Kit Co2 (caseiro)


Recommended Posts

Digam-me ao aquirir um kit de CO2(Nutrafin) que já vem com umas pastilhas para fazer a fermentação e todo esse processo ,se será possivel fazer a mistura tradicional (bicabornato+açucar+fermento) e colocar no mesmo?É preciso mais algum componente?Obrigado pelas vossas ajudas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi Cxide, é muito simples

 

como deves saber a receita tradicional é feita com água+açucar+fermento+bicarbonato de sódio.

 

Esse da nutrafin é a mesma coisa. Eu tenho um e nunca comprei as recargas, fazes assim:

 

-as medidas de água e açucar vem na própria garrafa;

-as 2 saquetas que o kit traz não são mais que bicarbonato de sódio (pó branco) e fermento. Facilmente compras em supermercado.

 

Para teres as medidas destes dois elementos podes por exemplo pegar num tubo onde se fazem os testes de ph, etc, que tem medidas em ml e despejas para lá o conteudo das saquetas e vês quando ml são de cada. Assim quando quiseres fazer por ti já sabes as medidas ok?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Ok compreendi parece ser facil.Para quanto tempo +- dura uma mistura dessas?

Depende de vários factores. Mas uma coisa é certa, vai durar menos tempo que usando as recargas da Nutrafin. Pois os componentes da Nutrafin não são unicamente Açúcar, Fermento e NaHCO3. Levam também gelatina para estabilizar o processo de fermentação.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cerca de 2 semanas com um nível regular de quantidade de bolhas. A partir daí vai diminuindo a intensidade mas manda bolhas durante muito mais tempo.

Eu pelo menos de modo a manter sempre um nível de Co2 regular faço a mundança de 2em 2 semanas de modo as que as plantas não sofram variações bruscas de co2. Ou seja teres pouca quantidade a ser injectada e depois mudar o refil e teres grandes quantidades sempre li que não faz muito bem às plantas.

 

Ivanpantz eu não notei diferença com os componentes caseiros. pelo menos no meu caso a intensidade de bolhas não se manteve constante durante as 4semanas (acho que era isso) que o folheto da nutrafin dizia. Bem de qualquer maneira sai mais barato do que comprar as recargas, e em 3minutos está a mistura feita.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[Nutrafin não são unicamente Açúcar, Fermento e NaHCO3. Levam também gelatina para estabilizar o processo de fermentação.

 

Ok mas tambem é possivel nós adicionarmos essa gelatina ???? para tornar o Co2 constante?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Ok mas tambem é possivel nós adicionarmos essa gelatina ???? para tornar o Co2 constante?

Podes experimentar, mas concentrações exactas não faço a mínima ideia de quais sejam. Já vi uma receita para uma garrafa de 1.5 litros, em que se usava uma folha de gelatina incolor. Agora se é muito ou pouco... não faço a mínima das ideias.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

Só agora é que reparei numa pergunta dirigida a mim.

 

Ivanpantz eu não notei diferença com os componentes caseiros. pelo menos no meu caso a intensidade de bolhas não se manteve constante durante as 4semanas (acho que era isso) que o folheto da nutrafin dizia. Bem de qualquer maneira sai mais barato do que comprar as recargas, e em 3minutos está a mistura feita.

Eu nunca usei esse difusor da Nutrafin. Falo apenas com experiência do que tenho lido em vários sítios e de várias pessoas (de confiança). Todas elas me dizem que os produtos da Nutrafin aguentam mais tempo...

Mas obviamente, mais vale gastar 3 vezes 50 cêntimos, do que gastar 2 vezes 3 euros, por exemplo.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi Ivanpantz,

 

Antes de mais não sei se ficaste com a sensação que estava a duvidar do que tinhas escrito. Nada disso, apenas quis esclarecer que (pelo menos no meu caso) as saquetas da nutrafin não tiveram grande beneficio em relação aos produtos caseiros comprados para o mesmo efeito.

Contudo apenas quis esclarecer, neste caso o Cxide, que aquilo que o folheto da nutrafin afirma não é de todo verdade, ou seja as produção de co2 realmente dura as tantas semanas que são propagadas, contudo não mantém a mesma intensidade. E com isso quis dizer que o que se gasta com as saquetas não compensa.

 

Apenas isto, abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:evil::P :D

 

Antes de mais não sei se ficaste com a sensação que estava a duvidar do que tinhas escrito. Nada disso, apenas quis esclarecer que (pelo menos no meu caso) as saquetas da nutrafin não tiveram grande beneficio em relação aos produtos caseiros comprados para o mesmo efeito.

Claro que não fiquei chateado, ou que fiquei com a sensação de estares a duvidar de mim...

E mesmo que estivesses... isto é um Fórum. Toda a gente tem direito à palavra, desde que seja educada e coerente. E tu fizeste isso tudo...

 

Contudo apenas quis esclarecer, neste caso o Cxide, que aquilo que o folheto da nutrafin afirma não é de todo verdade, ou seja as produção de co2 realmente dura as tantas semanas que são propagadas, contudo não mantém a mesma intensidade. E com isso quis dizer que o que se gasta com as saquetas não compensa.

E fazes muito bem.

Eu apenas quis esclarecer que os ingredientes da Nutrafin não são unicamente os da mistura caseira e que "regra geral" os da Nutrafin duram mais. Quanto a custos, já eu e tu dissemos o que é mais económico... :roll:

 

Fica bem.

Um abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

 

Se o CO2 é produzido via biológica, não há maneira de o parar ou armanezar... :roll:

Quanto ao retirar, deixar estar, ligar bombas de ar, colocar os filtros a agitarem a superfície da água, etc... vais ouvir um montão de opiniões. Cada qual igualmente válida... consoante o aquário da pessoa.

Por isso, a minha resposta é: Depende!!

 

O melhor que tens a fazer, é quando as luzes se apagam, ficares 30-60 minutos a ver os peixes. Se por ventura reparares que eles andam sempre à tona de água, quer dizer que tens CO2 a mais na água, e que convem libertares esse CO2 em excesso de alguma forma. Se for esse o caso, tens também de tomar atenção numa coisa. Se o pH baixar muito após a sua introdução no aquário, cortares/contrariares o CO2 bruscamente, pode ser igualmente ou pior para os peixes... :evil:

Daí que o melhor seja acompanhares os peixes, não só à noite, para veres se eles se ressentem muito. Se vires que eles se dão bem durante a noite, podes deixar o CO2 a bombar durante a noite.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, então segundo o que eu percebi :P para reduzir a quantidade de CO2 injectado no aqua basta colocar a bomba de ar a funcionar e os filtros a agitarem a agua(mas sempre na mesma com injecção), certo? se calhar vou optar por fazer apenas "injecção durante o dia" visto que é durante a noite que o própio aqua "produz" CO2(espero não me ter enganado nisto,tenho andado a pesquisar).Começo a ficar seriamente viciado nisto :roll::evil:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

 

Boas, então segundo o que eu percebi Embarassed para reduzir a quantidade de CO2 injectado no aqua basta colocar a bomba de ar a funcionar e os filtros a agitarem a agua(mas sempre na mesma com injecção), certo? se calhar vou optar por fazer apenas "injecção durante o dia" visto que é durante a noite que o própio aqua "produz" CO2(espero não me ter enganado nisto,tenho andado a pesquisar).

Basicamente é isso. Mas tal como eu já disse, sem colocares o CO2 a bombar, nunca saberás se o tens de tirar à noite. Antes de começares a supor coisas, experimenta e tira as tuas ilações. Ao invés de teres que mexer nos filtros todos os dias, ou teres que comprar uma bomba de ar, podes também colocar o difusor de CO2 mais acima. Pois quanto mais acima ficar o difusor, menor vai ser a concentração de CO2 dissolvida na água.

 

Começo a ficar seriamente viciado nisto Shocked Rolling Eyes

Quanto a isso não te posso ajudar... :roll:

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.