Questões de iniciado: É necessário Sump ou refúgio?


Puer

Recommended Posts

Começo a ganhar o bichinho pela água salgada. Como não percebo (ainda) muito pergunto-vos:

Para ter um pequeno aquário reef (60 litros) é preciso ter uma Sump? Ou isso é só para grandes aquários?

E o que é um refúgio (parece-me ma sump). E uma coluna seca? :)

 

de resto que acessórios são precisos: escumador, termostato, calaha de iluminação, filtro? filtro interno basta?

 

Pois é, ainda estou a ponderar passar à salgada... será que fica muito caro (não contando com a rocha viva e corais e peixes e invertebrados) ?

 

Obrigado

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Eu tambem tenho um pequeno reef de 60cm, e nao tenho sump.

 

Se conseguires incluir uma sump no teu sistema, inclui! São só pontos a teu favor... maios litragem, logo terás melhor controlo sobre os valores da agua, com mais agua, ficas com um sistema mais equilibrado, e para nao falar, que consegues esconder praticamente todos os aparelhos... se usares uma boa bomba de reposiçao, ate podes nem ter de por powerheads dentro do aqua...

Precisas de umas bombas para circulaçao, o escumador, embora num sistema tao pequeno, acho que nao seja preciso... eu nao uso...

Em relação a luz, quanto mais melhor... HQI ou t5, são as melhores opçoes...

 

 

abraços

joao

avatas.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nao uso escumador, mas sou bastante rigoroso no que toca a trocas de agua... faço TPA´s de 10% cada semana...

Filtro interno nao é preciso...

Arranjas 2 powerheads( o caudal vai depender do tamanho do aquario)

Filtros, nao sao precisos...para isso tens a rocha viva

avatas.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para um iniciante pensa devagar :lol:

 

Vamos por partes, a sump... esta serve apenas para enfiar la os equipamentos que normalmente roubam espaço aos reef's.

Se puderes por por baixo do móvel então põe!

 

Coluna seca serve para esconder os furos que permitem a queda da água para a sump, faz-se um canto no aquário em vidro ou outro material com uns ragos mais baixos que o nivel do aquário para os peixes não se enfiarem lá.

 

Refúgio é um pequeno aquário onde se metem algas caulerpa normalmente mais camarões e equipe de limpeza para retirar nitratos ao sistema.

 

Num nano de 60cm, os equipamentos são. Escumador, bombas de circulação, termoestato e calha de luz (hqi, powercompact ou t5)

 

Mais areia e rocha viva.

 

 

Filtros aqui não se usam, para isso serve a rocha viva. :)

 

So mais uma coisa, mesmo com escumador mudas de 10% semanais so beneficiarão o teu sistema. Água natural para restabelecer o equilíbrio de nutriente e outros minerais é essencial num aquário bem sucedido.

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma opinião.

 

Água natural para restabelecer o equilíbrio de nutriente e outros minerais é essencial num aquário bem sucedido

 

Não considero essencial mas sim opcional.

Existe aqui um excelente exemplo que é o Carlinhos das Acroporas que nem mudas de água fazia!!!! :lol::lol:

 

Agora a utilização de água do mar é opcional. Embora eu saiba que quando sendo água de qualidade é bem benéfico. Mas acho que o risco ás vezes...

 

A utilização de Sump num aquario de 60cm normalmente não é muito pratico, aconselhava-te um escumador e uma equipa de limpeza á maneira.

Iluminação: uma Jebo 2x36W será suficiente pois de certeza não irás iniciar com corais de dificil trato.

Circulação: 2 powerheads de 1000L

Rocha viva e areia de coral e deixar andar.

Aquariofilia ao mais alto nível.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiquei razoavelmente esclarecido:-)

Só uma pergunta: de certeza que num aquário tão pequeno é preciso 2 powerheads e logo de 1000 litros cada uma? Não basta uma de 500 litros por hora? Num aquário de água doce, se o caudal está no máximo, já dá para quase fazer ondas ;)

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que antes de mais tens de pensar no que queres especificamente e depois partir para as soluções.

 

A aquariofilia salgada está minada por uma noção redutora em que dominam os reefs e destes muito do que se diz tem fundamentalmente aplicabilidade em sistemas específicos para corais duros de pequenos pólipos (os famosos SPSs).

 

A ideia aqui, tal como tu bem sabes da água doce à séria, não é montar o aquário e depois logo se vê o que lá se vai meter.

 

Tens várias opções clássicas e cada uma delas envolve um conjunto específico de equipamentos e de sistemas. Vê este exemplo.

 

Só peixes e rocha viva

- podes ter menos agitação

- tens de ter um bom escumador

- faz sentido usar carvão activado permanentemente

- não é má ideia colocares umas macro-algas

- não tens de gastar um balúrdio em luz (0,5w por litro ou menos chega bem)

- deves fazer mudas com muita regularidade.

 

Se usares um ambiente hiposalino (densidade à volta de 1021) e os peixes terão à partida menor probabilidade de ficarem doentes se bem que hoje em dia já se discute bastante este conceito que antes era quase uma verdade absoluta.

 

Este sistema funciona eficazmente e, com mudas de água suficientes, até pode beneficiar de filtragem biológica (em tudo semelhante a água doce) desde que as mudas mantenham os nitratos em níveis aceitáveis (abaixo de 20 ppm, idealmente 10 ppm).

 

Se percorreres este e outros fóruns verás que algumas coisas que digo são consideradas totalmente erradas para "água salgada" quando são de facto erradas é para "SPS reefs".

 

Quanto a sumps, refúgios, etc... acho que existe é uma enorme confusão e não é raro uma sump que se deveria destinar a ter equipamento e a aumentar a litragem acaba a fingir que também é refúgio, desnitrificadora via substrato e zona de propagação de corais. Muitas vezes procura-se integrar no mesmo espaço um conjunto excessivo de soluções e se, isoladamente elas até funcionam, em conjunto acabam por não trazer muitos ganhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, antes de mais, Nuno, permite-me que discorde de ti em alguns aspectos.

Começas por dizer que há por ai uma visão redutora em que dominam os aquários de recife, ora um sistema desenhado e concebido para um aquário de recife de sps (partindo do principio que será dos aquarios mais complexos de manter e que exigem mais equipamentos, o que não é de todo verdade), é tudo menos uma visão redutora da aquariofilia marinha, já que é um sistema completo e que deve servir de apoio a todo o tipo de montagem, seja de um aquário de recife de lps, corais moles, só peixes, anémonas e palhaços, cavalos marinhos, etc, etc. Senão vejamos, dás o exemplo de um aquário de peixes e rocha ( o que para o nosso colega Puer nem é um bom exemplo, visto ser complicado manter um aquário somente de peixes num sistema tão pequeno, a não ser que colocasse apenas 2 ou 3 no máximo e pequenos, o que possivelmente não lhe daria o minimo prazer) e dizes, "podes ter menos agitação" na minha opinião não podia estar mais longe da verdade, um aquário de peixes produz uma carga orgânica sólida elevadissima que caso nao exista grande circulação sufoca rapidamente a rocha com a sedimentação, há peixes que pela sua natureza exigem uma natação forte e continua, varias centenas de metros que só serão simulados se as correntes forem fortes, depois faz tanto sentido usar um bom escumador neste aquário como em qualquer outro, admitindo no aquário de peixes a possibilidade do trabalho do escumador ser mais intenso, carvão activado também faz sentido usar em todos os aquários, macroalgas, poderá até ser má ideia colocá-las, já que durarão pouco se existirem Zebrassomas e peixes igualmente herviboros, ainda dizes no que respeita à iluminação que se pode poupar muito, não sou a favor desta poupança, aceito que nao tenho de ser tão intensa, mas a qualidade na minha opinião terá de ser a melhor, há peixes que são em muito afectados pela qualidade e quantidade de iluminação. Para concluir afirmas que se devem fazer mudas com muita regularidade, acho que aqui todos os aquários também se aproximam.

Tudo isto Nuno para dizer que não sou da opinião que haja uma visão redutora na água salgada, acho muito pior pensar-se que se podem poupar uns "tostões" de aquário para aquário e colocar as diferentes montagens em sacos separados quando o sistema base é em tudo idêntico, pelo menos aqueles sistemas que estão em maioria no nosso país, baseados em rocha viva, um bom escumador, uma boa iluminação, e mais recentemente a introdução da DSB nos refugios.

A forma como se monitoriza esse sistema é que poderá eventualmente sofrer algumas variações. Penso Nuno, que quando se assume um aquário de sps como exemplo, será por este comportar um tipo de sistema completo que serve de base para todos os aquários de água salgada, com uma ou outra variação, mas não tão pronunciada como sugeres.

Temos se não estou em erro o exemplo do nosso colega Rui Ferreira de Almeida, onde o sistema é um todo, e tem aquário de recife, um de peixes, um lagunar e um refúgio.

Preocupa-me muito mais Nuno, e o que vou dizer já nada tem haver com o que escreves-te, a visão redutora que se vai instalando em torno da montagem e manutenção dos aquários de água salgada, admitindo que tudo é possivel e passando por vezes a ideia de que se podem montar aquários de água salgada com meia dúzia de "tostões", esta popularização massiva tem de se contrariar, para não começar-mos a cair em absurdos e pensar que tudo se pode fazer, temos um exemplo recente em que um colega nosso mantem um lysmata wurdemani, meia dúzia de zoanthus num globo com água e proclama o feito, ora, que um camarâo não morre e que os zoanthus se aguentam toda a gente sabe, e não foi ele o primeiro a fazê-lo mas, a essência da aquariofilia está longe de ser isso.

Para finalizar, e peço desculpa por me ter alongado, sou da opinião do Joâo em relação ao aquario de 60 litros do nosso colega, talvez não colocasse duas circulações de 1000l, ficaria-me por duas de 600.

Nuno, não há muito especificidade num aquário deste género, é um minireef, onde como em tantos outros o Puer vai com certeza querer colocar uns camarões um ou outro peixe, uns corais moles e eventualmente um ou outro sps, este último, se ele controlar muito bem as variações de nitratos salinadade e temperatura.

Para a areia recomendo-te aragamax (se for viva tanto melhor), ajuda bastante num minireef a manter a reserva de alcalinidade e para esse aquário basta um saco.

 

Cumprimentos,

Paulo Marinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa pelos traços a mais no "escreveste" e "começarmos" na mensagem anterior.

Aproveito para sugerir Puer, que podes fazer adaptações a esse aquário colocando por exemplo um vidro em toda a extensão do comprimento (se a largura do aquário permitir), dando-te possibilidade de colocares nesse novo compartimento, escondidos, escumador, bombas e aquecimento.

Vai pesquisando.

 

 

 

 

 

Cumprimentos,

Paulo Marinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo,

 

concordo contigo em praticamente tudo o que só pode significar que me expliquei mal.

 

Na questão da visão redutora estamos com um problema de semântica.

 

Eu acho redutor, principalmente num sub-fórum de iniciação, defender-se uma lógica de que o primeiro sistema já tem de ter subjacente toda a envolvente técnica típica dum tanque de SPSs.

 

É complicar o que é simples, aumentar o custo e, dentro de determinados limites, não se irão produzir muito melhores resultados. O mais normal é alguns candidatos, principalmente os mais realistas e por isso com mais potencial, desistirem logo da ideia.

 

Agora os tais limites que refiro acima têm de ser encontrados dentro de princípios de ética. Fico deveras triste :D que tu tenhas pegado no que escrevi e de certa maneira atirado comigo para o campo daqueles cromos como o que referiste que não têm o mínimo respeito pela vida a ponto de acharem - se não morre tá-se bem!

 

Logo eu que passo a vida a azucrinar os outros a dizer que têm peixes a mais para o respectivo volume. bigsmile

 

Quanto à quantidade de peixes que recomendaria para 60 litros, seriam sempre espécies pequenas (max 3cm) e nunca mais de 3 e só passados uns bons meses, pelos mesmos princípios. Mesmo o clássico par de palhaços teria dificuldade em engolir porque dificilmente cresceriam para tamanhos normais que é o mesmo que dizer que seriam palhaços fisicamente atrofiados. É admissível esse volume para espécimes com o crescimento já completo de espécies pequenas nascidas em cativeiro até porque há protocolos de reprodução que apontam precisamente para 60 litros como o tanque ideal para um casal reprodutor.

 

Entretanto, pelo mesmo princípio, fico um pouco espantado quando referes o Zebrassoma quando se está a falar neste volume tipo balde avantajado (60 litros).

 

Quanto à agitação, estou mais uma vez de acordo contigo (o meu sistema actual tem um turnover de 30x/h e o novo terá 45x/h) mas também tens de reconhecer que é uma visão redutora pensar que só os sistemas assim funcionam. Já vi aquários com cavalos marinhos aguentarem-se muito bem por anos, com rocha viva funcional e macro-algas mas com turnovers a um décimo do que eu uso se tanto.

 

Pegando no que afirmas sobre o sistema do Rui, já tive o gosto inexcedível de o ver ao vivo e mais me convence que há mais (muito mais) para além do clássico reef de SPSs. Aliás foi engraçado ver os 16 visitantes que lá foram (tudo, excluindo eu, reefers que no seu conjunto prefaziam para aí 150/200 anos de experiência) distribuirem-se pelos diferentes biótopos. Curiosamente ou não, acampou tudo mais na zona do aquário de peixes do que na zona do reef. Se calhar isto só quer dizer que essa zona era mais espaçosa ou talvez não. :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agradeço estas últimas respostas pois foram elucidativas.

Realmente tenho de pensar se quero mini reef ou mini aquário de água salgada (só peixe, rocha viva e camarões, e um estrela do mar).

Porque não tenho todas as condições talvez não me aventure já já. Mas quero desde já a preparar esse aquário salgado ideal.

 

Obrigado

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostaria apenas de assinalar que este topico ilustra muito bem o objectivo deste sub-forum bem como todo o espirito que deve nortear estas discussões neste forúm, ou seja com contraditório mas com cordialidade, com "alma" mas com educação, com conhecimento mas com humildade . O Paulo e o Nuno resolveram bem um problema de má interpretação da frase ... visão redutora...

Porque não tenho todas as condições talvez não me aventure já já. Mas quero desde já a preparar esse aquário salgado ideal.

 

Esta ultima frase do Puer é lapidar. Revela maturidade, e capacidade de ouvir.

 

Eu diria ainda mais mesmo os aquários só de peixes e rocha viva podem ser diferentes entre si em termos de necessidades. Dependerá dos peixes que queremos manter. Apenas alguns exemplos:

- As Anthias preferem aquarios mal iluminados e com bastante corrente. Precisam de espaço.

- Os Acanthurideos e os Anjos grandes preferem aquarios bem iluminados , com bastante corrente e muito espaço e microalgas para picarem.

- A maioria dos peixes tolera bem nitratos até 40 mg/l mas os Borboletas não gostam de nitratos acima dos 20 mg / l

 

Eu acho que a primeira preocupação para quem gosta de peixes é dar-lhes espaço. E isso significa aquários maiores , e consequentemente mais custos. E isso como o Paulo diz não está ao alcance de todos. Os aquários de peixes não são mais fáceis de manter, até por causa das doenças. Podem ser mais baratos em termos de iluminação e manutenção mas são mais caros em termos de tamanho e seguarmente que a circulação não deve ser inferior a 20X o volume de água. Para a iluminação as T5 ou Pl serão suficientes. É claro que a iluminação vai beneficiar essncialmente a cor dos peixes e também o crecimento de algas na rocha viva. Num aquário só de peixes com rocha apenas com bacterias poderemos praticar hiposalinidade( os peixes toleram-na bem ,mas será sempre um aquário menos exuberante em termos de cor da rocha. O calcio não será tão importante mas a manutenção da alcalinidade é fundamental. E claro como são interdependentes...Claro que não necessitaremos de um reactor de cácio, mas de adicionar Kalkwasser não nos escaparemos. Um excelente escumador é essencial num aquário só de peixes, pois teremos que retirar muita matéria orgânica e oxigenar bastante a água. Se a quantidade de rocha viva for pouca tipo 10 % devemos complementar a filtração biológica com um filtrofluidizado de areia ou um seco-humido com bio-balls. A filtração mecânica nestes aquários poderá ser útil. Um refugio grande e elevado, à parte com uma DSB e Caethomorpha para manter os nitratos baixos e cultivar gamarideos, misidaceos etc será uma excelente adição. Um aquário de quarentena hospital é fundamental.

 

Quem tem pouco espaço ou um orçamento mais reduzido deve usar e abusar dos corais . Para Nanorrefs ( até 100 lt ) só um a 3 peixes daqueles que crescem muito pouco, tipo Pseudochromis ,Gobiodons, A. ocellaris ou percula, Nemateleotris, Pteropagon, Apogon, C. hemicyanea, Chromis viridis etc.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

Ao planear um aquário de água salgada parece-me importante que consigamos nesse processo distinguir entre os investimentos estruturais e os de desenvolvimento.

 

Os estruturais são aqueles que uma vez feitos são válidos para a vida útil do aquário enquanto "ser vivo" e não enquanto caixa de vidro. Estes investimentos geram situações de funcionamento no aquário que difcilmente poderão ser alterados sem esvaziar o aquário. Neste âmbito incluo a caixa de vidro do aquário, a furação de vidros para escoamento de água para SUMP, o tipo de substrato a utilizar, a localização do aqua e o móvel de suporte.

 

Os investimentos de desenvolvimento são aqueles que implicam adições ou alterações no aquário para criar um ambiente de funcionamento melhor, por exemplo, em termos de qualidade da água ou da iluminação. Neste âmbito, podemos incluir a adição/alteração de SUMP, a mudança da iluminação, as bombas de circulação e retorno da SUMP, o escumador, reactores de kalwasser e de cálcio, enfim, tudo aquilo que possa ser alterado no aqua sem que isso cause traumas no sistema.

 

O natural que pode acontecer é que, quando se pense em montar um aqua, se espere poder fazer uma evolução do aqua à medida que os conhecimentos vão evoluindo. Por outro lado, quando se começa, é natural também que se pense em apenas ter corais moles e invertebrados. Depois, logo se vê.

 

Quando se começa, tem-se sempre de se efectuar algum investimento, mas recomendo que este se concentre na vertente estrutural, porque depois não se pode facilmente mudar.

 

Neste sentido, acho preferível tentar comprar um aqua maior, e furado, mesmo que não tenha SUMP ou esqumador.

 

Por isso, sugiro que se pense duas vezes antes de usar o aqua que já temos lá em casa (bem pequeno) e começar com umas experiências em água salgada. Mais vale guardá-lo para a SUMP e tentar comprar um aqua maiorizinho (no mínimo 200 litros, mas o maior que se puder ter dentro de condições de razoabilidade face ao espaço disponível e à carteira do investidor).

 

Um abraço,

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostaria aqui de elogiar a atitude do Puer quando muito responsavelmente assume que o melhor é não se meter em aventuras.

 

Ainda assim penso que é pessoa para tirar partido duma solução que utilize o 60 litros mas que sirva fundamentalmente como ferramenta de aprendizagem.

 

Um 60 litros com uma iluminação decente (PC ou T5), areia viva, alguma rocha, Xenia e um pouco de Caulerpa, se não tiver peixes, forma um quadro vivo muito interessante e pode ser mantido com um mínimo de esforço.

 

Há uma diferença substancial em termos de sustentabilidade se não se tem de colocar alimento no aquário.

 

Quem (como eu) fica deslumbrado com a observação da bicharada da areia e da rocha tirará muito partido de uma solução destas ainda que sem peixes.

 

Quanto a equipamento, pode-se viver bem sem escumador. Além da iluminação, basta colocar duas bombas de agitação (na minha opinião duas de 600l/h chegam) e o termoestato.

 

A reposição de água evaporada (idealmente diária), a limpeza do vidro frontal e muda de 10% (semanal ou quinzenal dependendo do estado de maturidade) e a poda da Caulerpa (em função do crescimento desta) serão as únicas acções de manutenção.

 

Passados uns meses de maturação com a Caulerpa e as Xenia em boa saúde, podes colocar um camarão Lysmata e aí sim terás de o alimentar mas não diariamente. Uns corais fáceis, além das Xenia também serão uma boa adição.

 

Acho que será um bom mix custo/risco/esforço/retorno e serve de trampolim seguro para voos bem mais altos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno, obrigado pelo elogio e pela sugestão. Parece-me muito atractiva. Num aquário pequeno bem sei que não posso ter muitos peixes, por isso gostava de ter estrelas do mar e caranguejos 8) Claro que falo num pequeno aquário porque não tenho espaço para mais neste momento.

Esssa sugestão com caleupas e xenias(é o qué?) encontra-se em todas as lojas e é economicamente acessível?

 

Em Dezembro vai abrir ao público o Aquadecor e costuma lá estar uma loja que vende pequenos aquários (20 litros?) com acessórios e com rocha viva e uma estrela do mar ou um caranguejo, por 125 euros. Já vem tudo em kit e em principio traz tudo o que necessito.

O que acham? Caro? Vale a pena ter este tipo de aquário? Eu pensava depois acrescentar mais estrelas e caranguejos.

 

Obrigado

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Minha opinião

 

 

Porque não lês muito sobre o assunto. E depois te aventuras na montagem de um? Vais ver que vais tirar um proveito em termos de conhecimento excelente!

 

Não sabes o que são xénias, evidencia que andas ainda um pouco perdido. Lê artigos e passo's a passo's aqui do fórum. Aconselho o tópico do Duarte Conceição na secção dos nanos.

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, na minha opinião melhor ainda do que ler muito é andares com o pessoal que tenha aquarios de água salgada, ver experiencias e vários exemplos. Com a prática aprendes muito mais e desenvolves um espirito critico.

Não sei de onde és mas procura fazer umas visitas a uns aquarios, se fores do porto entra em contacto comigo que eu trato disso.

 

Fica mais barato aprendermos com os erros dos outros;)

Aquariofilia ao mais alto nível.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Mas, Luis, podias ter explicado o que eram xenias. Prefiro saber por vc do que por artigos....

 

Já agora, podiam dizer o que acham dos tipos de aquários de 125 euros? (não sei se algum de vós os viu na aquadecor).

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes tratar-me por tu! Afinal isto aqui é tudo malta fixe :)

 

xenia é um coral mole, tem várias sub-espécies as mais conhecidas são as castanhas e as brancas

 

XeniaHet.jpg

 

Tipo isto! 8)

 

Olha porque não mandas fazer mesmo o aquário com as medidas que tu pretendes?

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em Dezembro vai abrir ao público o Aquadecor e costuma lá estar uma loja que vende pequenos aquários (20 litros?) com acessórios e com rocha viva e uma estrela do mar ou um caranguejo, por 125 euros.

 

Eu acho que essas soluções estão condenadas ao fracasso a curto-médio prazo por isso, se está mesmo com a pica toda, pega nos 125 euros e gasta-os em rocha, areia, luz e powerheads e activa mas é o teu 60 litros. Se fores com calma, surgem excelentes oportunidades aqui no espaço "Oferta" do fórum. Quanto a Xenias e Caulerpas (uma macro-alga embelemática da água salgada), se vieres a Lisboa dou-tas de bom grado. Já provaste que mereces. :lol:

 

Eu já mantive um aquário da nossa costa com 10 litros mas:

1 - não tinha peixes

2 - só tinha um camarão da costa e 3 burriés

3 - levava com uma muda (lenta) de 5 litros todos os dias

4 - montei-o no primeiro dia de férias e devolvi o seu conteúdo ao mar no último (passados 10 dias)

 

Foi a minha primeira experiência salgada após cerca de 20 anos de defeso (não tinha salgados desde os 16 anos) e deu-me confiança para me mandar ao sistema de 130 litros que tenho hoje que por sua vez me deu confiança para me atirar ao 450 litros que espero ter a bombar até ao Natal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço o encorajamento, as explicações do Luis e a oferta do Nuno. Bem bonitas essas xenias :lol:

125 euros não chega para muito. Isso é o valor de uma calha t5... mas concordo que essas soluções de aquários em kit não são muito credíveis.

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais