Onun Publicado Novembro 19, 2005 Publicado Novembro 19, 2005 Boas pessoal! Tenho um escalar em que hoje começou a ter uns pontinhos brancos. Este aqua é recente, tem apenas 3 semanas e os peixes foram para o aqua passado uns 15/18 dias depois de o começar a ciclar. Setup do aqua: Aquário de 40l, filtro Eihem 2008 (450l/h) temperatura a 25º, PH a 7, bomba de ar, algumas plantas, troncos. Deixo aqui umas fotos: Agradecia ajuda Cumps
cable-man Publicado: Novembro 19, 2005 Publicado: Novembro 19, 2005 Possivelmente é. Tens a temperatura muiot baixa. Disléxicos do mundo, UNV-IOS!!!
Onun Publicado: Novembro 19, 2005 Autor Publicado: Novembro 19, 2005 Agradecia mais ajudas e opiniões sff...
sluiz Publicado: Novembro 19, 2005 Publicado: Novembro 19, 2005 sobe a temp para 27/28º que resolves o problema... sem quimicos... eu pra evitar isso mesmo..tenho sempre o aqua a 28º
aquaben Publicado: Novembro 19, 2005 Publicado: Novembro 19, 2005 Boas O vou discordar do sluiz, eu também não gosto de usar químicos nos aquas, mas no caso do ictyo é diferente, pois o problema não é o peixe que está com a doença, mas sim o aquário, tratar o peixe é relativamente fácil, como o sluiz disse, subir a temperatura para 28ºC, e com um pouco de sal o assunto está resolvido, se for logo de inicio, mas o parasita não vai desaparecer do aqua por si só e de cada vez que um peixe esteja debilitado por qualquer motivo ou a temperatura baixa para os 24º C lá vêm os pontinhos brancos outra vez. Temperatura baixa não é sinonimo de “Ictyo”, para exemplo posso acrescentar que tenho escalares a 20ºC e não têm pintinhas brancas. Conselhos 1º Prevenir é a palavra-chave, sempre que adquirires novos peixes ou plantas faz uma desinfestação, eu uso “Myxazin”, inclusive nos invertebrados e ainda não tive problemas. Tratamento: visto que tens pouca experiência no assunto não te vou aconselhar uma imersão do escalar numa solução salina, mas se quiseres arriscar, dissolve em 5 litros de 4 colheres de sopa de sal e mergulha o escalar durante 15minutos, caso vires o peixe a perder o equilíbrio tira-o de imediato. Tratamento no aqua com “Protozin” subir a temperatura para 28ºC, utilizar a dosagem prescrita no frasco durante os dias que eles mencionam, o facto dos postos brancos desaparecerem não significa que os parasitas já “eram”. Durante o período do tratamento o aqua convém ficar às escuras, caso tenhas plantas sensíveis tira-as do aqua durante o tratamento e quando as fores colocar de novo mete-as de imersão durante 30min. Com o dobro da dosagem normal de “Protozin” prescrita. Em principio ficarás com o aqua livre dessa doença, depois vai depender de ti mantê-lo free off Ictyo. PREVENSÃO, parte sempre do principio que os novos inquilinos podem ser portadores de doenças e o ponto branco é das melhorezinhas. Espero que tudo fique pelo melhor. Um Abraço José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
sluiz Publicado: Novembro 19, 2005 Publicado: Novembro 19, 2005 ou simplesmente..tendo a 28º evitas que o agente da doença se multiplique...pq a esta temp o ciclo d vida é interrompido e a doença desaparece... podem existir esporos do agente, mas a esta temp nunca se vão manifestar.. e pq baixar a temp? 28º é facilmente tolerado por qq peixe comunitario de agua quente
Onun Publicado: Novembro 22, 2005 Autor Publicado: Novembro 22, 2005 Boas! Desde mais obrigado pelas ajudas! Comprei Protozin da waterlife e já estou a fazer o tratamento adequado desde sábado à noite e o escalar so tem 2 pontinhos brancos pequeninos. Sei que o ictio causa respiração assim um pouco acelerada, mas tou com medo que o escalar também tenha parasitas nas guelras, é que ele tá constantemente a abrir e fechar a boca e parece que tá sempre a roçar a boca nos vidros do aqua. De resto, ele está muito vivo, nada pelo aquário todo, come muito bem
aquaben Publicado: Novembro 24, 2005 Publicado: Novembro 24, 2005 Boas Durante o tratamento deves desligar os filtros; se tiverem carvão activado é obrigatório, mas tens de arejar bem o aqua o medicamento reduz a concentração do O2 na água. Faz o tratamento até ao fim, a doença não desaparece assim tão facilmente como se pensa visto que os esporos dão origem a uns meninos que vivem perfeitamente, o tempo que for preciso num aqua sem parasitarem os peixes, mas quando as condições lhes são favoráveis, … lá estão os pontos brancos outra vez. A solução de manter o aqua a 28ºC todo ano não é das melhores visto que provoca graves problemas nas plantas e mesmo que não seja aparente também causa prejuízo aos peixes, principalmente no que diz respeito a sua longevidade. Fica bem José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
Space Cowboy Publicado: Novembro 29, 2005 Publicado: Novembro 29, 2005 ola alem do ictio parece-me que tens aí outra situaçao, que é a da degradação das barbatanas. verifica se tens a agua em condiçoes. Sei que o ictio causa respiração assim um pouco acelerada, mas tou com medo que o escalar também tenha parasitas nas guelras, é que ele tá constantemente a abrir e fechar a boca e parece que tá sempre a roçar a boca nos vidros do aqua. a respiração acelerada tambem pode ser causada pela presença de quantidades excessivas de nitritos. podes não ter o ciclo aínda completamente establecido e a agua ainda não estar nas melhores condiçoes, o que causaria também a degradação das barbatanas. Go ahead...make my day
xalam Publicado: Novembro 29, 2005 Publicado: Novembro 29, 2005 Boas Onum, No inicio do meu aqua também apanhei com Íctio algumas vezes, e sempre por compra de peixes infectados. A meu ver deves mesmo subir a temperatura para os 27º/28º e mantê-la sempre nesses valores. O químico normalmente funciona, mas é preciso ter cuidado com outros peixes. Eu por exemplo tenho um Ituí Cavalo que não se dá nada bem com os quimicos de tratamento de itio... Neste momento tenho dois truques de prevenção : 1º - O mais importante é o lugar onde se compra os peixes. É de estrema importância saber se realmente o peixe está em condições ou não. Se tiveres em considerção isto, não tens doenças e os peixes não te aparecem mortos no dia seguinte. Apenas um exemplo que conheço, a NATURLINE não coloca os peixes à venda se não tiverem em condições... Um mau exemplo é a loja de animais do Cascais Shopping. Simplesmente deixei de lá ir, por estar farto de ver peixes mortos a boiar e outros cheios de ítio... 2º - O outro truque é todos os dias olhar para os meus bótias palhaço. Aqueles desgraçados apanham o ítio primeiro do que os outros peixes todos, e sobreviveram a todos os ataques e tratamentos. Peixe ofegante, não será falta de oxigenação na àgua ? Não te esqueças que se tens plantas a fazer a fotosintese, então podes estar a ficar sem oxigénio para os peixes, principalmente à noite. Também reparei nas barbatanas comidas... Não terás por aí algum peixinho que goste de dar umas trincas no escalar à noite ??? Espero que o peixe se aguente... O meu comunitário plantado : <<< Xalam's Aquarium >>> VINYL - A new concept of Crew
..Aline.. Publicado: Dezembro 4, 2005 Publicado: Dezembro 4, 2005 Olá Onum, como vai? Em relação ao tratamento para ictio, eu aconselharia o aumento da temperatura. Entretanto, diferentemente do que as outras pessoas falaram, só obtive resultados efetivos elevando a temperatura para 30ºC. Menos do que isso, pelo menos por aqui, dava a impressão de que o problema estava resolvido, mas aos poucos ele aparecia novamente. O tratamento que faço é elevando a temperatura para entre 30/31º C, com um termostato que seja bastante preciso, para que não haja flutuações de temperatura, pois temperatura oscilante é o ambiente perfeito para o ataque do ictio. A temperatura deve ficar constante, entre 30/31 graus (isso, sopa de peixe...rs) por 24 dias seguidos. Você perceberá que até o terceiro dia de elevação da temperatura, todos os pontos brancos irão sumir, mas não baixe a temperatura por causa disso, ou voltará tudo de novo. Isso ocorre porque para que o parasita se reproduza, precisa de uma capsula gelatinosa, com a temperatura assim alta, a capsula gelatinosa fica impedida de se formar e o parasita não se reproduz. Fora do peixe, o parasita vive pouco, então, não se reproduzindo e não podendo atacar o peixe novamente, a doença estará definitivamente curada. O parasita se reproduz fora do peixe, quando ele vai ao fundo, então, de fato o ictio é uma doença daquelas que não basta separar o doente para curar, deve-se tratar o aquário todo. Com a temperatura assim tão alta, os peixes ficam um pouco estressados e ofegantes, mas nada que comprometa o desenvolvimento deles, ok? Escalares aguentam bem, com certeza. Peixe que mão aguenta bem altas temperaturas são os plecos (é disso que vocês chamam os cascudos em portugal?). No caso do ictio não é necessário tratamento com quimica nem mesmo com sal. Apenas a temperatura já da conta do recado. Passados os 24 dias, pode baixar a temperatura para a que costuma deixar sempre. Eu recomendo para scalares 26ºC de temperatura apõs o tratamento do ictio. IMPORTANTE: jamais adicionar sal na água se possuir plecos ou corydoras no aquário, eles são totalmente intolerantes ao sal!!! Desculpe se usei algum termo estranho, mas sou brasileira, qualquer coisa estranha pede que eu decifro, ok? Abraços Li
Onun Publicado: Dezembro 7, 2005 Autor Publicado: Dezembro 7, 2005 Obrigado por todas as ajudas. Neste momento o meu escalar está optimo! Dá e vende saúde! E estou bastante supreendido pq não se mete com nenhumdos outros habitantes do aquário, está sempre na dele, sempre a vaguear pelo aquário e até vem comer-me à mão Estou é mais preocupado com um ramirezi que comprei há 2 dias... não come nada de nada e está com uma respiração um bocado ofegante (o que acho estranho pois os outros habitantes do aqua estão lindamente!)
..Aline.. Publicado: Dezembro 7, 2005 Publicado: Dezembro 7, 2005 Ramirezi é um peixe um pouco chatinho. Alguns demoram muito até começarem a se alimentar, nesse caso, dê algum alimento vivo porque eles gostam bastante, rejeitar alimento vivo é mais preocupante, rs. Mas dê tempo a ele, está com você a pouco tempo...! Não são todos os peixes que já chegam se alimentando, né? Abraços Li
Recommended Posts