Substracto?


Recommended Posts

Olá.

 

Não percebendo nada de plantas, acho que a riccia não absorve os nutrientes pela "raíz". É uma planta flutuante, ou seja, a "raíz" (se existir) não tem grande poder de fixação, e tanto quanto sei, não deve adiantar de muito quanto à absorção de nutrientes...

Sem contar, que a riccia para ficar no fundo, tem de ser agarrada a qualquer coisa. Coisa essa, que em princípio não é o substracto. Isto tudo para dizer, que se tiveres os nutrientes necessários na coluna de água, não necessitas de ter um substracto fértil, no caso da riccia...

A não ser que queiras um substracto que vá libertando os nutrientes para a coluna de água... mas aí acho que é mais simples uma adubação líquida, creio eu.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A riccia nao dá para fazer tapetes, de forma natural, tens aí um topico que mostra como o fazer, embora saibas sempre que aqiulo nao vai pegar no fundo. O musgo de java já adere, cresce prai 2 cm e pco pra cima e apartir daí alastra.

Cumps [[[[]]]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado pelas respostas!

so mais uma coisa: entre riccia e musgo de java...qual é mais facil de manter, qual se dará melhor sem co2, apenas com fertilizante liquido, e com o substracto como eu tenho (areia fina + areao 2/3 + pedra granitica)?

Embolo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado pelas respostas!

so mais uma coisa: entre riccia e musgo de java...qual é mais facil de manter, qual se dará melhor sem co2, apenas com fertilizante liquido, e com o substracto como eu tenho (areia fina + areao 2/3 + pedra granitica)?

 

Apesar do meu pouco tempo neste hobby definitivamente musgo de java.. riccia alem de pedir muita luz também é necessário injecção de CO2, enquanto que o musgo de java não necessita de luz espeficica, desde que tenhas luz penso que serve, e não necessita obrigatoriamente de CO2, da-se bem na mesma!

 

espero ter ajudado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.