Mais um pedacito de mar a aparecer (200L)


cesar_dias

Recommended Posts

O vicio das poças de água piorou muito :lol:

Aqui vai um pequena evolução da minha mais recente recaida... :lol:

 

Em 15/09/2005 - colagem dos vidros no local.

aqua1.jpg

 

Em 23/09/2005 - teste... será que escapa água? ;)

200l_23_09_2005.jpg

 

Em 31/09/2005 - 20Kg de RV a espera de arrumação :lol:

200l_31_10_2005.jpg

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, o setup ainda não é o definitivo e algumas coisas ainda lá não estão :(

 

:lol:Aquário principal:

* Aquário de 118 x 44 x 44 (cerca de 210L brutos) em vidro laminado de 5+5mm.

* 2 bombas de circulação de 900L/h.

* 1 bomba de circulação de 1500L/h (total de 5.700L/h incluindo a bomba de retorno).

* 2 lampadas fluorescentes T5 de 54W actinicas (total de 108W).

* 2 lampadas fluorescentes T5 de 54W 6.500 ºK (total de 108W).

* 1 luz nocturna a leds azuis.

* 40 Kg de rocha viva.

* 40 Kg de areia de coral.

 

 

:lol:SUMP:

* Aquário de 55 x 44 x 44 (100L brutos) em vidro de 6mm, dividido em 3 compartimentos.

* 2 Termostatos JÄGER de 125W.

* 1 Escumador interno Aquamedic Midiflotor.

* 1 bomba de ar 200L/h.

* 1 bomba de retorno de 2.400L/h (OR2500).

* 2 lampadas fluorescentes T5 de 24W 6.500 ºK (48W).

* Adição de Kalkwasser gota a gota para repor agua evaporada.

 

:lol: A iluminação poderá no futuro aumentar.

;) A circulação também poderá aumentar.

:lol: Ainda faltam 20Kg de rocha viva, que deve entrar esta semana.

:lol: E 10 Kg da rcha que la está actualmente não é para mim (vai ficar com 30Kg no total).

8) A Luz nocturna ainda irá ser feita.

:arrow: A sump ainda não tem iluminação nem macro-algas.

:arrow: Etc...

:arrow: Etc...

 

Ainda está praticamente vazio, mas já da para ver uma quantidade razoavel de vida... já dá para passar uns bons bocados a olhar para os calhaus e areia.

Para além da vida existente das rochas (esponjas, espirografos, bristol worms, uma pequenissima estrela do mar),há ainda uma pequena xenia branca oferecida pelo membro Hugo Figueiredo (Obrigado Hugo :) ainda está vivinha). 10 nassários oferta do João Soares, que passam o tempo todo enterrados, deixando apenas o "periscopio" de fora.

E 4 Eremitas oferecidos por mim a mim mesmo :)

 

Já dá para me entreter durante as longas semanas de maturação até arranjar novo "folego" (€€€€) para ir aumentando a vida no seu interior

 

Mas qualquer critica/sugestão é sempre bem vinda :D

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Dependendo da carga orgânica que aí puseres, das mudas de água esse escumador chega e sobra.

Eu tive no meu de 200 L um miniflotor, não midi, e estava impecável, tive-o no aquário um ano, estando agora no meu de quarentena de 160 L. Tudo depende do que lá tiveres e do teu esquema de manutenção.

 

António Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É incrivel como um aquario com agua, sal e rocha viva pode ter tanta vida :(

Ora aqui vão 2 exemplos de vida existente nos calhaus :P

 

Não tem mais de 5/6mm :D

856DSCN1271-med.JPG

 

 

Esta não passa dos 10mm :lol:

856DSCN1280-med.JPG

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ora cá vai mais uma pequena evolução (ainda com cerca de 15Kg de RV em "excesso")

Amonia e nitritos a 0.0mg/l e nitratos a 10mg/l a uns dias.

Algas castanhas estabilizaram o crescimento, notando-se até alguma regressão :wink:

Devo andar em maré de sorte :lol:

 

200l_16_11_2005.jpg

 

Algumas macros da ainda pouca vida existente :lol:

foto1.jpg

foto2.jpg

foto3.jpg

foto4.jpg

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ora...

Passadas algumas fases embora normais, mas que não deixam de ser desagradaveis a vista... cá vai uma série de fotos tiradas hoje :lol:

Não coloco ainda uma geral, porque a fase das algas verdes ainda não passou completamente :roll:

 

Alguns dos camarões menos tímidos :lol:

 

Foto 1 - Stenopus

dscn1375.jpg

 

Foto 2 - Lysmata amboinensis

dscn1447.jpg

 

Os restantes não gostam da maquina fotográfica :?

 

Sabelas

Foto 3

dscn1457.jpg

 

Foto 4

dscn1363.jpg

 

Foto 5 - Palythoas

dscn1411.jpg

 

Foto 6 - Zoanthus

dscn1432.jpg

 

Foto 7 - Xenia castanha

dscn1413.jpg

 

Foto 8 - Discossomas

dscn1419.jpg

 

Foto 9 - Actinodiscos

dscn1430.jpg

 

Foto 10 - Pachyclavularia sp.

dscn1421.jpg

 

Foto 11 - Colt (Cladiela):

dscn1437.jpg

 

Foto 12 - O meu grandão Sarcophyton ou Lobophyton?? :?

dscn1427.jpg

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A agora identificada Pachyclavularia sp veio num calhau de rocha viva junto com mais uns quantos corais.

Tratando-se mesmo de Pachyclavularia, é melhor partir o pedaço onde ela está a crescer, porque ao que parece é um coral bastante "agressivo" para os vizinhos. De forma a limitar a potencial área de "ataque".

Certo?

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá César!

 

De facto parece invadido por RV :shock: Julgo que se tirares uns kilos poderás melhorar o layout e também a circulação.

 

Quanto a identificações aqui ficam os meus palpites

 

Foto 5 - Embora sejam da mesma família não são zoanthus, mas sim Palythoas.

 

Foto 9 - Actinodiscus

 

Foto 11 - Cladiella sp. mais conhecido por Colt

 

Foto 12 - Complicado de diferenciar entre sarco e lobo pelo que não arrisco nenhum palpite :)

 

Vejo também em algumas fotos algas do tipo valonia (bolha verde) tenta controlar esta questão, porque podem tornar-se uma praga muito rapidamente.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas bolhas verdes (valonias), até que lhes achava piada, mas actualmente estão reduzidas a cerca de metade. Mas pelos vistos não estou a perdar nada :):lol::lol:

 

Quanto a pedra...

Com os 40Kg iniciais, mais umas pedras "muito vivas" que entraram depois e as enivitaveis pedras que acompanham os corais, devem estar la dentro seguramente entre 40 e 50 Kg.

E como o aquário tem apenas 45Cm de fundo, é dificil conseguir algo de jeito.

Entretanto tenho +/- acertado com um colega de "vicio" o despacho de cerca de 10 Kg de RV. E se mesmo assim ainda estiver um layout um pouco pesado, passo mais uns kilos para a sump :shock:

 

Quero ver se arranjo um layout de jeito o mais rapido possivel, senao daqui a pouco com o aumento de corais vai ser tarefa quase impossível :D

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ao fim de cerca de dois meses de "abestinência" cá entraram mais algumas coisitas bowdown

As foto anteriores voltam a aparecer assim que reinstalar de novo o servidor onde estavam.

 

Ora ca ficam mais 3 fotos de hoje bowdown

 

Este quadriplicou o seu tamanho durante estes 2 mesitos :oops:

discossoma1.jpg

 

Esta par de ocelaris entrou no fim de semana passado (18/02/06)

ocelaris2.jpg

 

E aqui fica uma beldade, que tinha receio de trazer hoje (27/02/06) para casa por considerar um pouco arriscado (€€€€). Mas parece que se deu bem.. 2 horas depois da sua entrada, ja estava bem aberta a Euphilya bowdown

euphilya2.jpg

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá César.

 

Apenas um conselho relacionado com as últimas fotos que colocas. Controla o crescimento da Caulerpa e vai fazendo podas regulares, ou é paparoca natural para o olivaceus?

 

Relativamente ao layout, se me permites a opinião, acho que o monte do lado direito está um pouco artificial. Talvez retirando o calhau que está à esquerda do monte no 2º nível e colocando-o mais para cima perto do vidro do lado oposto.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva...

A Caulerpa esta a crescer numa região so de areia ;) e é para retirar quase tudo para enviar para colegas de vicio :)

Para mim chega a que tenho a crescer na SUMP :D

 

O Olivacius, por acaso gosta bastante das pontas tenras :lol: volta e meia la vai ele dar cabo de mais umas pontas eheheheh

Acho que vou deixar uns pezitos para ele se entreter ;)

 

Quanto ao Layout...

Já deu muitas voltas, e ainda não está bem a meu gosto!!! Vou fazer essa alteração de calhaus para ver se fica com melhor aspecto :D

Obrigado desde já pela sugestão :P

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia :(

Para além da actinica (T5 de 54W) tenho apenas mais 3 lampadas T5 de 54W 6.500ºK

 

Entretanto a bomba que é visivel ao centro foi removida, juntamente com uma das que estavam nos cantos e foi colocada uma Wave Marea de 3.200 L/h :lol:

Ou seja, passou de 4.500 L/h (3 bombas e cerca de 70W de consumo) para 4.700 (2 bombas e cerca de 35W de consumo).

Vai ficar assim durante uns tempos para ver qual será o próximo passo na circulação... ou mais 1 de 3.200 L/h (total de 6.400 L/h) ou 2 de 4.400 L/h (total de 8.800 L/h). Esta ultima hipotese parece-me um pouco exagerada... mas ainda não está descartada.

A ver vamos :?

 

Entretanto a primeira fase do sistema de controlo (que descrevi noutro forum) está quase terminada e deve entrar ao serviço dentro em breve :lol:

aquaplc_28032006b.jpg

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.