Carassius Arautus a boquejar e prostrado ? O que fazer?


Snan

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Tenho uma Oranda (linda :) ) que estou a ver que vai partir, e sinto-me impotente. Sem solução.

 

Apresentava boa saude e começou a comportar-se de uma maneira anormal, nomeadamente passou a estar 98% do tempo á superficie, quase imovel, letargica e reage pouco à comida.

 

Está sempre a boquejar, como se estivesse sempre a comer.

 

Ainda pensei que pudesse ser envenamento quimico (tipo amónia, nitratos, nitritos, fosfatos , etc). Efectuei todos os testes e agua está boa. Não houve nehuma variação de ph, situando-se nos 7,5.

 

A temperatura está regular, controlo com aquecedor a 25ºC.

 

Não apresenta qualquer aspecto anormal.

 

Somente as fezes são longas e avermelhadas.

 

Parti do principio que poderia ser parasitas intestinais e decidi aplicar Sterazin da Water Life. Claro que ainda estou no 1ºDia.

Estou extramamente impaciente, será que estou a medicar correctamente ?

 

Qual a vossa opinião ?

 

Saudações amigas,

 

SNAN

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola Snan

 

fizeste o teste do O2???? talvez seja falta de O2... tenta fazer o teste para ver como está... em todo o caso se tiveres filtro interno puxa-o mais para cima de maneira que possa movimentar mais a água à superficie e claro fazer TPA's sempre ajuda, isto se for falta de O2...

Se for falta de O2 sempre introduzir umas pastilhas de oxigenio de efeito rapido... eu não tenho muita experiencia mas isto tb me aconteceu, os meu peixes andarem a superficie e so no fim de umas poucas mortes é que descobri que o problema era a falta de O2, não sei se contigo será a mesma coisa.. mas aconselho-te a fazer o teste... e espero que o teu peixe fique bom rapido. Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Arabin,

 

Vou de facto efectuar o teste.

Os outros peixes não dão sinais de prostração...

 

No entanto à cautela, só me falta este teste.

 

Saudações amigas

 

SNAN

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Esgalha

 

Na descrição técnica do produto aponta no sentido de parasitas internos.

 

STERAZIN is used or the control of gill and body parasites which cause fish to flick when no symptoms are visible to the unaided eye. STERAZIN will also aid the control of internal parasites such as Round Worm, Thread Worm, and Intestinal Worm. In order to destroy the parasites in all stages of their life cycle you will need to use the product on days 1, 3, 6, 8 and 10. STERAZIN may also be used to aid the sterilisation of aquatic plants and is highly biodegradable.

 

No entanto estou aberto a sugestões.

 

Qual é que costumas a usar ?

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem-me o tamanho da letra .... :wink:

 

Fiz um copy marado...

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim eu sei o que esta la escrito :wink:, mas da experiencia que tenho para intestinais n faz grande coisa. flagyl acho que ainda e a melhor coisa que ja usei, e mostra resultados depressa, principalmente qd dado misturado com a comida

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem a minha ignorância.

 

O que é o Flagyl e onde comprar ?

 

Saudações amigas

 

SNAN

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Flagyl é um medicamento para humanos (e acho que os veterinários também o receitam) para os parasitas intestinais.

 

Podes comprar em qualquer farmácia. São capazes de te perguntar pela receita mas se disseres que é para os teus peixes não te devem levantar problemas.

 

Tens em embalagens de 20 e de 40(acho) comprimidos.

 

A dosagem na água é de 1 comprimido esmagado por cada 40L de água.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lolol.

mas mm em comprimidos tb é..

aquilo e um anti micotico vaginal, se n me engano.

 

a primeira vez que fui a uma farmacia e pedi isso ( estavam la duas gajas a atender ) ficaram a olhar para mim com cara de quem estava a pensar onde e que eu tinha a comichao. qd disse que era apra os peixes ainda fizeram uma cara mais estranha, que ja n consegui ler :)

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O flagyl é um antiparasitário que tem entre outras aplicações a função anti-infecciosa vaginal.

 

Existe em 3 formas no nosso país, em pomada, em comprimidos e em ovulos vaginais.

Só esta ultima forma é que é para uso exclusivo de mulheres.

 

Provavelmente olharam para ti com cara de caso por pensarem que como é usado em infecções vaginais terias andado em "situações estranhas" :)

Na minha farmácia o farmaceutico começou por me perguntar se eu ia trazer receita depois, quando lhe respondi que não, ele lá me começou a dizer que podia pedir ao médico uma receita, etc.

 

Acabei por lhe explicar que nenhum médico me ia passar uma receita porque o flagyl era para tratar os parasitas dos meus peixes, algo que ele desconhecia totalmente que o flagyl poderia fazer. Aproveitei a embalagem para lhe perguntar se seria possivel adquirir só o metronidazol em pó, pois era realmente disso que precisava e que escolhia o flagyl exactamente por esse ser o principio activo do medicamento e fiquei a saber que não... no nosso país só mesmo em flagyl é que se consegue metronidazol.

 

Entretanto fiz umas pesquisas suplementares e descobri que marcas como a seachem comercializam metronidazol em pó. O problema é que o preço no estrangeiro de uma lata de metronidazol fica carote, o que leva a concluir que no nosso país ficará ainda mais caro e quando comparado com os 2,98€ que custam 20 comprimidos de 250mg de metronidazol não sei se valerá a pena o esforço :wink:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O nivel de oxigénio estáva bom.

Deu bons valores o teste.

Inclusivamente tenho um indicador permanente de CO2 da JBL, que me informava de deficit de CO2.

 

Mas à cautela, introduzi uma cortina de ar .

Como já estava a usar o Sterazin, decidi aumentar o fluxo de oxigénio.

Agora só estou a assegurar a desparasitação do aqua principal.

 

O peixe que entretanto isolei num aqua hospital, acabou por morrer. :)

Foi cada vez ficando mias fraco, perdendo o equilibrio até se prostrou para cima.

Ontem com não tinha flagy, houve um amigo meu que me dispensou Furanol da JBL. Mas não fui a tempo.

 

Já agora costumam a usar furanol ? Para que serve concretamente (só sei que é um antibiotico...)

 

 

Desde já quero agradecer toda a vossa disponibildade.

Saudações amigas

 

SNAN

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nuno antunes, ja fiquei mais esclarecido :D.

por acaso tinha ideia que a acçao do flagyl era apenas anti fungica, tipo micoses etc. e sabia tb que era usado como anti parasitico por veterinarios, ou por aquariofilistas :D

 

 

Snan furanol n tem nada a ver com flagyl. o furanol, tal como o bactopur, sao apenas anti bacterianos que nada fazem aos parasitas. metronidazol é para parasitas ( principio activo do flagyl ), e o nipurfirinol ( principio activo do bactopur e do furanol ) é um anti bacteriano.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Curiosamente tenho visto algumas indicações que o uso em conjunto de metronidazol e nipurfirinol acabam por funcionar melhor que em separado.

 

Há também que faça tratamento encadeado... 1 semana de metronidazol e depois quando os peixes começam a comer de novo metronidazol e nipurfirinol na comida.

Parece resultar bem.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em casos mais graves acaba por se tornar imperativo atacar tanto parasitas como ataques bacterianos em simultaneo.

se será menos eficaz n sei, mas resulta.

 

pelo que ja li é seguro até misturar antibiotico, com anti parasitico com anti fungico.

 

mas ai ja tem de ser mm grave :roll:

 

é bastante comum misturar antibiotico com antifungico pois ha certas lesoes externas dificeis de distinguir se sao fungos ou bacterias.

 

convem dizer que aplicando qq medicamento é preciso ter mt cuidado, principalmente ao fazer misturadas. ha medicamentos que actuam melhor se se desligarem os sistemas de filtragem ou bombas de ar TEMPORARIAMENTE, no entanto é so durante mt poucas horas, e convem ter o cuidado de observar os peixes a ver se n ha alteraçoes no comportamento. ao ligar tudo convem certificar que ha oxisnaçao suficiente na agua, pois ha medicamentos que "consomem" o oxigenio existente como por exemplo o formol e outros, e mts deles, senão a maioria afectam o filtro biologico, pelo que n faz mal nenhum andar em cima dos niveis de amonia e nitritos, se bem que nas doses indicadas n afectam ao ponto de destabilizarem o aquario.

 

 

convem sempre ler acerca dos medicamentos e dos principios activos e ha livros que se arranjam em lojas de aquariofilia que ajudam ao diagnostico e manuseamento de medicamentos para n haver catastrofes dentro do aqua.qd n se tem cuidado n morrem da doença, morrem da cura

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a a todos

 

Ora só depois de morrer uma das orandas consegui acertar com a medicação.

 

Afinal o quadro de sintomas mais importante eram os movimentos natatorios errantes, o boquejar na linha de agua, que não era por falta de oxigénio mas por inflamação bacteriana das branqueas do peixe e por consequência então falta de respiração eficiente. Barbatanas encolhidas e o peixe acusava prostração. Sem reacção á alimentação.

 

Abandonei o Sterazin e em 3 dias administrei o Esha200....e voilá o peixe está 5 estrelas a vender saude :roll:

 

Por vezes isto de ser veterinário tem que se lhe diga.

 

Muito obrigado a todos que me quiseram ajudar.

 

Saudações amigas

 

SNAN

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Ainda bem que conseguiste que pelo menos um dos teus peixinhos recupera-se. Segui este tópico com atenção e era para ter sugerido o esha 2000 (comigo tem resultado melhor que os restantes medicamentos), no entanto não sou apologista de me precipitar a medicar os peixes e como já estavas a fazer medicação com o sterazin achei por bem não te confundir mais e quem sabe fazer pior. Para mim o esha 2000 é dos medicamentos que mais rápido actua e e os peixes recuperam mais depressa.

 

É impressão minha ou tens tido uns azares com os orandas? É que se bem me recordo já não é a primeira vez que vens aqui perguntar sobre doenças em orandas... :lol:

 

Cumprimentos a todos. :roll:

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana

 

De facto, não tenho tido sorte desde o inicio de Setembro.

 

Tenho tentado manter 3 Carassius, um Caracol e agora o recem chegado Plecostumus.

 

Tudo começou por erro, no minimo estupido, combinar um Cometa com 2 Orandas, resultando num crescimento rápido do Cometa em detrimento das orandas.

Posteriormente começou a tornar-se agressivo, estando sempre a abocanhar os amigos e gerando uma situação de Stress.

 

Troquei o Cometa (que adorava) por mais 2 Orandas. Mais 2 erros estupidos, não fiz a quarentena, nem nunca descontaminei o aqua. Surgiu um ataque forte de Ictio, e não era por falta de condições de higiene (tenho um filtro Eihem Eco adequado a aquas de 100L) .

 

O erro foi a sobrelotação do aqua de 60L.

 

Nunca se deve combinar peixes de cauda simples com cauda dupla. O resultado é um comportamneto predador.

 

Desta epidemia sobreviveu uma Oranda ( a que o meu filho baptizou de Ricardo) :roll:

 

Uma oranda muito resistente.

 

Destas tristes experiências constatei que muita gente aposta no Protozin para Ictio o que está correcto, mas para Carrassius o melhor tem-se revelado o Stay 1 (Waterlife).

Menos concentrado mas menos tóxico, permitindo que o peixe adeque o sistema imunitário.

Resultados posteriores muito positivos.

 

Tb. optei por estabilizar a temperatura no a a aqua a 25ºC (diminuindo os choques térmicos), a que se assosia o Ictio.

 

Agora por ultimo surgiu esta infecção bacteriana de dificil diagnóstico, comparado com o Ictio. Mas consigo ver luz no fundo tunel.

 

Assim sendo farei a desparazitação com Sterazin de 6 em 6 meses, para manter o nivel de desparazitação ou com Esha2000.

 

De tudo isto constato que por vezes temos que percorrer o caminho mais longo e dificil do conhecimento....

 

custa ver aqueles olhinhos :lol: fecharem-se e dizerem o ultimo adeus...tudo por causa de uma bactéria.... :)

 

 

 

Saudações amigas

 

SNAN

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho muito estranho esse comportamento do cometa em relação aos orandas... :D Digo isto pois neste momento tenho um cometa, um três caudas e um goldfish normal (aqueles laranjas de cauda única mas sem ser longa como o dos cometas) e já os tenho há muitos meses mesmo e nunca houve problemas. Além de que já mantenho estas espécies juntas à pelo menos 3 anos.... Mas cada caso é um caso.

 

Ainda bem que ficou registado as tuas observações dos diferentes medicamentos. Normalmente só vejo aqui as diferentes medicações para discus... :shock: Pode vir a ser muito útil. :)

 

Apesar dos azares iniciais vais ver que agora tudo ficará bem e os teus peixes até vão vender saúde. yikes

 

Boa sorte com o aqua e com os erros (apesar de custar muito eu sei como é :D ) aprende-se sempre.

 

Cumprimentos a todos. :D

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é verdade, estas situaçoes so se aprende passando por elas. tenta comprar um livro sobre doenças que ajuda nos diagnosticos.

 

eu sou apologita de fazer anti biticos e anti parasitas ao mm tempo, primeiro pq qd os parasitas atacam o peixe, este fica fragilizado e invariavelmente da situaçao as bacterias atcam logo.depois pq certos sintomas entre ataca de parasitas e ataque de bacterias sao parecidissimo, e nesta situaçao ( que era nas guelras ) tu so podias ir mm por tentativa, a n ser que com um cotonete fizesses uma raspagem as guelras e com a ajuda de um microscopio concluisses que era realmente ataque bacteriano.

 

mas é como te digo, um livro ajuda mt.

 

o "The new ilustrated guide to fish diseases" de Gerald bassleer ja me ajudou mt.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na altura era mais novato... e provavelmente ajuizei mal.

 

O cometa tinha o hábito de atacar os outros sempre por baixo...com mordidelas consecutivas.

 

Ora atacava um ora atacava outro. Era uma correria dentro do aqua, que até me stressava.

 

A comer o Cometa parecia um tubarão... tinha angulos de ataque rapidissimos e comia a uma velocidade cruzeiro rápida.

 

À noite a personagem não deixava ninguem dormir... :D

 

Ainda falei com ele, para ver se mudava de atitude :P (coloquei num aqua isolado para castigo) mas o rapzinho era irreverente e teimou em ser o predominante e muito territorial...e quanto a isso nem pensar. O meu aqua...é uma republica :)

 

O Esgalha despertou o meu interesse pela bilogogia...vou ter que comprar um micrócópio 8)

 

Vai ser uma farra.....sai daqui douturamento na certa. :lol:

Saudações amigas.

SNAN

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais