Nishikigoi - bakki shower e outros temas de Kois


Recommended Posts

Caros koiistas

 

É com alegria que descubro não ser o único entusiasta do mundo dos Kois em Portugal. Penso ter já ter conseguido ler quase todos os temas sobre Kois deste fórum.

 

Há 7 anos que tenho kois.

 

Tudo começou com um pequeno lago de pvc de 1 metro premoldado, e com a compra de um Hikarimono Ogon (na altura ainda não sabia o que era). Rapidamente percebi que era insuficiente.

Então parti para outro projecto. Escavar o solo e fazer um lago de 3x3 em tela (Liner) de pvc. Aqui e por ignorância alguns erros aconteceram. O lago só tinha 50 cm de profundidade. Coloquei filtros (Trickle towers) por mim idealizados e fiz um pequeno riacho com uma cascata. Estava tudo bem até ao momento em que resolvi estragar o equilíbrio com a introdução de um casal de patos mandarim que me poluíram a água e de algumas galinhas para pincelarem de cor o jardim. À conta da pincelada tive uma explosão de ratos que comiam a tela e a comida das galinhas. Quase perdi os meus kois que eram três na altura; é que eles não se deram bem com a falta de água.

De novo meti mãos à obra despachei os patos e as galinhas e fiz três lagos em cimento. A ideia era, a água saía do lago grande passava pelos filtros escorria para um riacho, desaguava num lago redondo com diâmetro de 1 m com jacintos de água, seguia para outro com 2.5 metros de diâmetro e 50 cm de altura, que tinha elodeas, jacintos, nenúfares, papiros do Egipto e carassius. Este por sua vez desaguava num pequeno riacho que acabava numa cascata que caía no lago principal de 3.5x3.5 e 90 cm de profundidade.

Foram três anos espectaculares com aguas sempre limpas e seis kois satisfeitos. 2 Hikarimono Ogon 1 Kohaku Tancho, 1 asagui e 2 orenji (laranja sem espécie definida). A pouco e pouco os carassius começaram a reproduzir-se que nem loucos e a cair no lago grande, as paredes de cimento resolveram começar a rachar e eu a emendar. Tanto racharam que tive este mês de partir para outra.

Fazer um lago temporário reserva 2.5x1.2x.65 onde colocar os Kois. Vender a uma casa de aquários da zona os cerca de 40 carassius e partir para um lago a sério.

No lago temporário como filtros terei:

Um vortex

Três caixas de madeira de 1x0.30x0.30 estilo bakki showers (http://www.yumekoi.com/bakkishowers.html) e como media filtrante...

Tenho dúvidas e agradeço ajuda.

Leca! Será tóxica?

Pedra vulcânica miúda! Onde encontrar tanta quantidade de preferência em Lisboa?

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

A leca é argila e até há quem a use como filtro, portanto não é de modo nenhum toxica. Arranjar areão a bom preço é melhor procura-lo nos , AKI´s, Mestre Maco´s etc. Não sei é se arranjarás o areão de rocha vulcânica.

É obvio que aprecias os teus Kois, mas não consideraste em ter outras especies, e há muitas que apreciam o nosso clima, e que são muito menos exigentes e dão menos trabalho que os Koi?

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo José – APC

 

Muito obrigado pela dica da leca, caso não consiga arranjar rocha vulcânica miuda vou optar pela leca.

Realmente tens razão, quando falas noutras espécies que se dão bem nosso clima. Carpa comum, achigã, bogas, carassius, inclusive os gupies, espadas, platy’s, betta Splenden etc. Além dos Kois também sou aquariofilista e neste momento com aquários tipo holandês (Mais Plantas que peixes).

Mas para mim há uma grande diferença entre ter um simples lago de peixes e um bom lago de Kois com todas as dificuldades inerentes. Mas são essas mesmas dificuldades que tornam o desafio bem mais recompensador.

Já agora e a propósito de desafio, o próximo lago que vou fazer será exclusivamente para kois será em butílio ou EPDM, com 1,5 de profundidade por 10 metros de comprido e três metros de largo. Com sistemas de filtragem mais complexos, comedouros automáticos Kishi Koi Feeder http://www.kichisystems.com/ se quiser ver um filme interessante http://www.koikit.biz/kichi_buffet.wmv , etc.

 

Um abraço

José Cunha

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola, eu tambem adoro kois,e é com grande alegria que encontro mais pessoas interreçadas nos kois. Eu ja aqui postei algo, para me informarem sobre onde posso comprar kois de boa qualidade e de varios tipos, ja algo adultos, o panorama nacional de lojas não esta muito explorado. Gostava de saber onde conseguiste os teus kois, e que devo eu fazer e onde comprar, ja que tenhu um lago mesmo a esperinha deles. Ja agora era engraçado se aqui postasses umas fotos dos teus kois. Abraço

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Decidis-te muito bem ao optares por esse tipo de filtros, ja tinha falado sobre eles aqui no forum, são realmente maravilhosos.

Vais fazer as caixas em madeira???????, isso não irá apodrecer, era secalhar preferivel um material mais duradouro.

Vais optar por plantar cada um dos compartimentos????, para que as plantas te retirem nitratos. Tens alguns generos de plantas que tambem retiram metais pesados, como é o caso dos Phragmites sp., Typha sp.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vitlated

 

Quanto à questão sobre onde comprar Kois é a seguinte:

 

Kois de qualidade em Portugal nunca vi. Talvez hajam mas eu desconheço.

Os meus foram comprados há alguns anos na Malveira saloia mas estão longe de ser bons Kois. Falha de definição cromática e no desenho e falta também o tamanho que tem a haver com os seguintes factores:

Genética, tamanho e profundidade do lago, filtragem, oxigenação e alimentação. Se todos estes forem bons então os peixes terão tendência a crescer bastante, mas se geneticamente forem fracos nunca terão os mesmos índices de crescimento.

 

Kois de qualidade são caros. Não consegues comprar nenhum por menos de 150 euros e nestes a qualidade é bastante duvidosa. Porquê que os Kois bons são muito caros? Porque os verdadeiros criadores fazem selecções extremamente apuradas criam milhares para só aproveitar alguns e este têem de viver com o criador no minímo um ano, pois para se ter a certeza que se está a comprar um bom exemplar este terá de ser adulto. As cores de um Koi sofrem modificações durante o seu crescimento. E tudo isto tem custos altíssimos.

 

Os meus conselhos são:

 

Poderás adquirir aqui em Portugal alguns (2 ou 3) Kois de qualidade fraca, mas atenção com aspecto saudável, para testar do teu lago.

 

Mais vale ter dois ou três bons Kois, do que uma dúzia de peixes fracos.

 

A comprar, compra em Inglaterra é de longe o país na Europa mais desenvolvido no hobby do Koi.

 

Se puderes, (pois a anuidade é cara) faz-te sócio na BKKS (British Koi Keepers' Society) http://www.bkks.co.uk/ que é uma quota de, mais ou menos, 75 euros por ano e enviam-te uma revista mensal entre outras informações e benesses.

 

Outra hipótese é ires ao fórum http://www.koichat.com/ e pedires conselhos sobre bons criadores localizados na Inglaterra.

 

Em seguida envio-te alguns sites com venda de Kois.

 

Kois de qualidade

http://www.yumekoi.com/index.php?fuseactio...haku&age=&sex=E

 

http://www.keirinponds.com/cda/page1.php?s...pe=showcategory

 

http://www.yamakoshi.com/

 

Kois baratos de proveniência incerta

 

http://www.madaboutkoi.com/cgi-bin/dcforum...&conf=DCConfID1

 

http://www.koi-uk.co.uk/koi_for_sale_page1.htm

 

http://www.kois-weare.de/

 

Estes são os concelhos que eu vou seguir quando o meu lago novo estiver pronto.

 

Quanto às fotos dos kois não tenho nenhuma decente mas quando fizer a transferência para o lago temporário fotografo-os e coloco-as aqui. Provavelmente só dentro de duas semanas, entretanto envio fotos do lago antigo a descontinuar e do lago temporário que ainda não está pronto, faltam os filtros.

 

Já agora dá-me informações sobre o teu lago.

 

Um abraço

José Cunha

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui Correia

 

 

Compreendo as reticências em relação à madeira. Mas se esta for de pinho verde e se estiver sempre molhada é praticamente indestrutível. Basta pensar que a baixa Lisboeta e Veneza estão assentes em traves de madeira sempre húmidas ou alagadas e os prédios ainda lá estão. Outra benesse é que é fácil e barata de trabalhar.

Ver http://jornalpraceta.no.sapo.pt/Esquem.htm “A construção de caves nalgumas zonas do subsolo já puseram a descoberto algumas das estacas em madeira em que está assente a Baixa Pombalina. Especialistas como a engenheira Maria de Lourdes Alvarez defendem que essas estacas em pinho verde têm de estar mergulhadas em água. Secas, apodrecem, pondo em risco a segurança dos edifícios. Opinião partilhada por Ribeiro Telles.”

Quanto às plantas além de esteticamente bonitas, realmente também ajudam a eliminar alguns nitratos e metais pesados. Tens razão as melhores são as Phragmites australis e as Phragmites sp. quanto às Typha sp. não conhecia. Obrigado pela dica.

Estas plantas são usadas nos sistemas de esgotos ecológicos. O problema é que requerem mais espaço do que o filtro comporta (cerca de 1000 por metro quadrado).

Ver exemplos de etar:

http://www.etarplan.pt/

http://www.abydoz.com/tech01.html

Outro problema é onde ir buscá-las?

De qualquer forma este tipo de filtro tem uma imensa capacidade de depuração de nitritos e nitratos, não sendo necessário a utilização de plantas.

 

A media filtrante que arranjei foi leca moída com cerca de 3 a 4 mm de tamanho. Só espero que não tenha nenhum tipo de toxicidade. Em termos de superfície de filtragem é melhor do que a pedra vulcânica. Vou fazer um teste de stress durante três a quatro semanas onde irei introduzindo semanalmente cerca de 10 carassius até um máximo de 30 a 40 carassius durante este tempo irei analisando a água e só após as análises serem satisfatórias é que colocarei os Kois.

 

Um abraço

José Cunha

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigadissimo pelos teus concelhos muito bons. Muito obrigado conseguiste dar muitas luzes em relação aos kois, porque ate aqui sabia muito pouco deles. Eu vou investigar nesses licks que me desde, e entao vou decidir o que fazer. Tenhu que pensar o que fazer, e no $$ que tenho disponivel para os kois, ate porque eu tenho aquarios e é neles que tenho investido mais.

Para te dar uma ideia do meu lago, vou falar-te um pouco dele. O meu lago tem cerca de 10x10x1m, e tem agua de nascente, o que me permitia ter bem a pouco tempo trutas. O meu lago tem cerca de 10 anos ou mais de idade, e ja por la passaram muitos peixes plantas, e outras aventuras. Peixes que mais pareciam tubaroes pelo seu inorme tamanho, ate as mais miniaturas que la nasceram. O meu lago ja teve cerca de mais de 500 peixes detro dele, quando tive trutas com cerca de 5cm a la crescerem, ate ficarem com 50 cm. Ao longo dos anos sufreu algumas modificações, quer de profundidade que de tamanho. Neste momento tenho mais de 10 achigas dentro dele, que estao fantasticos. Imagina tu que se alimentao de farinha para trutas, o que não e nada abitual, uma vez que estes sao peixes carnivoros, e essensialmente alimentam-se de alimento vivo. Como se alimentao de farinha o seu crescimento tem sido brutal. Neste momento não sei se te posso confirmar, mas penso(se ainda esta vivo) um esturjão tambem, mas ja a algum tempo que não lhe ponho a vista em cima, mas é bem possivel porque as folhas e a vegetação permite que ele se refugie muito bem, tal como ele gosta.So tenho pena de nao ter trutas nem barbos nem escalares nem bogas neste momento uma vez que a algum tempo tive uma comtaminação das aguas no lago, e murreu-me cerca de 80 % dos peixes, foi o caos! É o aspecto menos positivo de ter aguas que renovam o lago. Quem sabe ainda ponho aqui algumas fotos para poderem ver o lago.Enquanto isso era engraçado se pusesses aqui fotos da evolução da contrução do teu lago,é sempre muito intereçante.

abraço e vai dando noticias

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá vitlated

 

Realmente tens um lago invejável em tamanho e em água corrente. O teu maior problema é a poluição da fonte. Essa poluição é proveniente da tua propriedade e como tal previsível, ou é de origem desconhecida?

No primeiro caso não terás grandes dificuldades de a evitar pois bastaria fazer um ramal de derivação e evitarias os danos. No segundo caso é bastante problemático, o que poderias fazer, era uma pequena etar e depois aproveitares as águas da mesma.

http://www.abydoz.com/system_profile.pdf http://www.abydoz.com/projects/broad_cove.html

Ou fazeres um ramal de derivação e só encheres o teu lago após analise da água.

 

Não fosse o problema da poluição e diria que estarias perto de ter as condições ideais para criares Kois de qualidade. Falta-te um pouco mais de profundidade para ser ideal e se possível uma grande cascata a desaguar num riacho que por sua vez iria para o lago. A razão da cascata tem a finalidade de contribuir para a oxigenação da água mas atenção esta não deve desaguar directamente no lago daí o riacho. Os kois não apreciam águas muito mexidas.

 

De qualquer forma não esmoreças pois a carpa é bastante mais resistente do que a truta, apesar de como qualquer ser vivo não admite venenos.

 

Parabéns pelos teus achigãs que apesar de sair um pouco fora deste fórum conseguiste um feito dificílimo, alimentar estes peixes a base de farinhas, é de se tirar o chapéu, muitos criadores nos Estados Unidos gostariam de conhecer o teu segredo.

 

Manda fotos do teu lago.

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vitlated

 

Infelizmente as fotos que puseste não estão visíveis.

 

Amanhã se possível porei as fotos dos filtros bakki showers. Já estão a funcionar à duas semanas. Está tudo OK. As análises da água estão com níveis excelentes. O comportamento dos peixes comparativamente com os do lago antigo, alterou-se estão bastante mais activos e com mais apetite.

Até ao momento estou muito contente com os resultados.

 

Um abraço

José Cunha

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
  • 4 meses depois...

Após alguma ausência, aqui estou de novo. Conforme prometido a alguns de vós (especialmente à Lili e ao TioAyres) finalmente consegui arranjar um tempo para fazer umas páginas e colocá-las na web. Ainda não estão todas as páginas nem todas as imagens, mas já é um começo.

 

Estes foram os primeiros temas escolhidos para o site.

 

Introdução (feito)

Lago antigo (feito)

Lago temporário (feito)

Lago das escadas (em construção)

Lago novo (em construção)

Filtros (em construção)

 

O endereço para ver as fotos é:

 

 

http://www.mofeliaf.com/Kohaku/index.htm

 

 

Aguardo os vossos comentários e dúvidas.

 

Até já

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro José Cunha,

 

Que beleza, e que maravilha os seus lagos e tb as respectivas envolventes, são sem duvida uma referencia para nós amantes das kois e dos lagos e sem duvida nenhuma uma magnifica fonte de inspiração, os meus sinceros parabens, e se o lago temporário é como é, só posso imaginar como será o principal, continua a manter o pessoal informado das actualizações e vou ver se consigo fazer mais umas fotos do meu laguinho.

 

Já agora e por curiosidade, como se chama a zona onde tens osteus lagos e que parte do brasil é ??

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cara Lili

 

Muito obrigado pelas suas atenciosas palavras. Perdoem-me fazer-vos esperar pelo visionamento do lago principal mas este será o último a colocar na net. O lago principal é o que tem mais imagens e dará mais trabalho.

 

Quanto à zona onde estão os meus lagos, não é no Brazil mas sim em Portugal, a 20 Km de Lisboa na Malveira saloia. Obrigado pelos elogios e por ter achado a zona tão bonita.

 

Cumprimentos

José Cunha (Kohaku)

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros koistas

 

Aqui estou de novo, pois fiz umas alterações ao meu site e acrescentei mais um lago. Este lago foi dedicado aos cometas que não quiz

vender.

 

http://www.mofeliaf.com/Kohaku/index.htm

 

Agradeço comentários, criticas e dúvidas.

 

Obrigado pela vossa visita.

 

Cara Lili errar é humano. Só não erra quem não faz.

 

 

Home.jpg

 

 

Cumprimentos

Kohaku

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá a todos, tenho à algum tempo um aquaário e adorava construir um aquário, por isso anda a pesquisar umas coisas.

 

A ideia do filtro apresentada pelo kohaku parece mesmo mt boa, que tipo de bomba se deve usar para um filtro desses?

 

Obrigadoi pelas fantásticas dicas e pelas imagens lindas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NeonLda escreveu:

“Olá kohaku, em primeiro lugar obrigado e parabéns pelos muitos contributos dados ao fórum.

Estou a pensar utilizar um tanque dos meus pais com 3200 litros de capacidade e fazer um lago, a ideia dos Trickle towers parece mm muito boa, mas fiquei com uma dúvida.

K bomba usar para o filtro, no fórum falaram de uma bomba de máquina de lavar roupa, isso serve, ou é preciso comprar uma daquelas bombas, tipo da heim? “

 

 

Qualquer bomba com um débito de 3200 litros hora em princípio serve. Atenção ao consumo escolha aquela que tiver menos consumo. De preferência escolha também uma bomba com entrada tubular de água em vez daquelas que têm depuração própria de detritos. Esqueça as bombas caseiras tipo máquina de lavar roupa ou máquina de costura, etc. Não fazem o trabalho, dão muito trabalho e são muito caras em termos de consumo.

 

No meu caso para o lago grande de 23.000 litros a bomba escolhida foi uma Red Devil 14 com um débito 14000lph/3222gph e um consumo de 127 W com o máximo de altura de 4m. http://www.absolute-koi.com/pumps/red_devil.html

 

Vejo o meu tópico de Qui Jun 22, 2006 5:52 pm

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...d418bc5ba0ef500

 

 

Aqui vai um site com muitos tipos de bombas e suas referências talvez o ajude a escolher.

 

http://www.webbsonline.com/catalog/pumps/index.html

 

Cumprimentos Kohaku

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Olá Caros Koi Aficionados...

 

Tenho andado um pouco afastado dos kois, mas eis que surgiram uns bons exemplares em Portugal, e isso levou-me a mexer da perna.

 

Finalmente Kohaku parece que consegui arranjar algo de alguma qualidade.

 

Não sei ate que ponto estou perante os nishikigois, no entanto são peixes com cores defenidas e o melhor de tudo, exemplares grandes.

 

Defronto alguns problemas, é que queria aproveitar a oportunidade rara de os ter disponiveis para compra, e por isso queria os comprar todos...Mas infelizmente o lago ainda tem os velhos amigos Achigãs, e infelizmente eles estão bem maiores...

 

Estou a pensar fazer algo de qualidade, e melhar o lago o maximo que posso.

 

Estou quase a decidir-me por fazer/comprar um filtro Bakki Showers , bem como outro equipamento adicional...

 

O lago passou por uma fase de incrivel beleza no passado verão, onde transformei o lago num viveiro de plantas, tal como os aquarios plantados que tanto gosto. O resultado foi muito bom, a todos os niveis. O lago sem qualquer sistema de filtragem ficou com agua cristalina. A razão foi o facto de ja não ter luz directa a incidir no lago. Uma plantação vasta de Heteranthera Zeosfila, Limphola Aromatica, Rotala Rotundifolia, Eustralis Stallata, entre outras.

 

Usei Caixas plasticas perfuradas, invertidas, a prender as plantas, elas cresceram e surgiram pelos buracos das caixas.

 

O crescimento das plantas tornou-se quase incontrolavel, e tomei medidas. Infelizmente o lago voltou a ter luz directa do sol, e surgiu o declinio.

 

Neste momento estou com um novo plano, mais duradouro, com plantas escolhidas especialmente para os fins, pois a experiencia feita resultou em pleno.

 

Em breve vou postar fotos...

 

Peço ajuda aos membros, para me darem alguma informação extra, com links de sites.

 

Ou seja, procuro sites com a melhor informação do mundo acerca de lagos para kois, e fundamentalmente fotografias de lagos,e de exemplos a seguir.

 

As fotos são importantes e inspiradoras. Por outro lado um forum mais especifico apenas sobre lagos de kois era intereçante, isto porque infelizmente o nosso pais não é tão forte nessa area como nos aquarios.

 

cumprimentos a todos

 

Obigado

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros koiistas

É com alegria que descubro não ser o único entusiasta do mundo dos Kois em Portugal. Penso ter já ter conseguido ler quase todos os temas sobre Kois deste fórum.

Há 7 anos que tenho kois.

Tudo começou com um pequeno lago de pvc de 1 metro premoldado, e com a compra de um Hikarimono Ogon (na altura ainda não sabia o que era). Rapidamente percebi que era insuficiente.

Então parti para outro projecto. Escavar o solo e fazer um lago de 3x3 em tela (Liner) de pvc. Aqui e por ignorância alguns erros aconteceram. O lago só tinha 50 cm de profundidade. Coloquei filtros (Trickle towers) por mim idealizados e fiz um pequeno riacho com uma cascata. Estava tudo bem até ao momento em que resolvi estragar o equilíbrio com a introdução de um casal de patos mandarim que me poluíram a água e de algumas galinhas para pincelarem de cor o jardim. À conta da pincelada tive uma explosão de ratos que comiam a tela e a comida das galinhas. Quase perdi os meus kois que eram três na altura; é que eles não se deram bem com a falta de água.

De novo meti mãos à obra despachei os patos e as galinhas e fiz três lagos em cimento. A ideia era, a água saía do lago grande passava pelos filtros escorria para um riacho, desaguava num lago redondo com diâmetro de 1 m com jacintos de água, seguia para outro com 2.5 metros de diâmetro e 50 cm de altura, que tinha elodeas, jacintos, nenúfares, papiros do Egipto e carassius. Este por sua vez desaguava num pequeno riacho que acabava numa cascata que caía no lago principal de 3.5x3.5 e 90 cm de profundidade.

Foram três anos espectaculares com aguas sempre limpas e seis kois satisfeitos. 2 Hikarimono Ogon 1 Kohaku Tancho, 1 asagui e 2 orenji (laranja sem espécie definida). A pouco e pouco os carassius começaram a reproduzir-se que nem loucos e a cair no lago grande, as paredes de cimento resolveram começar a rachar e eu a emendar. Tanto racharam que tive este mês de partir para outra.

Fazer um lago temporário reserva 2.5x1.2x.65 onde colocar os Kois. Vender a uma casa de aquários da zona os cerca de 40 carassius e partir para um lago a sério.

No lago temporário como filtros terei:

Um vortex

Três caixas de madeira de 1x0.30x0.30 estilo bakki showers (http://www.yumekoi.com/bakkishowers.html) e como media filtrante...

Tenho dúvidas e agradeço ajuda.

Leca! Será tóxica?

Pedra vulcânica miúda! Onde encontrar tanta quantidade de preferência em Lisboa?

Caro Kohaku,

Cahmo-me Marcelo, no forum username magisi, vivo nos Açores e estou há pouco tempo no forum, tenho acompanhado os seus projectos de perto que tem-me dado ideias excelente para a construção de um lago para carpas Koi atras da minha futura casa que termina em Agosto de 2007, estou amadurecendo a ideia e brevemente irei lançá-la no forum para poder aprender cada vez mais. Bem em relaçã a sua questão dado que vivo numa ilha de origem vulcânica tenho possibilidade de arranjar-lhe a pedra vulcânica miúda, que alem de ser altamente porosa, que permite reter grandes quantidades de residuos é atóxica, ous seja, ´não prejudica a toxicidade da agua nem do meio, ou seja, é um belo filtrante.

Caso queira contactar-me 968226133 para mais informações estou disponível.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Caro Vitlaled

 

Vitlaled escreveu “Não sei ate que ponto estou perante os nishikigois, no entanto são peixes com cores defenidas e o melhor de tudo, exemplares grandes.”

 

Onde arranjou esses Kois que fala? È numa loja ou alguém particular ou é importado?

 

Atenção, quando os trouxer veja se consegue colocá-los de quarentena. Tente garantir que não têm KHV ( Koi Herpes Vírus).

 

Quanto aos achigãs, se conseguir colocá-los numa charca ou açude de algum amigo, faça-o. Pois carpas e achigãs quando adultos dão-se bem, mas esqueça conseguir ter bebés.

 

Força com esse lago e fazer o maior que conseguir é uma óptima aposta. Mas tenha em atençaõ que quanto maior mais despesas em filtragem.

 

Vitlaled escreveu “Estou quase a decidir-me por fazer/comprar um filtro Bakki Showers , bem como outro equipamento adicional...”

 

Eu estou muito contente com a performance do meu se fizer um e se tiver jeito para trabalhar em fibra de vidro faça em fibra senão pode fazer como os meus em madeira. Têm o inconveniente de serem muito pesados.

 

 

É sempre uma excelente ideia ter plantas num lago. Mas devem estar á prova de Kois.

 

Força com essas fotos...

 

Vitlaled escreveu “Peço ajuda aos membros, para me darem alguma informação extra, com links de sites.”

 

Lagos de kois com plantas é provavelmente a zona da Net mais fraca. Existem alguns mas ainda não descobri nada realmente bom.

Aqui vão alguns links:

http://www.raleighlandscape.com/Watergarde...Koi%20ponds.htm

http://www.ppwgs.org/index.php

http://www.loriswebs.com/jerryskoi/index.html

http://www.koicymru.co.uk/

http://www.firestonebpe.com/lining/_en/

http://www.usakoi.com/cat167.html

 

 

Vitlaled escreveu “As fotos são importantes e inspiradoras. Por outro lado um forum mais especifico apenas sobre lagos de kois era interessante, isto porque infelizmente o nosso pais não é tão forte nessa área como nos aquários.”

 

Acho extremamente interessante e útil a ideia de dividir o fórum de LAGOS, CARPAS E PEIXES DE ÁGUA FRIA que poderia ficar dividido em:

 

.Kois ou Nishikigois Questões Gerais

.Construção de:

......Lagos para Kois

......Lagos decorativos

.Peixes de água fria.

 

Fica aqui mais uma opinião favorável.

 

Amigos koistas e senhores administradores do forúm o que acham da ideia do Vitlaled?

 

Cumprimentos

Kohaku

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Kohaku,

Cahmo-me Marcelo, no forum username magisi, vivo nos Açores e estou há pouco tempo no forum, tenho acompanhado os seus projectos de perto que tem-me dado ideias excelente para a construção de um lago para carpas Koi atras da minha futura casa que termina em Agosto de 2007, estou amadurecendo a ideia e brevemente irei lançá-la no forum para poder aprender cada vez mais. Bem em relaçã a sua questão dado que vivo numa ilha de origem vulcânica tenho possibilidade de arranjar-lhe a pedra vulcânica miúda, que alem de ser altamente porosa, que permite reter grandes quantidades de residuos é atóxica, ous seja, ´não prejudica a toxicidade da agua nem do meio, ou seja, é um belo filtrante.

Caso queira contactar-me 968226133 para mais informações estou disponível.

 

Olá Marcelo

Muito obrigado pela sua oferta, mas já me desenrasquei com a leca em vez da pedra vulcânica, de qualquer das formas é sempre bom saber onde nos podemos dirigir para obter pedra vulcânica. Quanto ao seu projecto, força e qualquer apoio que necessite cá estaremos para o ajudar no que for possível.

 

Cumprimentos

Kohaku

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá Sr. José Cunha,

Sou Fernando Gaspar, Professor de Matemática e vivo na região autonoma da Madeira.

Gostei muito dos seus lagos e da sua disponibikidade para ajudar os demais. Bem haja! Também gosto muitode kois razão pela qual construí um lago acerca de 3 anos. Tenho 2 kois com 52cm (lindos) e 5 com cerca de 42cm. Tenho alguns 15 cujos comprimentos deverão variar entre os 14 e os 22cm. Queria enviar algumas fotos mas não sei como. Agradecia que me ajudasse. Se possível também gostaria que me desse um ou mais endereço electrónico de lojas onde podesse comprar ração e produtos de proteçao, como seja o SERA KOI PROTECTE E O BIOCLEAR ou similar. Como deve ter notado é a primeira vez que acedo a este FÒRUM. Estou muito feliz por ter descoberto esta página.

O meu e-mail é:

fernandoeluisa@aeiou.pt

Muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais