[ESPAÇO GUPPY] Qualidade da Água


Recommended Posts

Olá,

 

Primeiro que tudo, o que é isto? Se ainda não sabem, http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=28425

.

Após algumas semanas sem dar notícias, apresento aqui um artigo sobre qualidade da água no que toca a guppies. Qualquer dúvida, sugestão, crítica, é favor não exitar!

 

QUALIDADE DA ÁGUA

 

Uma água de pouca qualidade para os peixes é como ar tóxico onde um ser humano não consegue respirar. Claro que isto é apenas uma comparação mas que diz muito pois no que diz respeito a qualidade da água num aquário de guppies, todo o cuidado é pouco. Não se pode dizer que os guppies são peixes muito sensíveis mas, numa espécie que o tempo de vida é tão curto, a boa qualidade de água é essencial para o crescimento e bem-estar dos mesmos. Sendo assim tentarei neste artigo mostrar alguns cuidados que se devem ter em conta.

 

Primeiro que tudo é importante que quando se introduz um guppy num aquário, esse esteja em condições para o receber (com as características de água boas e "ciclado"). Sobre o ciclo não irei falar mas se não sabe o que é, o melhor é pesquisar sobre o assunto pois é um factor de grande importância. Que boas condições são essas? Para simplificar as coisas, o melhor é olhar a três factores: água limpa, temperatura (26º a 28º) e pH (7.1 a 7.4). Quanto à dureza da água, sem dúvida que é um factor importante mas na minha opinião os guppies não se importam muito com isso. Ainda assim, se se quiser sentir ainda mais seguro quanto à qualidade da água, controle esse parâmetro. Se por algum motivo estiver incapacitado de manter estes parâmetros, tente ser o mais estável possível pois grandes mudanças são muito prejudiciais.

 

O excesso de cloro é uma grande ameaça para os guppies. Muitos criadores e aquariofilistas menosprezam o cloro mas mais vale prevenir que remediar. O que custa umas gotinhas de anti-cloro antes de introduzir a água no aquário? E, se quiser ser mais natural, o melhor é deixar a água a repousar num balde ou qualquer outro recipiente durante 24 horas.

 

O próximo factor são mudas de água que, quanto a mim, são muitíssimo importantes. Se possui areão, sifonar sempre que muda a água é essencial. Tenha o cuidado de ir variando as zonas onde sifona. A periodicidade é também bastante importante. Para os alevins e juvenis mudar a água de dois em dois dias é fundamental pois os peixes expelem substância que limitam o crescimento. Para os adultos, mudas de água semanais são suficientes embora eles não se importem se lhe mudar a água todas as semanas, bem pelo contrário! Para qualquer um, sempre que se muda a água deve ser entre 15% e 25% e deve acompanhar-se sempre com a limpeza do filtro (cuidado com o tipo de filtro que se está a limpar!).

 

As nossas mãos podem ser uma fonte de contágio muito forte. É necessário lavar bem as mãos antes de se introduzir as mesmas dentro do aquário pois elas transportam substâncias químicas, fungos e bactérias nocivos aos peixes. Antes de introduzir corpos ou substâncias no aquário deve certificar-se primeiro que não serão prejudiciais.

 

Sal marinho deve ser também introduzido. A proporção recomendada é de uma colher de sopa por cada 10 litros. Quando se faz a troca de água devemos também introduzir sal nessa água com a mesma proporção.

 

Para finalizar gostaria de dizer que a saúde dos guppies passa em muito por aqui. Aquariofilistas descuidados normalmente têm mais dissabores do que os mais cuidados. Há que não esquecer também que os peixes não têm culpa nenhuma de, em vez de viverem no seu habitat estejam metidos num aquário que, por vezes, nem espaço suficiente tem e como tal devemos preocupar-nos com eles e devemos tentar proporcionar-lhes as melhores condições que estiverem ao nosso alcance.

 

Escrito por: Tomás Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

 

Já estava a sentir falta de um artigo assim :D . Segundo o artigo há algumas coisas nos meus a quários que não estão correctas:

 

:arrow: A temperatura do aqua comunitário é de 25º, isto faz mal?

:arrow: A temperatura do aqua maternidade está a 28º, esta está bem não é?

:arrow: Quanto a mudanças da água não costumo fazer, em nenhum dos aquas, mas quando vejo que a água está suja limpo o filtro e mudo cerca de 25% da água.

 

A dureza da água está controlada. Acham que eles conseguem viver com estas condições? Até agora tem corrido muito bem fora alguns que morreram por eu não saber que o aqua tinha de ciclar.

 

Alguém me pode explicar o que é mesmo ciclar :?: Não percebi muito bem :oops:

 

Espero que respondam.

Pedro Feijó

 

"Tristes tempos os nossos em que é mais fácil destruir um átomo do que um preconceito"

Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

:wink: Dunkleosteus

 

"A temperatura do aqua comunitário é de 25º, isto faz mal?" Não é muito grave. Muitos criadores até apoiam que a margem da TºC ideal é de 25 a 27. Não convem é fugir muito a isto.

 

"A temperatura do aqua maternidade está a 28º, esta está bem não é? " Perfeito.

 

Há que ter em atenção é choques térmicos quando se trocam os peixes de aquários. É preciso aclimatizá-los.

 

"Quanto a mudanças da água não costumo fazer, em nenhum dos aquas, mas quando vejo que a água está suja limpo o filtro e mudo cerca de 25% da água. " Grande erro! Na maternidade, como digo no artigo, o melhor é mudar de dois em dois dias. Onde existem APENAS guppies adultos, trocas semanais são suficientes.

 

"A dureza da água está controlada. Acham que eles conseguem viver com estas condições? Até agora tem corrido muito bem fora alguns que morreram por eu não saber que o aqua tinha de ciclar. " Viver vivem mas sem trocas de água o crescimento será bastante limitado.

 

"Alguém me pode explicar o que é mesmo ciclar Não percebi muito bem " Lê isto: http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html . Todo os resto do site, tal como o Saviola já disse é útil e para mim indispensável.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas indicações Tomás e o site foi útil Saviola. Gostava de dizer que parece qque tenho uns alevins bem resistentes: Ontem à noite o termostato avariou e a temperatura desceu para os 23ºC !!!! Ainda não morreu NENHUM!!!! :( Também queria fazer uma pergunta: :D Como é que vocÊs fazem a mudas de água.

 

Mais uma vez obrigado.

Pedro Feijó

 

"Tristes tempos os nossos em que é mais fácil destruir um átomo do que um preconceito"

Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Descrito por passos o que faço é:

 

1) Sifono o areão e a água que resulta disto cai para um balde. Despejo esta água.

 

2) Encho um copo ou pequeno recipiente de água e regulo a temperatura da água na banheira e encho o balde com a água necessária para repor a água da sifonagem.

 

3) Coloco o anti-cloro em quantidades adequadas e com um recipiente pequeno de plástico adiciono a água nova aos poucos.

 

Sei que há quem não faça assim. Colocam a água a descançar para o cloro evaporar em vez de gotas de anti-cloro. Há outro que não confiam no esquentador e não sabem se isso vai afectar a água. Eu também não sei mas o processo que faço foi o descrito a cima e tenho tido sucesso.

 

Adeus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Descrito por passos o que faço é:

 

1) Sifono o areão e a água que resulta disto cai para um balde. Despejo esta água.

 

2) Encho um copo ou pequeno recipiente de água e regulo a temperatura da água na banheira e encho o balde com a água necessária para repor a água da sifonagem.

 

3) Coloco o anti-cloro em quantidades adequadas e com um recipiente pequeno de plástico adiciono a água nova aos poucos.

 

Sei que há quem não faça assim. Colocam a água a descançar para o cloro evaporar em vez de gotas de anti-cloro. Há outro que não confiam no esquentador e não sabem se isso vai afectar a água. Eu também não sei mas o processo que faço foi o descrito a cima e tenho tido sucesso.

 

Adeus.

 

também faço assim exactamente (so não sifono todas as semanas, 2 em 2 acho que deve ser o "recomendado" não?) e não tenho problema nenhum..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tomás e restantes amigos,

 

Sem querer tirar o valor do teu trabalho que apoio e ao qual reconheço as respectivas virtudes deixo apenas um pequeno reparo...

Quanto mais alta for a temperatura menor é a longevidade dos peixes e os Guppys em particular tendem a prolongar a época de reprodução eternamente com as consequências que aqui foram discutidas noutros tópicos.

Convinha informar que os Guppys também necessitam de Inverno e que flutuações diárias da temperatura são tão ou mais importantes do que, por exemplo, as mudas parciais de água referidas por ti.

Durante anos criei esta espécie com sucesso e entre Dezembro e Março mantinha-os “ apenas “ entre 21ºC e 17ºC, ( conforme os dias e por vezes menos nos mais frios ).

O que é certo é que por coincidência ou não, os exemplares que passavam pelas “ baixas temperaturas “ de Inverno atingiam quase o dobro da idade dos criados nos aquários dos meus amigos e eram mais resistentes a doenças.

Outra consequência ligada às variações de temperatura como as que ocorriam nos lagos onde mantinha o meu estoque entre meados de Abril e meados de Setembro é que os partos atingiam sempre sem excepção números de crias por fêmea que faziam inveja aos meus amigos.

As famosas fêmeas balão no final da gestação eram já uma imagem de marca que quer em aquário quer no lago pareciam estar relacionadas com as flutuações térmicas.

No Verão as máximas poderiam chegar aos 32ºC na hora mais quente do dia e cair para os 26ºC durante a noite ( lagos propositadamente pouco profundos ).

Já trocámos impressões antes sobre este assunto, por isso abstenho-me de mais comentários.

  • Votar + 1

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Amigos eu tenhu um comunitario de 100 litros como podem ver no meu topico comentem la ta la toda a minha aquarofilia bem faxu todas as semanas mudanças de agua de 30 a 40 porcento e a agua e do furo agua testada bastante boa em que nem preciso meter produtos para ph nem nada porque o ph e de 7.0 e a agua nem contem cloro e bastante boa no entanto tenhu o aqua a 27 28 graus e u melhor como podem ver tenhu imensos peixes e ja os tenhu a bastante tempo sem nunca ter problemas.... depois tenhu o aqua mais pequeno so para alevinos pois faxu criaçao e tenhu tbm a 27 a 28 faxu criaçao de guppies platys espadas... sao bastante saudaveis e muito bem tratados como se fossem meus filhos... eheh neste mumento tenhu uma guppie a desbarrigar ja la vao 17 alevinos tau a nascer numa matrenidade so ao fim de 3 a 4 dias vao po aqua para terem mais resistencia e serem maiorsinhos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais