Refúgio / Hipocampus


Recommended Posts

Boas, Pessoal,

Tendo já tudo organizado, dentro de cerca de um mês vou começar a montar o meu sistema: Aquário + Sump + Refúgio. Vai ser feita uma parede que vai esconder o Lay-Out e que apenas deixará visível na sala o Aquário e o Refúgio, ( ligeiramente elevado em relação ao Aqua, cerca de 20 cm ). Agora é que surge a questão : A minha patrôa é doida por Cavalos Marinhos e, assim sendo, estava a pensar colocar um casal no refúgio, junto com a DSB e alguma rocha viva. O refúgio terá 60 x 35 x 40 = 84 litros brutos e cerca de 65 reais. Qual a litragem /hora da bomba de retorno do Aqua para o refúgio e que powerhead dentro ?

Obrigado pela colaboração.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu tenho para um refúgio de cerca de 75 litros (50x50x35 cm) que está elevado cerca de 70 cm uma powerhead de 1000 litros/hora. A água entra por uma spraybar e não tenho mais nada.

 

Para os cavalos marinhos não precisas quase de movimentação e para o refúgio também não! Por isso penso que uma bomba de 600 litros/hora te resolverá o problema.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sugiro mais circulação ( cerca de 6x o volume ou colocar depois uma bomba de circulação fraca que faça manter em suspensão a comida congelada admnistrada ,como a misis congelada ou a artemia enriqueçida. Os cavalos não comem a comida parada. Precisas também de alguma circulação se não a comida depositada no fundo poderá trazer um surto recorrente de cianobacterias. Os cerites são importantes também por causa disso .

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Eduardo da Redfish está neste momento com muita experiênçia na manutenção e até criação destes bichos como poderás ver no Forum da Redfish. Pode ser que ele venha aqui dar uma ajuda ou então pergunta-lhe no Forum da Redfish.

Eu só mantenho 4 H. reidi no meu refugio há 2 meses. Estão bem e tenho aprendido lendo e fazendo algumas experiençias em termos de circulação e alimentação. Mas eu só uso comida congelada.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Pessoal,

Obrigado Pedro, Diogo e Rui. De facto, estou a pensar numa bomba de 400 l/h para elevar a àgua com Spraybar e talvez uma outra de 400 l com difusor espalmado com cerca de 4 cm por 5 mm. Vou, no entanto, tentar passar na Redfish.

Mais uma vez, Obrigado

Abraços,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais