noob na matéria


ICE929RR

Recommended Posts

Caros amigos,

 

Como este será o meu primeiro post, tenham um pouco de paciência comigo.

 

Fui influenciado por um grande amigo meu – também registado aqui neste excelente fórum - a entrar no mundo da aquariofilia. No entanto, não tenho a experiência necessária para enredar neste projecto sózinho e também não gostaria de andar sempre a aborrecer o meu amigo.

 

Como tal, e depois de acabar de montar a minha casa, irei comprar um aquário em segunda mão mais o respectivo móvel mas só daqui a um ou dois meses.

 

Até lá, vou tentar ler o máximo sobre este maravilhoso mundo dos aquários.

 

Ora, é aqui que vocês me poderão ajudar, indicando sites de referência.

 

Notem que deverá ser para um total leigo na matéria. Já li a introdução na página principal, onde fiquei menos leigo, mas acredito que ainda tenho muito que aprender.

 

Agora uma pequena duvida, li que a luz do aquário tem de ficar 10/12 horas ligada.... estas horas todas podem ser de noite ou deverá ser de dia ?

 

Ainda não sei o tamanho certo do aquário a comprar, mas segundo o que li, não deverá ser menor que 1 metro de cumprimento... ou será em quantidade de litros ?

 

Abraço amigo,

 

ICE

 

PS: Os meus parabéns à equipa deste projecto e a tds os participantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais parabéns por teres entrado neste maravilhoso Hobby!!!!

 

 

Em 1º lugar aconselho-te a leres muito, muito, muito, ..., muito e quando achares que já sabes tudo começa de novo que ainda não aprendeste nada!!! :shock:

 

 

Agora a sério (não que o que escrevi antes não fosse a sério apesar de ser uma brincadeira) aconselho-te a comprar um aqua de no mínimo 200Lts (100*40*50), é mais fácil de manter e o ideal para principiantes, depois depende muito do tipo de aquário que queres. Para um plantado são precisas umas coisas(cerca de 1W/L de iluminação, substracto fértil, fertilização, CO2,..., sendo que isto sai muito caro yikes ) para os outros tipos é necessário consideravelmente menos recursos financeiros!!!! :)

Vais sempre precisar de um filtro aconselho exterior comcerca de 5 vezes a capacidade do aquário por hora (1000L/Hora no caso de 200L).

 

depois de decidires monta o aqua e deixa-o a ciclar durante 15,20 dias antes de introduzires peixes para que este complete o ciclo de azoto. Não te precipites a comprar peixes, tenta descobrir o máximo que puderes acerca de cada um antes de comprar....

 

 

Peço descupa pelo "testamento"....

 

Espero ter ajudado

Ricardo António

APK 209

KCA165

FORUM APK -->WWW.APK.PT/FORUM

Participem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao tempo que a luz deve estar ligada,bem, eu aconcelho as 9 horas (12nunca, acho que ninguem te vai aconcelhar tal periodo).

 

Quanto a ser de dia ou de noite, no meu ver deve ser de dia, pensa comigo, de dia não poderias ter claridade nenhuma na divisão que tens o aqua, irias perder a maioria dos acontecimentos que lá se iram passar e pensa que tudo o que diz respeito ao aqua, dar de comer manutenção etc terá de ser feita á noite. Cumps

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 watt por litro só se tiveres plantas que necessitem de muita luz, 0,5 a 0,75 w/l acho suficiente para a maioria dos casos, o ideal sim será 12h de luz como nos tropicos mas entre 8 a 12h pode ser o suficiente, eu uso durante 12h só que nas primeiras 2h só metade das luzes entre as 2h e as 10h todas as luzes e nas 2h finais só metade das luzes assim tento imitar a manhã e o fim da tarde porq nem nos trópicos a luz é máxima durante 12 h e poupo energia.

fish2.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para um plantado são precisas umas coisas(cerca de 1W/L de iluminação, (...)

 

Ok, aí vêm as perguntas parvas...

 

Qual é a diferença entre o "plantado" e os outros ?

 

Caso for aquário com plantas, sim... é esse o meu objectivo.

 

Vou tentar arranjar uns 10 neons e uns quantos guppies.

 

Abraço a todos e desculpem a maçada

 

ICE

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais nada, bem vindo a este maravilhoso mundo!

 

Em relação à luz, eu sigo o mesmo método do hatchim, contudo já usei 12h de luz total num aquário só com uma lâmpada e sempre correu tudo bem.

Em relação aos watts depende muito do que queres fazer, até com 0,3w/l podes ter um aquário plantado, tudo depende das plantas em que queres apostar e do efeito que queres dar ao aquário.

 

Mas para começar acho que te deves focar a tua atenção no elemento essencial, a água. Não vale a pena começares a ler sobre aquários plantados(luz, nutrientes, plantas, etc...) sem antes entenderes os processos que acontecem dentro deste.

Começa por perceber como funciona o ciclo do azoto(ou nitrogénio), o tipo de filtragens que existem e o que faz cada uma, os tipos de águas(pH, dureza,...) e o tipo de peixes. Vais despender várias horas para leitura mas verás que vale a pena, pois evitarás muitos dos erros de principiante.

 

Para tal recomendo-te dois sites que me ajudaram bastante:

http://www.aquahobby.com/b_articles.php

e a "biblia"

http://faq.thekrib.com/pt/

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo ao forum.

Atenção à incompatibilidade de espécies. Dizes que queres colocar neons e guppies, tal facto não é possivel se queres manter todos em ideais condições, pois ambas as espécies têm requeirmentos necessários diferentes para viverem. Informa-te melhor sobre as espécies de peixes e atenção às dimensões dos mesmos quando forem crescidos. Podes ter o problema de lotação.

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Olá e bem vindo ao forum.

Atenção à incompatibilidade de espécies. Dizes que queres colocar neons e guppies, tal facto não é possivel se queres manter todos em ideais condições, pois ambas as espécies têm requeirmentos necessários diferentes para viverem. Informa-te melhor sobre as espécies de peixes e atenção às dimensões dos mesmos quando forem crescidos. Podes ter o problema de lotação.

Boa sorte

 

Eu consigo manter ambas as espécies no meu comunitário... Desde que a água não seja salobra os néons sobrevivem... aliás os meus até se dão bem com os guppys... :lol:

Cumprimentos,

Carlos Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo ao forum.

Atenção à incompatibilidade de espécies. Dizes que queres colocar neons e guppies, tal facto não é possivel se queres manter todos em ideais condições, pois ambas as espécies têm requeirmentos necessários diferentes para viverem. Informa-te melhor sobre as espécies de peixes e atenção às dimensões dos mesmos quando forem crescidos. Podes ter o problema de lotação.

Boa sorte

 

Eu consigo manter ambas as espécies no meu comunitário... Desde que a água não seja salobra os néons sobrevivem... aliás os meus até se dão bem com os guppys... :lol:

 

Boas

 

SaFaRi: Lê bem antes de dizer algo errado!!!O senhor FinwePalintir disse "manter todos em ideais condições".Não podes pensar dessa forma ("os néons sobrevivem") porque, e so para dar um exemplo simples, ha´por ai muita gente que tem Bettas em copos diminutos e sem aquecimento nem filtragem etc e eles também sobrevivem; mas achas qua são condições decentes???Achas que por sobreviver (um betta num copo) tem uma vida decente e "alegre"?Desculpem me o "OFF Topic"

 

ICE929RR: Antes de mais bem vindo a este "mundo" e forum fantastico.Acho melhor apostar logo no inicio na iluminação e substrato pois são a base do aquario plantado porque imagina que tens pouca luz e queres uma daquelas plantas "vermelhas" que dao sempre um "toque" especial ao aquario.Normalmente exigem muita luz.E era chato teres que fazer o "upgrade" de luz depois.Antes de dar cada passo posta aqui o que pretendes porque aqui é tudo gente simpatica e disposta a ajudar.Boa sorte

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Ok, aí vêm as perguntas parvas...

 

Qual é a diferença entre o "plantado" e os outros ?

Boas

 

As perguntas nunca são parvas... o facto de perguntares revela vontade de saber mais para não fazer asneiras e isso é o que se pretende.

 

Perguntas a diferença entre um plantado e os outros.

Basicamente um plantado é um aquário onde além da vertente peixes, tens também a preocupação em manter as plantas, fornecendo-lhes os nutrientes e as condições necessárias à sua vida. Um plantado é pensado desde raiz e é normalmente o segundo aquário que a maioria do pessoal monta, depois dos erros no aquário inicial.

Nos outros, incluo normalmente os aquários onde há uma ou duas plantas apenas para vista, sem que seja feito uma grande aposta em lhes criar as condições optimas de crescimento (co2, luz, substrato e nutrientes) e claro está a grande maioria dos aquários de ciclideos africanos onde as plantas a existirem são parte da dieta dos peixes :wink:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo ao forum.

Atenção à incompatibilidade de espécies. Dizes que queres colocar neons e guppies, tal facto não é possivel se queres manter todos em ideais condições, pois ambas as espécies têm requeirmentos necessários diferentes para viverem. Informa-te melhor sobre as espécies de peixes e atenção às dimensões dos mesmos quando forem crescidos. Podes ter o problema de lotação.

Boa sorte

 

Eu consigo manter ambas as espécies no meu comunitário... Desde que a água não seja salobra os néons sobrevivem... aliás os meus até se dão bem com os guppys... :)

 

Boas

 

SaFaRi: Lê bem antes de dizer algo errado!!!O senhor FinwePalintir disse "manter todos em ideais condições".Não podes pensar dessa forma ("os néons sobrevivem") porque, e so para dar um exemplo simples, ha´por ai muita gente que tem Bettas em copos diminutos e sem aquecimento nem filtragem etc e eles também sobrevivem; mas achas qua são condições decentes???Achas que por sobreviver (um betta num copo) tem uma vida decente e "alegre"?Desculpem me o "OFF Topic"

 

Boas,

 

E eu disse algo de errado? por acaso se lêres bem o que eu escrevi.. não estou a contestar o que o senhor FinwePalintir disse, aliás até concordo parcialmente... apenas afirmei que, embora as condições não sejam as ideais para os néons que é perfeitamente possível manter as duas espécies igualando as qualidades da água.. ;)

Além do mais ter "Atenção à incompatibilidade de espécies" certamente iria transmitir a ideia de que os néons sao incompatíveis com os guppys apenas por uma questão de sociabilidade! o que não é o caso...

 

De facto concordo contigo relativamente aos Bettas... e faz-me imensa revolta ver eles naquelas cubiculos nas lojas apenas para separar os machos... :roll:

Cumprimentos,

Carlos Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.