Recommended Posts

Publicado

Boas, ando a montar mais um aquário, vai ser um semi plantado comunitário...

Tive esta ideia no que diz respeito à tomada de agua para o filtro..o que acham?

Básicamente em vez de estar no lado do aquario, faria em pvc um derivação até ao meio do aquario por baixo do areão, depois subiria e ponha ai a tomada de agua? acham que a filtragem resultaria melhor ou nem por isso?[

digam lá

Publicado:

Se algume me disser como colocar aqui uma gravura eu meto um esquema daquilo que estou a dizer...

Publicado:

Ora muito obrigado!!!!

Aqui via a tentativa de colocar o esquema daquilo que eu prentendo

filtragem4ef.jpg

Publicado:

no primeiro esquema é a habitual montagem..no segund o que eu pensei que fosse uma boa ideia..que acham?

Publicado:

Olá

Na realidade não vejo grande interesse em fazer essa alteração. Para melhorar a movimentação da água e/ou garantir que não há zonas mais "filtradas" do que outras talvez interesse mais ter uma saída para o mesmo filtro no outro extremo do aquário. Isto se o aquário for muito grande, o meu tem 1 metro de lado e é saudável só com um filtro de um lado e uma powerhead do outro.

cumprimentos,

Nuno Lima

Publicado:
Olá

Na realidade não vejo grande interesse em fazer essa alteração. Para melhorar a movimentação da água e/ou garantir que não há zonas mais "filtradas" do que outras talvez interesse mais ter uma saída para o mesmo filtro no outro extremo do aquário. Isto se o aquário for muito grande, o meu tem 1 metro de lado e é saudável só com um filtro de um lado e uma powerhead do outro.

cumprimentos,

Nuno Lima

E como se faria essa derivação? uma peça em T? e o filtro não vai sofrer com essa alteração?

Publicado:

Olá

sim, utilizar-se-ia uma peça em T para juntar os 2 tubos num só que ligaria ao filtro. ver lista de acessórios Eheim aqui: http://www.eheim.com/technik_zubehoer.htm

A ideia não é de minha autoria: tenho um acessório Eheim que serve para captar água para o filtro, com a particularidade de o fazer tanto à superfície como na posição normal. As instruções desse "surface extractor" referem uma sugestão de uso que é exactamente usá-lo de um dos lados do aquário, enquanto do outro está uma saída convencional.

3535.jpg

Para isso funcionar, existe uma peça original da Eheim que é precisamente um T para ligar 2 tubos de diâmetro convencional a uma só entrada do filtro.

Eu nunca experimentei, mas acredito que isso não faça mal ao aparelho: tomando como constante a força como que a água cai no filtro (cai por gravidade pelos dois sifões) a quantidade de água que entra no filtro é limitada pelo diâmetro final da tubagem. O facto de haver 2 tubos a fazer cair água nessa entrada do filtro simplesmente faz com que a água flua mais devagarinho em cada um dos tubos de entrada. O resto será igual.

Cumprimentos

Nuno Lima

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!