(Re) Iniciação ao mundo da Aquariofilia


Visitante

Recommended Posts

Olá a todos ;)

 

Desde já um Feliz Ano Novo para todos!

 

Há uns três anos comprei um aquário e teve a funcionar durante um ano e meio com peixes e plantas naturais, mas uma praga de caracóis deitou por terra todo o meu empenho e dedicação. Infelizmente como na altura estava em exames resolvi fazer uma pausa. Uma grande pausa diga-se (mais de um ano).

 

Mas no início deste ano resolvi recomeçar e então é ai que surge este fórum.

Há dois dias que estou registado e já li alguns tópicos, já aprendi algumas coisas novas, mas as dúvidas principais mantêm-se:

1) Que peixes comprar?

2) Que plantas comprar?

3) O material que tenho é suficiente ou tenho que substituir/adquirir alguma coisa?

4) Monto um aquário com peixes específicos de um habitat ou monto um comunitário?

ainda tenho mais dúvidas mas estas são as principais por agora :roll:

 

As características do meu aquário são:

- Volume: 83 litros

- Dimensões: 615x370x365 cm

- Iluminação: Aqua-Glo 15W

- Filtro: Fluval 104 c/ esponjas, BioMax e Carvão (já vinha de origem)

- Aquecimento: Tetra 100W

 

Aceito todas as sugestões/dicas que me possam dar.

 

Outra coisa, tenho que comprar novo material filtrante para o filtro ou serve o que vinha com ele?

Como já está sem utilização há muito tempo não sei se está em boas condições.

 

Um grande abraço,

Sérgio

 

PS: Os meus parabéns a todos os utilizadores deste fórum pelo magnífico trabalho que estão a realizar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais bem vindo ao fórum.

 

peixes escolhe aqui : http://faq.thekrib.com/pt/fish-popular.html

 

Plantas : Anubias, musgo e feto de java ( as + fáceis para começar ).

Podes desistir do carvão.

Em relação ao tipo de aqua. a escolha é tua.

 

 

Ps: Não esquecer de ciclar o aqua. e colocar os peixinhos aos poucos.

João Geirinhas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O material parece-me adequado mas se quiseres um aqua plantado aconselho a pores mais potência na iluminação... experimenta 2x15W!

Quanto ao aqua, pois, tu é que decides... eu falo por mim, gosto muito de aquas específicos de um habitat ( biótopos)... podes ver aí na tecla pesquisar uns tópicos interessantes e o Ezstyle colocou informação sobre isso a valer!!! Tu é que decides...

Abração

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Desde já agradeço a vossa disponibilidade para responderem as minhas dúvidas :D

 

Podes desistir do carvão.

Então que material filtrante achas que devo usar no filtro?

Tenho 3 compartimentos no filtro além das esponjas.

 

O material parece-me adequado mas se quiseres um aqua plantado aconselho a pores mais potência na iluminação... experimenta 2x15W!

Só tenho uma calha. Talvez comprar uma lampâda mais potente seria a melhor alternativa?!

 

Quanto ao aqua, pois, tu é que decides... eu falo por mim, gosto muito de aquas específicos de um habitat ( biótopos)...  

Abração

Eu também preferia que fosse um habitat especifico (biótopo).

Que tipo de biótopo é que indicas para uma pessoa sem muita experiência (mas com muita vontade de aprender :roll: )

 

Um grande abraço,

Sérgio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é o biotopo q mais te fascina? Tens alguma preferencia?

Sem ser biotopo tb tens os plantados (mas c essa iluminação ta fora de questão) e os comunitarios!

 

Para o filtro aplica as espumas e ceramicas (mto bom para a colonia de bacterias)! Carvao deves utilizar para tirar restos de medicamentos, etc. No dia a dia tira os nutrientes tds à agua. No entanto, tem um aspecto positivo :roll: ...deixa a agua cristalina!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Cyroup !!

Antes de mais quero lembrar que o aquario depois de montado não leva essa quantidade de água, pois se medires por dentro o aquario a quantidade de água diminui, se à altura do aquario retirarmos 2 a 3 cm que ficam no cimo do aquario~sem água, o volume volta a baixar, se a esse valor juntarmos o espaço que o areão ocupa...Ora o volume de água baixa os 70 litros...

Na minha opinião para evitarmos problemas futuros, deve-se dar o maximo de água aos peixes, então vejamos:

Se colocar-mos 2 a 3 litros de água para 1 cm de peixe, tendo em conta que em principio colocamos 1 pleco ou 2 otocinclus e 3 corys sobram-nos cerca de 50 litros(enquanto o pleco for pequeno) ora 1 escalar adulto mede cerca de 10 cm, logo só poderemos ter 2 a 3 escalares no max...

É claro que poderemos colocar mais peixes , mas isso vai fazer com que tenhamos que fazer mai muda de águas...

Mede as caracteristicas da água, (ph) pois se queres um aquario de caracteristicas especificas isso pode ajudar a dicidir, pois sempre podes montar o aquario com as caracteristicas da tua zona...

Quanto às massas filtrantes, substituia tudo!!

Quanto ao filtro, como tem 3 parteleiras, eu colocava em 2 delas ceramicas( a heim tem dois tipos de ceramicas exelentes, mas são caras...) e no outro cesto colocava a lã de vidro, pois este cesto vai servir para a filtragem mecanica e tem de ser lavado regularmente...quanto aos outros dois cestos servem para fazer a cultura biologica e não se devem lavar com tanta frequencia...

Boa Sorte

Anibal Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela explicação. Vou tomar em conta a dica dos "2 a 3 litros de água para 1 cm de peixe"

 

Quanto às massas filtrantes, substituia tudo!!

Quanto ao filtro, como tem 3 parteleiras, eu colocava em 2 delas ceramicas( a heim tem dois tipos de ceramicas exelentes, mas são caras...) e no outro cesto colocava a lã de vidro, pois este cesto vai servir para a filtragem mecanica e tem de ser lavado regularmente...quanto aos outros dois cestos servem para fazer a cultura biologica e não se devem lavar com tanta frequencia...

 

Uma pequena correcção.

O meu filtro tem 2 recepientes em que num deles (no mais a cima) encaixa um terceiro.

Sendo assim, e no sentido de baixo para cima, que massa filtrante recomendam para o 1º cesto, 2º cesto e 3º cesto?

 

Observação:

O manual refere que o 1º cesto, sendo o que está mais abaixo, é o que faz a filtragem mecânica e recomenda "Pre-Filter", "Carbon" e "Zeo-Carb".

Relativamente ao 2º cesto, o manual refere que é o que faz a filtragem quimica, recomendando "Peat Fiber" e "Peat Granular"

No 3º cesto, recomenda "BioMax"

Estes são os nomes que a Hagen dá às matérias filtrantes que comercializam (o manual não está em português) e gostava de encontrar uma relação com produtos de outras marcas.

Peço desculpa por algum erro que tenha cometido :roll:

 

Desculpem!!!

O Meu pc passou-se!!!!

Anibal Mota

No problem.... acontece...

Eu só acho, e se me permites o reparo, é que o teu avatar tá um bocado grande :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Eu também preferia que fosse um habitat especifico (biótopo).  

Que tipo de biótopo é que indicas para uma pessoa sem muita experiência (mas com muita vontade de aprender  )  

O tipo de biotopo depende do ph da tua agua. se tiveres um ph acido podes montar um amazonico, com ph alcalino um de ciclideos africanos.

Um dos meus preferidos é o asiatico devido á grande variedade de especies de plantas e peixes e também porque o ph deste tipo de biotopo é aproximadamente neutro.

 

Eu também tenho um Fluval 104 e tenho as seguintes materias filtrantes:

-Esponja que vinha com o filtro

-perlon

-ceramica

-ceramica

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, se te decidires por um biótopo africano acho que uma lampada é o suficiente, tens é que disponibilizar mais água para cada peixe por estes serem agressivos entre si..., se fores para um minimamente plantado tens mesmo que mudar a calha para maior e nao sobrelotar o aqua...

Num aqua que tenho de 60Lts só uso uma esponja e filtragem biológica... as limpezas da esponja tb são mais frequentes... ( mas como não estamos a falar do mesmo filtro!) :lol:

Mede aí os valores da tua água, pH KH GH..., lê uns tópicos e vê umas imagens que te esclareçam um pouco do que tinhas em mente para o teu aqua... depois torna-se mais fácil!! :) Abração

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Então é assim, na próxima segunda feira vou à Ruimar (é única loja que eu conheço :wink: ) ver das massas filtrantes e kits de medição de ph, nitritos, nitratos, etc...

Por falar nisso qual é que recomendam?

 

Eu também tenho um Fluval 104 e tenho as seguintes materias filtrantes:

-perlon

-ceramica

-ceramica

Essas massas filtrantes são da Fluval ou são de outra marca?

Já agora se me poderes dar referências agradeço 8)

 

Quanto ao aquário propriamente dito vou limpá-lo amanhã...

Árdua tarefa me espera :oops: mas com muito gosto.

 

O que acham desta "combinação" de peixes para o meu pequenino aquário:

Casal x Apistograma Cacatuóides

Casal x Ramirezi

1 x Otocinclus affinis

2 x Coridora Bronze

 

Seguindo a lógica dos 2 litros/cm parece-me que não fica muito lotado, mas gostava de ler os vossos comentários.

Por exemplo, dificuldade de manutenção das especies escolhidas, sociabilidade entre elas, etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Cyroup!!

1º cesto- Ehfimech ( eheim ) + esponja azul

2º cesto- Ehfisubstrat ( eheim )

3º cesto - lã de vidro

Apenas estou a citar este material, pois é o que eu uso, mas existem outros materiais de outras marcas que os logistas conhecem e que te podem aconselhar para a substituição...

Quando se lava o filtro apenas se deve lavar a esponja e a lã de vidro e se necessario substitui-las. Já as ceramicas só se devem passar por água do aquario e voltar a coloca-las no filtro...

Importante: Deves montar o aquario e só passado 1 mes deves colocar as corydoras, e uma semana depois os outros peixes...

Boa Sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

Essas massas filtrantes são da Fluval ou são de outra marca?  

Já agora se me poderes dar referências agradeço

As esponjas são as que vinham com o filtro, o perlon (não sei a marca) comprei num hipermercado, a ceramica vinha com o filtro mas tive de comprar mais numa loja de aquarofilia(foi daquela que se vende ao peso sem marca).

Não me preocupei muito com marcas, comprei o mais barato que encontrei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Qual é o kit de medição de ph, nitritos, nitratos, que recomendam?

 

O que acham desta "combinação" de peixes para o meu pequenino aquário:

Casal x Apistograma Cacatuóides

Casal x Ramirezi

1 x Otocinclus affinis

2 x Coridora Bronze

 

Seguindo a lógica dos 2 litros/cm parece-me que não fica muito lotado, mas gostava de ler os vossos comentários.

Por exemplo, dificuldade de manutenção das especies escolhidas, sociabilidade entre elas, etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

Quanto aos teste eu uso nutrafin. Mas só tenho ph. Os outros ainda não comprei... :twisted:

 

Quanto aos peixes...não sei se será boa ideia colocares um casal de ramirezis com os apistos... Os cacatuoides costumam desovar com alguma facilidade (basta teres bons parametros) e ai mataram os ramirezis na defesa do territorio! Não é q alguma vez me tenha acontecido, mas é pelo q já li e ouvi relatar... no entanto espera por putra opiniao...

 

Eu colocava os apistos, as corys, o oto e colocava uma cardume com umas 5 rasboras arlequim.

 

Espero ter ajudado. Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Medi hoje o ph da água aqui da minha zona (Cacém): 7.4

Valor com alguma margem de erro. Vou ver se compro um medidor mais fiável :wink:

Estava a pensar num kit da Sera ou da JBL.

 

1º cesto- Ehfimech  ( eheim ) + esponja azul

2º cesto- Ehfisubstrat ( eheim )

3º cesto - lã de vidro

Esta lã de vidro que falas pode ser a EHFISYNTH? ou é outra coisa

 

 

O que acham desta "combinação" de peixes para o meu pequenino aquário:

Casal x Apistograma Cacatuóides

Casal x Ramirezi

1 x Otocinclus affinis

2 x Coridora Bronze

 

Seguindo a lógica dos 2 litros/cm parece-me que não fica muito lotado, mas gostava de ler os vossos comentários.

Por exemplo, dificuldade de manutenção das especies escolhidas, sociabilidade entre elas, etc.

Queria ouvir mais opiniões :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7.4 é um ph alto para os para os apistos ou ram! Ou tentas baixar isso com turfa para poderes colocar estes peixes ou entao tens q pensar noutros... kribs não era má ideia...ou outro ciclideo africano...uns hemichromis dos mais pequenos ou analochromis...

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7.4 é um ph alto para os para os apistos ou ram! Ou tentas baixar isso com turfa para poderes colocar estes peixes ou entao tens q pensar noutros... kribs não era má ideia...ou outro ciclideo africano...uns hemichromis dos mais pequenos ou analochromis...

abraço

 

Pois eu sei 8)

Podes-me explicar como funciona esse processo com a turfa?

E consegue-se baixar o ph, com esse processo, o suficiente para colocar outros peixes sem ser ciclideos africanos?

Já agora, no caso de eu montar um biótopo africano, que outros peixes posso colocar?

 

Peço desculpa por fazer tantas perguntas mas as dúvidas são muitas e eu quero fazer uma coisa como deve ser :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim a turfa funciona lindamente! :?

Tens duas opçoes!

1-Colocas turfa num balde ou algo do genero, onde colocas a agua. Assim deixas a agua a amaciar, baixando tb o ph. Desta forma controlas os valores de ph antes de introduzir a agua no aqua. Colocando mais turfa ou menos na agua.

Depois fazes a TPA normais com esta agua (q deve ter o mm valor de ph q o aqua tem!).

 

2-Colocas turfa no filtro ou mm dentro do aqua. Desta forma qd ocorrem baixas de ph (por x bruscas) pode haver algumas mortes! :arrow:

 

Eu aconselho a 1 opção. Em ambas as hipotese obtens resultados positivos, no entanto na 2 podes ter algumas baixas de ph repentinas... :)

 

A turfa deixa a tua agua amarelada... :arrow: É só um aviso...há quem não goste...

 

 

Para teres ai ciclideos africanos...era mto pouco peixe...

Talvez um casal de um hemichromis ou nanochromis. Mas dos mais pequenos... Com um tamanho maximo de 7.5/8cm! E axo q nada mais...ou pouco mais...não sei... :arrow:

 

qq duvida é só dizer! :arrow:

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Paulo,

Para a 1ª opção que me sugeriste a turfa EHFITORF serve?

Eu sei que esta turfa é para por no filtro (2ª opção) mas gostava de saber se esta serve também para por no balde de modo a acondicionar a água antes de a colocar no aquário.

Se esta não serve qual recomendas?

Desde já os meus agradecimentos a todos os esclarecimentos que me tens dado. Têm se revelado de extrema importância para mim.

 

Onde posso encontrar "O Grande Livro do Aquário" de Peter W. Scott? Na FNAC? Obrigado....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim! Penso q sim! Qq turfa serve, desde q seja apropriada para aquario, ou seja sem quimicos nocivos!

 

Tb aconselho a não colocar rochas calcarias (marmores, calcarios compactos, etc) no aqua. :) Já q estes sobem o ph. Era contraria o efeito da turfa... :arrow:

 

Qt ao esse livros...podes encontra-lo...na minha casa!!! :?

Comprei-o na feira do livro do ano passado! :shock:

Nunca o vi à venda na fnac...talvez haja na bertrand... :arrow:

O livro (pelo menos a minha edição) é das selecções do reader´s digest...acho q eles tem representantes em portugal...não sei é contactos... :arrow:

 

abraço

 

PS: não precisas de agradecer! Tamos aqui para isto! Hj ajudo-te eu, amanha ajudas-me tu! :arrow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Qual o tipo de lampâda mais indicado para um aquário, como o meu de 60l, plantado? Aqua-glow? Flora? Sun?

 

Dúvida:a cerâmica que vinha com o filtro foi usada durante o ano em que o aquário esteve em funcionamento mas desde que o aquário está "parado" nunca mais foi usada. Está dentro de um tupperware :wink:

Ainda serve ou tenho que comprar nova?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha modesta opinião, apesar de não ser expert de plantados...

 

Teves utilizar 2 lampadas (1 SUN e outra GLOW ou FLORA)

 

Podes utilizar a cerâmica.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente ia para a SUN porque os peixes ficam mais bonitos.

 

Mas podes sempre comprar mais 1 calha de iluminação.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.