controlador ) a trabalharem contínuo na tomada de ar do escumador

80 Kg de rocha viva de boa qualidade + 60 de rocha morta

camada 2 cm aragonite granulometria média

2 bombas 12500 litros /hora da Tunze

Filtro de areia fluidizada da deltec ou equivalente

Refugio ou lagoa, acima ou ao nível do aquario, o maior possivel com 12 cm de areia sugar size e Chaetomorpha , iluminado 24 horas com Pl

2 calhas T5 de 2x 80 W cada .

Esquecia as anémonas e colocaria alguns Sarcophytons, Actinodiscus e xénias .

O meu aquário grande pretende recriar uma zona de "fore reef" baixa onde se encontram muitos peixes , corais moles e alguns duros. Não é um aquário só de peixes ,nem de peixes e apenas rocha viva.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há aqui coisas que tem de ser muito bem "negociadas" :)

 

Nomeadamente:

 

Filtro mecânico com sacos de malha ultrafina ( limpos de 4 em 4 dias) à saída do tubo de descarga.

Estava a pensar nisso, mas em colocar na sump e não num filtro. O problema é mais a manutenção. Ter de trocar a matéria filtrante de 4 em 4 dias, será complicado :(

Seja qual for o tipo de aquário já tracei o meu objectivo:

Para a manutenção "diária" só quero abrir e fechar torneiras! 8) :D

 

Escumador Deltec AP 702 ou equivalente

Tenho um APF600. Sei que é curto para este aquário, mas diria que prefiro diminuir o tamanho do aqua a ter de me desfazer deste skimmer. 8)

 

Oozonizador de 100 mg/l;

Filtro de areia fluidizada da deltec ou equivalente

Isto já é muito equipamento para o meu gosto: "quanto-mais-natural-melhor", mas é um caso a pensar-se... :evil:

Não poderá ser substituído por materias filtrantes na sump?

 

Refugio ou lagoa, acima ou ao nível do aquario, o maior possivel com 12 cm de areia sugar size e Chaetomorpha , iluminado 24 horas com Pl
Parece-me bem! :)

 

2 calhas T5 de 2x 80 W cada

Não é pouco? :evil:

Ou aqui falas unicamente em brancas excluíndo actinicas?

 

Esquecia as anémonas e colocaria alguns Sarcophytons, Actinodiscus e xénias.
A exclusão das anemonas deve-se à luz, certo? Quantoi aos corais era o que estava a pensar, embora mais virado para ricordeas e outros que tais dessas famílias. :evil:

 

O meu aquário grande pretende recriar uma zona de "fore reef" baixa onde se encontram muitos peixes , corais moles e alguns duros. Não é um aquário só de peixes ,nem de peixes e apenas rocha viva.  

É por este motívo que tens HQI nesse tanque? Para a parte do "alguns duros"?

 

Obrigado pela ajuda... :lol:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda em relação ao escumador, e devido ao preço do vidro, o aquário até deverá baixar para os 250cm, o que retirará cerca de 200 litros ficando este perto dos 1000... :lol:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais