Conselho na compra de equipamento Novas questões


Recommended Posts

Boas tardes

 

Acabei de adquerir um aqua com as seguintes medidas :

comprimento 150

largura 50

altura 56 até ás traveças

 

Penso que andará na casa dos 420L

 

Não tenho mais nada ainda (não queria cometer erros)

 

Gostaria de montar um comunitario com bastantes plantas

 

Podem me dar algumas sujestões?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oias, S-bay.

 

Para já, três conselhos:

:cry: Filtro: para um plantado, com 420 lts, das duas uma: ou dois filtros, na ordem dos 700 (min) a 1000(max) lts/hora, ou um bom filtro com capacidade acima dos 1500 lts/h, desde que a circulação da agua vá ser coadjuvada por bombas de circulação ou powerheads.

Quanto a marcas, Eheim, Fluval e JBL são as minhas preferidas, nesta ordem, é só escolheres as capacidades. (e coordenares com os €€€, claro)

Já agora, estou há algum tempo a trabalhar com uma pequena 'perola': um filtro aquaell, de 650 lts/h, e com lampada UV de 9 watts incorporada, que trabalha autónomamente do filtro...bem, não te digo nada, é um espetaculo...não se ouve (é mais silencioso que o Eheim, e olha que isso é uma tarefa quase impossivel), e quanto a algas...eheheh, nunca mais apareceram, nunca tinha visto agua como aquela...

O unico inconveniente, que eu saiba, é que o UV tambem derrete os micro nutrientes e os oligoelementos, mas nada que uma fertilização não compense :wink: Mais me compensou este filtro, pois consegui comprá-lo a um preço de cerca de metade do que custa, normalmente, um filtro UV de 9W e um filtro 650lts/h :D

 

:lol: Luz: se o principal objectivo é um plantado, muita, muita luz...tanta quanto conseguires meter.Nessas dimensões sugiro no minimo lampadas t5, se conseguires HQI's, era optimo. Pelo menos 2 X150 W Hqi, coadjuvados por pc's ou t5's. Quanto a materiais, ou tentas no sub-forum ofertas, pois de quando em quando lá aparecem umas geitosas, ou compras nova. Nesse caso, sempre podes tentar contactar o user ramirezi, que é mágico nessas coisas das iluminações, e já construiu um monte de calhas para outro monte de colegas aqui do forum. Ele custuma ter uma lista de espera geitosa, mas é compensado pela relação qualidade(que é de 6 estrelas, do melhor) X preço (que para quem compra tambem é do melhor :wink:)

 

:lol: Por fim, o substrato:Se te vais lançar nos plantados, arranja uma boa camada de substrato fertilizado, de modo a ficares com cerca de 3/4 cms desse, complementado, por cima com mais 3 cms de areão.

Quanto ao substrato, muitos poderão discordar, mas não vale a pena estares a adquirir grandes 'bombas', tipo ADA e afins, embora sejam melhores, é certo, o seu preço não compensa....e acabam por se esgotar, tal como os outros. Eu, no meu caso, e para um aqua ligeiramente maior que o teu, comprei duas sacas com 20kgs cada, que me custou cerca de 18 euros, tambem cada, e sobrou-me bastante ainda que deu para um outro aqua de 100 cms . No teu caso, creio que 20 kgs devem bastar.

Depois, deves é preocupar-te com a fertilização da aqua, mas isso todos nós, jardineiros, com melhor ou pior substrato, o fazemos....

 

Bem, meu amigo, a prosa já vai longa, além que só foi possivel devido a um ataque de insónias (é só ver as hora no post) causadas por um mega jantar no Chimarrão, devidamente bem regado.... :wink:

 

ao dispor para qualquer duvida

abraço

fvicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já muito obrigado pela tua disponibilidade para dar alguma ajuda.

 

Se vierem mais serão muito bem vindas

 

Eu ainda só andei por um aqua comunitário com algumas plantas..de 60 cm

 

Já algum tempo que a ideia de passar para um maior era discutida aqui em casa…mas a minha cara-metade ganhava sempre…surgiu agora a oportunidade de poder montar um grande aqua num escritório que estou a abrir em LX

 

E então o passo já foi tomado…comprei o aqua mais móvel….aqui no fórum..

Estou agora em fase de mudanças no móvel…nova pintura…e mais algumas alterações

 

Vou começar a por algumas fotos da montagem do mesmo dentro em breve…para poderem ir acompanhando e dando algumas e sempre proveitosas opiniões

 

Mas como te digo estou ainda muito verde (acho eu)..para um aqua assim…mas também aí é que está o gozo disto ! Uma aventura!

 

Para já vou então seguir alguns dos teus conselhos…e acho que vou optar por tentar comprar por aqui 2 filtros com essa media de litros/hora entre os 700 e os 1000 … penso que é melhor a opção de 2 … deve então assim haver mais circulação de agua..

 

Mandei tambem uma ms ao ramirezi a pedir ajuda no caso da iluminação

..vou aguardar

 

Uma vez mais Obrigado,

 

Vou continuando a dar noticia dos acontecimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

è esse mesmo o espirito... se deres com os burros na água',, é aprender e fazer melhor, na próxima...

 

para qualquer questão mais, é postares que a malta sempre diz qualquer coisa.

Se quiseres tens tambem os outros meus contactos, no meu perfil, usa-os à vontade...o pior que te pode acontecer é eu não ter tempo para te responder logo, mas assim que possa, tento sempre dizer qualquer coisa...quanto mais não seja que não sei...

 

um abraço

fvicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Eu tenho (tambem) um fluval 404. É um filtro bastante eficiente, tem uma boa potencia na bomba, 1300lts/h e uma arquitectura interior excelente, que obriga a agua a estar em contacto com as massas filtrantes o máximo possivel. É relativamente silencioso (embora não se compare ao Eheim ou ao meu recém adquirido Aquaell Unimax, e pode ser comprado a um preço porreiro, inferior ao Eheim.

 

Este só não chega, está a pensar completar com powerheads, ou outro filtro?

 

Cumps

fvicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, se for complementado com outro filtro, optimo...

Já que estás a pensar adquirir um 2º filtro e uma uv, porque não ponderas a aquisição de um filtro como o meu? Consigo arranjar, novo, a um preço muito porreiro, e como te disse, estou bastante satisfeito com ele.

 

Cumps

Fvicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, se for complementado com outro filtro, optimo...

Já que estás a pensar  adquirir um 2º filtro e uma uv, porque não ponderas a aquisição de um filtro como o meu? Consigo arranjar, novo, a um preço muito porreiro, e como te disse, estou bastante satisfeito com ele.

 

Cumps

Fvicente

 

Boas,

F. Vicente, onde compraste o substracto e qual é a marca?

Obg.

FooterAmazon.jpg

 

Rui Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Rui não percebi...

 

Queria perguntar pelo filtro, ou pelo substrato?

O substrato comprei-o numa loja das Paivas/Amora, não me lembro do nome da loja, mas posso tentar encontrar...a malta conheçe aquilo pelo nome do dono, que é António Oliveira...quanto à marca, :P epáh, tambem não me lembro...sei que era as unicas daquelas quantidade que ele lá tinha....posso, tambem , quando tiver oportunidade, tentar saber....O nome da JBL não me sai da cabeça, mas não te posso gararntir de maneira nenhuma que seja esse...

 

se a pergunta era quanto ao filtro, manda-me mp, ou contacta-me via messenger, que falamos melhor....

abraço

fvicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

F.Vicente mandei-te uma mp

 

Vou por aqui o aqua que adqueri para verem do que se está a falar e irem me ajudando :P

 

Antes

 

antes.jpg

 

Agora como está a ficar

Ainda falta pintar a madeira de cima ..que vai ser em branco

Os vidros de baixo que estou a espera ..que vão ser baços

E vai levar tambem umas molduras em inox

 

agora.jpg

 

Todas as ajudas são bem vindas

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Rui não percebi...

 

Queria perguntar pelo filtro, ou pelo substrato?

O substrato comprei-o numa loja das Paivas/Amora, não me lembro do nome da loja, mas posso tentar encontrar...a malta conheçe aquilo pelo nome do dono, que é António Oliveira...quanto à marca, :oops:  epáh, tambem não me lembro...sei que era as unicas daquelas quantidade que ele lá tinha....posso, tambem , quando tiver oportunidade, tentar saber....O nome da JBL não me sai da cabeça, mas não te posso gararntir de maneira nenhuma que seja esse...

 

se a pergunta era quanto ao filtro, manda-me mp, ou contacta-me via messenger, que falamos melhor....

abraço

fvicente

 

Olá.

A pergunta era em relação ao substracto. Mas não vale a pena ires procurar. Vou a uma loja e como tu, compro o que lá estiver :D

FooterAmazon.jpg

 

Rui Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, por vezes é o melhor.

 

Sem ter cotas nessa casa, tambem te posso aconselhar uma casa que existe em Brejos de Azeitão, nos semáforos principais, no sentido setubal-coina, viras à direita a seguir aos referidos semáforos, depois (logo no inicio) vais olhando para o teu lado esquerdo que vês a loja.

 

Recomendo-a porque o atendimento é porreiro e tenho lá comprado algum material abaixo do preço que encontro noutras lojas...

 

S_BAY, esse aquario é um espectaculo, trata bem do bicho, que sai daí uma maravilha...qualquer duvida que tenhas,, posta aqui, no msn, e já sabes o caminho cá de casa, tens a porta aberta...

 

cumps

fvicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais OBRIGADO F.Vicente por uma visita guiada aos teus magnificos aquarios.

 

Hoje...mais logo vou então comprar o belo do filtro...depois de varias conversas e de ouvir algumas opniões e de olhar muito bem para o dinheiro disponivel optei para já pelo fluval 404.... vou começar a montagem do aqua com ele...mas assim que surgir por aqui uma oportunidade vou tentar adequerir um outro mesmo que seja de uns litros/hora um pouco mais baixos...para dar uma ajudazinha ao fluval

 

Vou a continuar a postar aqui o andamento das coisas...

muitas duvidas viram concerteza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...a 1ª fase já está....comprei o 404

Comprei tambem um filtro UV de 9w...agora falta-me uma bomba de circulação para este filtro...têm alguma ideia de uma boa bomba para este serviço?...que potencia l/h deverá ter este tipo de bomba para o meu aqua?

 

Quanto ao meu novo 404 ponho a seguinte questão...ele vem com 3 saquitos de ceramica(penso eu)mais 3 saquitos de carvão...a pessoa que me o vendeu disse-me que a ceramica ficava na parteleira de baixo(o fluval 404 tem 4 parteleiras)...mas nas instruções dizem para por o carvão em baixo...em que ficamos?..é uma questão de escolha?ou há uma regra?

 

 

Bem...agora vamos a iluminação

tenho lido alguns posts aqui do forum...e tenho algumas duvidas

Pedi os preços de calhas tambem aqui no forum e algumas ficam bastante caras

 

Agora..estava a pensar no seguinte...comprar uma calha dessas normais de cosinha 1,50m bem baratinhas..e fazer umas modificações tantas quanto as nesseçarias para a aplicação de lampadas adequadas e necessarias ao aqua.

 

Agora pelas minhas contas..irei precisar mais ou menos de 400w

 

Os vossos termos t5 ..pc´s ... HQI´s....ainda fogem do meu dicionario...não sei bem a diferença entre elas

 

Uma vez mais as duvidas estão a surgir....

Um helpezinho please

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.