Disku doente


filipeafonso

Recommended Posts

Boas Tardes, precisava de um conselho.... ;)

Tive a procura de doenças que tivessem o mesmo sintoma que o meu tem e descobri que pode ser duas coisas, parasitas internos ou externos.

 

Ou seja passo a explicar o disku, encontra-se mais escuro que o habitual, come pouco ou nada, e com a respiração mais acelerada que os outros.

 

Começei ontem a fazer o tratamento com flagyl durante 3 dias...não sei no entanto se é necessario mudar todos os dias 30% da agua como li noutro site. No entanto vou tentar fazer isso.

 

Outra coisa que li neste site:

 

http://www.aquarismo.org/

 

Na parte das doenças refere o tratamento de doenças para parasitas internos (intestinais) no entanto o meu possui um sintoma referente a parasitas externos...coisa que gostaria de saber se concordam com este tipo de diagnostico...

E caso concordem como acham que devo fazer para o tratar? Terei de o colocar mesmo noutro aquario? é que não possuo outro aquario para servir como aquario hospital, precisava da vossa ajuda, já que todos os outros têm andado bem de saude ;) Comem bem e são mesmo muito activos

 

Cumprimentos

Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves aplicar Flagyl de 8 em 8 horas fazendo sempre uma troca de água parcial antes de aplicares o medicamento.

Aconselhava-te uns 5 dias de tratamento. Junta medicamento na comida se este ainda comer.

 

Podes fazer tratamento para parasitas externos e internos ao mesmo tempo. Se o peixe estivesse separado era melhor.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De 8 em 8 horas não consigo visto a sair de casa cedo e chegar tarde, mas estou a fazer todos os dias mudas de agua 30% e flagyl.

No entanto vou tentar continuar com os 5 dias de tratamento...

Axas que não é eficiente assim?

Tens algum produto que uses no tratamento de parasitas externos recomendado?

 

Cumprimentos

Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

achas (palavra corrigida) que não é eficiente assim?

O flagyl só actua durante 8 horas, sensivelmente...

Costuma-se fazer 2 tratamentos diários para haver sempre princípio activo do medicamento na água e estares a "atacar" sempre os parasitas.

 

Se só estás a fazer 1 dose por dia achava melhor extender os dias de tratamento (10, por exemplo). Claro que isso depende também do estado do peixe, se está a comer ou não, etc, etc.

 

Tens algum produto que uses no tratamento de parasitas externos recomendado?

Eu gosto particularmente de usar formalina. No entanto tens muito por onde escolher: formalina, praziquantel, permanganato de potássio, etc. Podes também comprar nas lojas de aquariofilia medicamentos próprios para tratar cada caso.

 

Parasitas internos ou externos são dos problemas mais comuns nos discus. Os sintomas das doenças podem ser comuns, o que muitas vezes nos leva a um diagonóstico errado.

Convém observar bem o peixe durante o tratamento para ter a certeza que este está a funcionar.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais