Reef 460L - [Nova Actualização 14-02-2006]


Recommended Posts

Tal como alguns de vocês já sabiam estou a iniciar a montagem do meu recife de 460L.

 

Caracteristicas e Equipamentos:

-> Aqua 1.30*60*60 (com vidro de 12mm), fundo em preto. Coluna seca com furo de 50mm

-> Sump 65*50*50

-> Iluminação HQI 2*250W 10000K + 2*54W T5 actinicas made by Rui Alves

-> Escumador H&S 150-F2001

-> 2 bombas TUNZE Turbelle stream 6000 + multicontrolador

-> Bomba de retorno Eheim 1260 (2400 l/h)

-> Repositor automático de água - TUNZE Osmolator 3155

-> Reactor de Kalk made by Vitor Pestana

 

 

Fiz um durso para ver se tenho menos barulho na queda de água mas ainda me falta a tampa para pvc de 50mm que não encontro.

 

Aqui ficam algumas fotos, peço desde já desculpa pelos reflexos mas como ainda não tenho cortinados na sala não é possível tirar fotos com melhor qualidade.

 

DSC00251.JPG

 

Panorâmica do aqua com grande confusão à mistura na sala.

 

 

DSC00230.JPG

 

Sump com algum equipamento já instalado.

 

 

DSC00247.JPG

 

Aqua em processo de testes de fugas de água.

 

 

DSC00233.JPG

 

Coluna seca com durso.

 

 

DSC00244.JPG

 

Tubo de 50mm de queda de aqua para a sump. Se tirar estas curvas de 45º fico com menos barulho na queda de água ou é idêntico?

 

 

DSC00240.JPG

 

Pormenor do reactor de kalk ligado ao osmolator para testes.

 

 

Agora gostava de ouvir as vossas críticas e sugestões para poder melhorar uma vez que ainda estou em montagem.

 

Uma coisa que me anda a incomodar é o barulho da queda de água, será que não consigo reduzir ainda mais?

 

Obrigado.[/b]

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 63
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Ruído:

Vê este "Assunto".

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=27347

 

O meu esquema é completamente silencioso. No teu caso obriga-te a um segundo furo na coluna seca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Parece-me tudo bem pensado... à excepção dessa proximidade com esse recuperador! Será que não vais ter problemas???

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno em relação ao segundo furo não tenho hipotese de o fazer agora, vou comprar a tampa com furo pequeno para o pvc e esperar que melhore. O meu problema maior é o barulho da água a cair no pvc que está em baixo (o que vai ter à sump), aí sim parece um autocolismo.

 

Diogo o mais certo é não utilizar o recuperador de calor ou então tento fechar as saídas do recuperador deixando apenas o ar quente sair por cima (junto ao tecto).

 

Em relação ao tubo pvc que vai para a sump aconselham a estar um uníco tubo sem curvaturas ou como está é igual em termos de ruído?

Obrigado.

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Bruno. Se é esse o caso ,poderás tentar uma mangueira gossa maleável e transparente que se vende no Aki que é o que nós normalmente usamos para canalizar a água de descida. É barata e não custa nada experimentares.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Bruno. Se é esse o caso ,poderás tentar uma mangueira gossa maleável e transparente que se vende no Aki que é o que nós normalmente usamos para canalizar a água de descida. É barata e não custa nada experimentares.

Cump.

Rui

 

Ok Rui obrigado pela dica, a ver se passo por lá e trago isso para exprimentar. Vou testar ambos os cenários e ver qual resulta melhor.

Mais uma vez obrigado.

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehe bom incio :oops: Diz-me só uma coisa, que altura tem o móvel?

cumps

 

Tem 90cm Luís, estive meio na dúvida entre 1m e 90cm mas achei que 1m para a sala era demasiado.

Estrutura + aqua fica com 1,50cm.

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno, parece-me também um bom começo e com bons equipamentos, concordo, no entanto, com o Diogo, porque embora digas que o mais provável é não utilizares o recuperador, a verdade é que em algumas construções novas as saídas de gases para o exterior não são perfeitas e, poderás sentir os fumos de um vizinho, próximo das grelhas (embora não seja uma situação incomadativa para as pessoas, o aquário acusa facilmente), esta situação não se põe se vives no r/c.

Por outro lado e independentemente da questão dos fumos parece-me que nesse local o aquário fica um pouco "entalado", se puderes reconsiderar a parede onde o colocar acho que ganhavas com isso.

De resto, bom começo e boa sorte. :D

 

 

Cumprimentos,

Paulo Marinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao furo Bruno, coloca uma válvula (torneira) no tubo de escoamento para controlares melhor o fluxo de queda, esses 5 cm dão para escoar bem mais do que esses 2400 l/h da EHEIM. Tens um excesso de ar no tubo e precisas de encontrar um equilibrio entre ar e água logo, se fechares o diâmetro de queda até atingires um ponto de equilibrio acabas com o barulho. Foi assim que fiz no meu aquário, tenho dois tubos de 42 mm com válvula, um totalmente aberto e outro 1/4 aprox. (este segundo serviu-me para equilibrar o fluxo ar/água), o barulho é zero.

 

PS- Não precisas de dois furos obviamente, eu no meu caso é que tenho uma bomba de retorno mais forte.

 

Cumprimentos,

Paulo Marinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo relativamente ao local só tenho duas opções ou no sítio onde está ou na parede à direita na 1ª foto. Decidi por naquele sítio porque de qualquer local da sala posso apreciar o aquário, contudo se meter na parede à direita só vejo uma lateral.

A questão dos fumos pode ser facilmente resolvida se for caso disso, basta tapar a grelha por dentro com qualquer material.

 

Essa sugestão da válvula no tubo da queda de água também me parece boa, nunca tiveste problemas de entupimento do tubo? É que com o diâmetro reduzido para que só corra água sem ar, posso ter um maior problema se o tubo entupir.

 

Já agora lanço uma nova questão, na entrada de água no topo do durso (no meu caso numa curva a 90º) costumam utilizar um crivo ou fica completamente em aberto.

 

Obrigado uma vez mais.

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora lanço uma nova questão, na entrada de água no topo do durso (no meu caso numa curva a 90º) costumam utilizar um crivo ou fica completamente em aberto.

 

Podes deixar aberto mas se colocares por exemplo uma pequena placa de placa difusora (eggcrate) não faz mal nenhum.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes deixar aberto mas se colocares por exemplo uma pequena placa de placa difusora (eggcrate) não faz mal nenhum.

 

A l e x a n d r e

 

Ok obrigado Alexandre, só me passou pela cabeça essa questão porque podia alguma coisa entrar para lá, tipo burrie ou assim.

Vou cortar um pouco de eggcrate e meter lá.

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Caros,

 

Após a apanha de água seguem novas fotos. Está tudo ainda muito turvo por causa da aragonite.

Já lá tenho 30Kg de rocha morta + 3Kg de viva, vou ainda adicionar mais 25Kg de viva.

 

DSC00313.JPG

Geral do aqua + sump

 

 

DSC00317.JPG

Escumador ainda não está bem regulado

 

 

DSC00319.JPG

Equipamento na sump

 

 

DSC00322.JPG

Aqua com actinicas ligadas

 

 

DSC00323.JPG

Geral com actinicas ligadas

 

 

DSC00324.JPG

Vista aérea

 

Abraço,

Bruno Barreiros

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno,

 

Uma questão: tens a certeza que o escumador vai funcionar em condições com esse nível de água???? :lol::)

 

Outra questão tem a ver com a quantidade de bolhas que com toda a certeza terás no aqua com o escumador colocado aí e uma "queda" de água para o compartimento das bombas de retorno. Isto para não falar que a própria queda de água do aqua também vai fazer bolhas pois não tens nenhum vidro que as corte... há aí muita coisa a corrigir, na minha opinião!

 

Pensa bem nisso. :?

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno,

 

Uma questão: tens a certeza que o escumador vai funcionar em condições com esse nível de água???? :?  :?  

 

Não vai claro, vou comprar eggcrate para o elevar. A ver se amanhã passo lá na tal loja.

 

Outra questão tem a ver com a quantidade de bolhas que com toda a certeza terás no aqua com o escumador colocado aí e uma "queda" de água para o compartimento das bombas de retorno. Isto para não falar que a própria queda de água do aqua também vai fazer bolhas pois não tens nenhum vidro que as corte... há aí muita coisa a corrigir, na minha opinião!

 

Pensa bem nisso. :roll:  

 

Abraço,

Diogo

 

Penso que não existe grande problema com as bolhas na queda de água, porque ainda passam pelo compartimento do escumador e espero que desaparecam agora a questão no compartimento de retorno notei logo mal meti aquilo a funcionar.

 

Quais os efeitos negativos de ter bolhas no compartimento da bomba de retorno além claro de um maior desgaste na própria bomba?

 

Sinceramente neste momento não sei como solucionar tal questão, alternativas seriam bem vindas.

 

Abraço e obrigado,

Bruno Barreiros

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não vai claro, vou comprar eggcrate para o elevar. A ver se amanhã passo lá na tal loja.

 

Ok - também me parecia!!! :roll::?

 

Quais os efeitos negativos de ter bolhas no compartimento da bomba de retorno além claro de um maior desgaste na própria bomba?

 

Sinceramente neste momento não sei como solucionar tal questão, alternativas seriam bem vindas.

 

O efeito é principalmente estético dentro do aqua, ou seja, terás muitas bolhas (micro-bolhas) a circular pelo aqua. Dizem que alguns corais não gostam muito, mas tenho as minhas dúvidas quanto à veracidade cientifica da questão!

 

Alternativas... dificil!!! A única solução que vejo é a colocação de mais 2 vidros, mas isso parece-me complicado por causa do espaço para a bomba de retorno, a não ser que coloques a bomba de retorno fora da sump.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O efeito é principalmente estético dentro do aqua, ou seja, terás muitas bolhas (micro-bolhas) a circular pelo aqua. Dizem que alguns corais não gostam muito, mas tenho as minhas dúvidas quanto à veracidade cientifica da questão!

 

Alternativas... dificil!!! A única solução que vejo é a colocação de mais 2 vidros, mas isso parece-me complicado por causa do espaço para a bomba de retorno, a não ser que coloques a bomba de retorno fora da sump.

 

Ok obrigado Diogo, vou pensar um pouco nisto. A ideia é ter uma sump pequena apenas com o indespensável.

 

Abraço,

Bruno Barreiros

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Estive a pensar e a olhar para a tua sump e de facto o melhor será modificares a Eheim ou comprares por exemplo uma Iwaki! Eu já tenho duas e substituí as Eheim - são excelentes!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se colocares uma esponja grossa antes da bomba, é possível que as bolhas desapareçam...

 

É rápido e barato, só falta saber se é uma solução ou não...

 

De resto, parabéns pelo aquário. Promete...

 

 

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vitor,

 

A ideia em si não é má, em relação as bolhas de certeza que resolve, mas não poderá ser um ponto de grande acumulação de detritos?

 

Bruno,

 

O aquário está muito porreiro, gostei do pormenor do vinil no bordo superior para tapar o nível da água. Assim que possível coloca umas fotos com a "nova" rocha e o respectivo layout :roll:

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo,

 

também pensei nisso, mas sendo o ultimo compartimento da sump, teoricamente, não deveria ter muitos detritos bigsmile mas só teoricamente bigsmile

 

 

Ou então lavar com frequência, mas é um bocado chato...

 

 

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Victor,

 

também pensei nisso, mas sendo o ultimo compartimento da sump, teoricamente, não deveria ter muitos detritos bigsmile mas só teoricamente

 

Pois é só teoricamente! Eu tenho três divisórias na sump com um refúgio pelo meio (que infelizmente prende muitos sedimentos!), uma esponja grossa na passagem para o último compartimento (que é lavada de 2 em 2 dias) e mesmo assim tenho algumas bolhas e muitos detritos na ultima zona.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo, Vitor e Ricardo desde já o meu muito obrigado pelas sugestões.

 

Diogo, quando falas em modificar a Eheim estás a falar própriamente do que? Em relação à Iwaki qual será a diferença, nunca vi essa bomba.

 

Vitor essa solução da esponja parece-me boa mas tal como o Ricardo veio-me logo à cabeça a acumulação de detritos. Provavelmente resolve-se lavando a esponja umas 3 vezes por semana.

 

Ricardo vou colocar os 25Kg de rocha viva amanhã, a definição do layout é que ainda não deve ficar já amanhã bigsmile

 

Uma vez mais obrigado.

Bruno Barreiros

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais