Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal

Ando para comprar um medidor de PH digital do estilo "Caneta" e como não sei qual comprar peço a vossa ajuda baseado na vossa experiência.

Tenham em conta o preço dos reagentes a comprar aquando a necessidade de substitui-los bem como a sua duração.

Publicado:

viva,

tenho um e já uso há algum tempo. é muito bom e preciso enquanto funciona bem... não precisas de reagentes (pelo menos o meu não precisa e desconheço algum que precise). O que necessitas é de um liquído calibrador (que é básicamente uma solução com um ph fixo que te permite ajustar a escala da caneta. no meu existem vários para calibrar a vários ph's, eu uso de 7,1 e ajusto a caneta para os 7 (tem uma margem de erro de 0,1). Mesmo o líquido calibrador, apenas precisas de usar de muito em muito tempo, pois não descalibra assim com tanta facilidade. o líquido é reutilizável, desde que tenhas o cuidado de o guardar em local que não altere as suas características. lá de ano a ano é preferível comprar uma pequena embalagem deste líquido.

digo que são boas até funcionarem bem... aquilo funciona com uma pequena "mecha" que fica embebida no líquido na qual submerges a caneta (agua do aquário). possui uma quantidade de líquido metido dentro de um minusculo frasquinho (valor de referência). o sensor funciona comparando a leitura da "mecha" embebida no líquido que estás a medir com o valor de referÊncia do líquido do vidrinho (que nunca se adultera). o fabricante aconselha a, de x em x de tempo, puxar um pouco a "mecha" quando começas a ter leituras menos correctas. a partir da altura que puxei a "mecha" aquilo nunca mais ficou bom. mede sempre 0,7 acima do previsto e já não a consigo calibrar. O dono de uma reputada loja de aquariofilia em Lisboa que as comercializa disse-me que, pela experiÊncia que tem, sempre que as pessoas mexem na "mecha" a solução é enviar a caneta para reparação.

por isso te digo, é muito prático, sim senhor, mas tem estes pequenos "senão's".

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!