Coridora com barbatanas degradadas


Recommended Posts

Olá.

 

Gostava de saber a vossa opinião sobre um coridora albino que tenho no meu aquário, devido ao seu comportamento e ao estado das suas barbatanas.

 

O meu aquário tem cerca de 11 meses e contém, entre 41 peixinhos e 180 litros de água, 3 coridoras (2 albinos e 1 bronze). Os coridoras estão cá há cerca de 10 meses.

 

Todos parecem estar bem.

 

No entanto, o coridora albino em causa tem os seguintes sintomas:

 

1) passa muito tempo na superficie; eu sei que é normal eles irem muitas vezes à superfície, mas passar lá tanto tempo...? Comecei a notar mais frequência neste comportamento desde há cerca de 1 ou 2 meses.

 

2) dos 3 coridoras é o mais pequeno e dos 2 albinos é o mais branco (poderá ser uma questão de sexo...?)

 

3) apresenta degradação das barbatanas (ver fotos), e não me parece que os outros peixes lhe andem a dar mordidelas.

 

De resto, parece estar óptimo, nada e procura alimento no fundo...

 

Aqui estão umas fotos do rapaz, reparem nas barbatanas, principalmente na cauda e na boca.

 

200510xDSCN8439.jpg

 

200510xDSCN8436.jpg200510xDSCN8435.jpg

 

200510xDSCN8434.jpg

 

200510xDSCN8430.jpg200510xDSCN8427.jpg

 

Será doença? Falta de vitaminas? Ou outra coisa? Ou nada de especial?

Digam lá o que acham...

 

Obrigado,

 

Vítor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vítor Sampaio

 

em relação as barbatanas e aos bigodes eu não te sei explicar, mas em relação à tua corydora andar sempre ao cimo da água.. não será falta de oxigenio?? eu digo isto porque tenho duas corydoras albinas e tive um problema com o oxigenio na agua a as minhas corydoras andavam sempre a nadar na superficie praticamente só vinham ao fundo para comer... experimenta a fazer o teste do O2 para ver os niveis de oxigenio... e espero que a tua cory fique boa.. e olha outra coisa tambem ja li num site que as cory de bronze se podem tornar um pouco agressivas tenta observar o comportamento da de bronze... espero ter ajudado

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá arabin,

 

Falta de oxigénio? Mas os outros não fazem isso... não estou muito preocupado com esse aspecto, mas talvez faça esse teste! Relativamente ao bronze, também já li isso, mas o meu é bom rapaz :twisted:

 

Em relação às barbatanas e bigodes, isso é mais preocupante.

 

Alguém falou em bactérias, mas não sei o que devo fazer ao certo...? :twisted:

 

Alguém pode dar uma ajuda? Thanks!

 

Vítor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse roído da barbatana está estagnado? Ou tem vindo a aumentar?

Se fossem bactérias deveria continuar (a não ser que já se tenha curado)...

 

Se notares que se continua a "desfazer" (embora pela foto não pareça ataque bacteriano) faz-lhe um tratamento com anti-bacteriano (num aquário hospital). Faz bastantes mudas de água (parciais) durante o tratamento e reforça com nova dose de medicamento.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais