Iniciativas - Recolha de plantas e afins


nmam

Recommended Posts

Boas tardes antes de mais,

 

Não sei se já houve algo do género, que já tenha sido organizado (suponho que sim), mas acho que seria interessante haver algumas iniciativas deste género que englobasse os membros do fórum.

 

Quanto a estas "saídas de campo" seria mais para a recolha de plantas e outros adereços que tanto gostaríamos de colocar no nosso aquário (plantas, pedras, troncos, etc). Seria também e não menos importante um momento de convívio entre todos nós.

 

Era interessante haver uma espécie de roteiro especificamente para esse fim, com locais a que nos poderíamos deslocar e organizar um calendário durante o ano com saídas a esses mesmos sítios. Isto é só uma sugestão claro, de qualquer forma o mais importante é mesmo estarmos no "terreno"!! eheheh :)

 

fica a sugestão

cumps a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, eu n sou nenhum expert em plantas. Sei que vi num tópico (só não tenho a certeza se neste ou noutro fórum) dum membro que recolheu várias plantas, conhecidas como aquáticas. pelo que li também foi possível identificá-las por ex. no site da tropica.

 

Sendo a lista de plantas aquaticas muito extensa é natural que em vários reachos, serras ou barragens sejam encontradas plantas aquáticas que possamos usar nos nossos aquários. Certamente algumas delas até poderão ser idênticas (ou as mesmas quem sabe) daquelas que usamos neste momento. Se estou enganado, corrijam-me pff.

 

cumps :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso dependerá do local obviamente, mas se calhar não só pelas plantas, mas tambem pelos calhaus e os tronchudos. Eu não costumo recolher isso por receio e não saber escolher. E isto tambem é uma maneira de quem não sabe ficar a saber.

 

Eu pessoalmente não convivo com outros aquariofilos pk aki em Braga são poucos e reservados demais em geral. E uma iniciativa destas tem todo o interesse da minha parte.

 

Só que também o problema é o local, pk para mim por ex. com 16 anos, sem carta, fica muito limitado. E depois há gente que simplesmente é muito ocupada para viagens de mais de um dia. É uma questão de voçês combinarem bem o local. E é muito boa ideia a tua de fazer um calendário para o efeito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu tb n percebo muito de plantas, mas por mim é so combinar que já lá estou à "pesca" :)

 

O convivio tambem é porreiro, falo por mim! Conviver com pessoas que tem mais experiencia no mundo dos aquas é sempre bom :D

 

Cumprimentos,

Tiago Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o Rafa já deu uma sugestão, boa :oops: (ainda para mais para quem mora tão longe... :oops: )

A zona de Sintra sem dúvida deve ter locais bem bonitos e muitos reachos para essas "colheitas". Mas lá está..espero que não seja um chamariz para "extinguir" essas espécias, tal como tudo...tudo depende do bom senso de cada um.

Agora era bom que se alguém conhecesse algumas zonas naturais para o fazer, que postasse aqui, seria um começo para listar alguns locais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Prezados colegas de Portugal,

 

Aqui no Brasil já fizemos muitas destas excursões ao campo, para coleta de plantas, pedras e troncos. Creio que aí em Portugal ainda se possa encontrar no campo, nas regiões mais afastadas, muitas plantas aquáticas que se adaptem aos aquários. Sugiro o uso de livros especializados em plantas aquáticas como guia para a identificação das plantas, mas o melhor critério é experimentar se a planta se adapta ao aquário. Muitas delas não constarão nos livros com toda a certeza. O bom senso é fundamental, só coletar algumas amostras sem extinguir a população encontrada no local. Assim não exerceremos nenhum impacto ou somente o mínimo no ambiente.

Tomo a liberdade de sugerir o ótimo livro do Marcelo Notare "Plantas Hidrófilas e seu Cultivo em Aquário".

Um grande abraço do Brasil.

Marcelo Senna

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Eu já fiz uma visita ao rio Tejo, ali para os lados do Ribatejo e trouxe umas plantas.

Possivelmente devido à mudança de temperatura, fiquei sem elas num espaço de uma semana...

A nível de calhaus e troncos, aconselho em Sintra a barragem, um bocado mais à frente da Lagoa Azul.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais