Projecto de Aqua em "L"


Recommended Posts

Ha ja algum tempo que ando a magicar fazer um salgado. Ideias não me faltam e basta fazer mais umas poucas poupanças :twisted:

Ando a pensar num aquario em L. As laterais mais longas do L teriam aprox. 70cm e 80cm. A largura e a altura seria de 30 cm.

A rocha irá no inicio do L saltar fora de aqua e decrescer até se formar uma zona lisa de areia.

Imagino com isto criar zonas de maior movimentação que outras assim como de maior iluminação para diferentes tipos de corais.

Não quero usar HQI's por serem muito caras. Quanto ao uso de um escumador estou indeciso se o aqua irá ter peixes ou não...

Não quero usar qualquer tipo de filtragem devido a grande quantidade de rocha que o aquario terá.

 

O que acham da ideia?

A forma em L será viavel?

Aconselham alguma mudança no projecto?

Estou-me a esquecer de algo fundamental?

 

Agradeço respostas. Cumps.

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tirando a particularidade do aquário ser em L, deves na minha opinião abordar a montagem deste aquário como de um normal aquário de água salgada se tratasse, definindo primeiro o tipo de animais a manter e só a partir daí escolher o tipo de equipamentos a adquirir e o tipo de montagem a fazer.

 

Em relação à construção do aquário em L, se queres ser mesmo tu a fazê-lo, informa-te bem sobre as particularidades desse tipo de contrução de preferência com alguém entendido no assunto e avança já com as coisas bem planeadas para evitar ao máximo os dissabores.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Alexandre :lol:

 

Como irá ser o meu primeiro salgado penso em meter apenas invertebrados, corais moles pouco exigentes e alguns peixes tambem pouco exigentes.

 

Pois.. a forma do aquario preocupa-me um pouco : Por isso peço a alguem entendido na matéria que me diga se é viavel ou não visto crer ser eu a fazer o aqua.

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu em construção de aquários sou um zero por isso não te posso ajudar. Penso que uma pessoa que talvez te possa ajudar nesse aspecto é o Luis Simões mas há já bastante tempo que não o vejo por aqui.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Tiago

Parece-me que podes fazer um aquario bem interessante como o estas a pensar.

Eu nunca precindiria do escumador e colocaria numa sump com a coluna seca no vertice a meio do L. Neste caso uma coluna seca com sump seria quase imprescindivel. nos topos do L colocarias duas bombas a apontar para a coluna seca. A rocha subiria nos topos para tapar as bombas.

A iluminação seria 2 T5 em cada cauda do L . Seria suficiente até para duros e tridacnas com essa altura.

Com 30 cm de altura não vejo grande problema na construção desse aquario.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigadissimo Rui e Alexandre :shock:

 

Eu nunca precindiria do escumador e colocaria numa sump com a coluna seca no vertice a meio do L.

 

Não entendo aqui onde queres meter a coluna seca... :

 

-----------------------------

- - ? -

- -------

-------------------- -

- -

- -

- -

----------

 

O ponto de interrogação é o sitio da sump?

(Não sei se isto está muito legivel = )

 

Quano a ilumninação estava a pensar utilizar PC's mas realmente T5 é uma melhor opção. E ja me disseram que se arranjam emarmazens xineses bastantes baratas.

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais