Discudepententes (Preciso de opinião)


Antonio Moço

Recommended Posts

Vou montar um aqua de 150cm comunitario mas basicamente discus e algumas plantas.

Queria saber a vossa opinião, estou a pensar: para substrato usar turfa (usada nos bonzais) e argila vermelha . SIM OU NÃO?

em caso NÃO o que aconselham?

- alguns troncos SIM OU NÃO?

- rocha vulcanica SIM OU NÃO?

- CO2 caseiro SIM OU NÃO?

- areia tipo filtro das piscinas SIM OU NÃO? em caso de NÃO que tipo de areia ou areão, cor e tipo de granulado.

- o fundo do aqua com diferentes alturas de "areão" tipo sucalcos SIM OU NÃO?

- plantas - que tipo de plantas se dão melhor com os discus? ( luz, temperatura, ph, etc...).

Desde já obrigado.

Um abraço

A.Moço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quanto á turfa e à argila vermelha no substrato não te posso ajudar. Mas nas outras coisas posso.

Eu acho que devias por troncos, 1º porque te acidificam a àgua de uma forma natural e ficam muito bem no layout. A rocha vulcânica também podes por se quiseres não te afectará o pH pois é uma rocha vulcânica. Quanto ao CO2 o caseiro sai mais barato e faz o mesmo que os outros. Aqreia tipo filtro de piscina também podes por se quiseres já vi em muitos aquários com Discus e acho que não há problema, quanto ás alturas diferentes do areão podes também fazer pois há plantas que precisam de uma altura maior do areão do que outras. Quanto ás plantas

podes por estas:

 

Anubias barteri ''coffeefolia''

 

Anubias barteri var. angustifolia (''afzelii'')

 

Anubias barteri var. barteri

 

Anubias barteri var. caladiifolia ''1705''

 

Anubias barteri var. nana

 

Anubias heterophylla

 

Crinum calamistratum

 

Crinum natans

 

Crinum thaianum

 

Cryptocoryne beckettii

 

Cryptocoryne beckettii ''petchii''

 

Cryptocoryne cordata (blassii)

 

Cryptocoryne crispatula var. balansae

 

Cryptocoryne pontederiifolia

 

Cryptocoryne undulata

 

Cryptocoryne walkeri (lutea)

 

Cryptocoryne wendtii ''brown''

 

Cryptocoryne wendtii ''green''

 

Cryptocoryne wendtii 'Mi Oya'

 

Cryptocoryne wendtii 'Tropica'

 

Cryptocoryne x willisii

 

Cryptocoryne x willisii ''lucens''

 

Echinodorus 'Ozelot'

 

Echinodorus 'Ozelot' (Green)

 

Echinodorus bleheri

 

Echinodorus parviflorus 'Tropica'

 

Hydrocotyle leucocephala

 

Hygrophila corymbosa ''Siamensis''

 

Hygrophila corymbosa ''Siamensis 53B''

 

Hygrophila polysperma

 

Hygrophila polysperma ''Big leaf''

 

Microsorum pteropus ''Narrow''

 

Microsorum pteropus ''Undulata''

 

Microsorum pteropus

 

Microsorum pteropus ''Philippine''

 

Microsorum pteropus ''Red''

 

Microsorum pteropus 'Tropica'

 

Microsorum pteropus 'Windeløv'

 

Riccia fluitans

 

Sagittaria subulata

 

Vallisneria americana (gigantea)

 

Vallisneria americana (natans)

 

Vallisneria americana var. biwaensis

 

Vallisneria spiralis ''Tiger''

 

(esta lista de plantas foi tirada do site da tropica --> www.tropica.com)

 

Espero ter-te ajudado

:twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, filho da escola.

Tu sabes que não sou “discusmaniaco”, mas aqui vai a minha opinião.

- Troncos simmm.

- Rocha vulcânica: se queres mesmo por rocha não tem problema, mas na zona onde queres por as rochas mete antes + troncos, fica um “Layout” mas natural.

- CO2 caseiro ou químico, (sim porque os CO2 de reacção química que vendem nas lojas são iguais aos que nos fazemos em casa, vêm é numa embalagem bonita), fazem bem o papel de fornecer CO2 às plantas, mas investiga bem a receita que vai utilizar e nunca te esqueças da válvula anti-retorno porque a reacção quando chega ao fim vais chupar água do aquário para o recipiente e isso pode ser uma inundação dentro de casa.

- Areia dos filtros de piscinas Sim por vários mutivos, 1ª é mais barata, 2ª não altera a água, o único deferto é ser muito clara, areia mais escura realça mais as cores.

- Socalcos dá um efeito espectacular mas vais ver que não é nada fácil de se fazer.

-Plantas: Já te deram uma lista bem grande para escolheres, dessa lista vou destacar 2 que para além de decorativas são de alguma utilidade num aquário de Discus.

- Vallisneria americana (gigante) retira calcário da água e os discus agradecem.

- Hygrophila polysperma – em grandes quantidades acidificam a água e à quem diga que impedem o aparecimento de fungos.

Mas ainda em relação às plantas, vais ter que encontrar um equilíbrio, por exemplo se vais manter os Discus acima dos 30ºC, eles vão crescer que é uma maravilha, mas plantas esquece, nem as anubias se vão aguentar lá muito tempo. Se queres montar um aquário com um “Layout”, minimamente bem plantado vais ter que optar ter os Discus a 27ºC, mas mesmo assim vais ter escolher muito bem as plantas que vais lá por. A maioria das plantas a que temos acesso nas lojas não aguenta muito tempo a 27ºC.

 

No sub-forum das plantas pergunta aos expert que plantas usam com os discus.

 

Um abraço até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Só mais um toque, pessoal, para acrescentar ao que já aqui foi dito:

 

Turfa no filtro: amarelece um pouco a agua,e acidifica-a;

Quanto ás rochas vulcanicas: não! põe troncos, pois além de ficar mais bonito, a rocha pode provocar feridas maiores nos animais, caso estes se rocem nelas....

 

Abraços

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi outras vez

Esqueci-me aqui de dizer uma coisa.

Em relação ao substrato, o que tu referiste é o de eu uso para plantar as plantas nos buracos dos troncos, faço uma massa com o substrato dos Bonzais e argila, uso a cinzenta, encho o buraco e planto, ( aconselho este método para as anubias e os Fetos de Java ou Bolbitis), para o substrato do fundo uso outro tipo de fertilizante, mas é muito escuro visto que queres usar areia clara existe uma marca muito conhecida que tem um fertilizante que dá para por com essa areia e praticamente nem se nota, é quase do mesmo tom, a marca é …. Isto custa-me para caraças, andar a fazer publicidade a esses gajos que nem se dão ao trabalho de meter instruções de uso em português, como é de lei, eu deixei de comprar os produtos deles só por isso. Eu comprei material em Singapura e qual foi o meu espanto, eles lá metem instruções em português, é curioso no mínimo um país da EU, estar-se burifanto para nos Tugas e um país nos confins do Oriente lembrar-se que o português é mais falado que o FRANCÊS.

Desabafo aparte cá vai: Substrato fertilizado da JBL.

Fica bem

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que o melhor areão é o escuro(preto)

Sim deve ter troncos e umas quantas plantas( bem plantado de preferêcia)

O CO2 é fixe(tenho o caseiro),alimenta as plantas e faz descer o PH(manter o PH +ou- a 6,5).

Não povoar o aquário demasiado.

Ter uma boa iluminação para que exista fotossintece.

Uma boa filtrajem e oxigenação

Espero ter ajudado, um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

na minha modesta opinião, surje uma duvida. Qual vai ser a prioridade? Discus ou plantas? Nada tenho a acrescentar às opiniões já referidas, excepto o não à rocha vulcanica, usar só troncos! De referir tambem que para uma boa manutenção de discus é fundamental, uma aquario (150x60???x50???) espaçoso, boa qualidade da água, não me estou a referir ao PH e Dureza, mas sim amónia, nitritos e nitratos, é necessário um aquario fácil de manter e bem filtrado, água bem oxigenada, e de certeza que tudo corre bem. As valisnérias aguentam-se bem aos 30 graus, mais do que isso já não gostam muito.

 

Carlos Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais