[Ficha] Tropheus Duboisi( Actualizado )


tropheus

Recommended Posts

Boas

Estou aqui a pôr um artigo feito por mim.Espero que gostem :lol:

Nome popular: Tropheus Duboisi
Nome científico: Tropheus Duboisi
Família: Cichlidae (Ciclídeos)
Origem: África (Lago Tanganyika)
Sociabilidade: grupo
Comportamento: territorial e agressivo
pH: 9.0
Temperatura: 25ºC
Tamanho adulto: 12.0cm
Tamanho do aquário: 350L


Alvo de desejo dos apreciadores dos ciclídeos africanos são os poucos os que podem dizer nunca ter pensado em manter esta especie no seu aquário.

Originários do lago Tanganyika, situado no Continente Africano, o Duboisi custuma fixa-se num determinado raio (área), seja numa região arenosa ou rochosa, onde desenvolve relações de hierarquia com os demais integrantes do grupo a que pretence.

Há mudanças significativas na coloração do peixe durante as varias fases da sua vida: quando jovem apresenta uma coloração preta/azulada com pontos brancos por todo o corpo; ao longo do seu amadurecimento, na fase juvenil, apresenta uma coloração de transição com desenhos que lembram listras verticais levemente azuladas; e quando adulto, a sua coloração é preta com uma faixa levemente amarelada ou branca e com a cabeça azul.

Para manter este peixe num aquario, é importante dar atenção aos seus hábitos na natureza. No seu habitat natural a dieta dos Tropheus Duboisi é composta por 99% de alimentos de origem vegetal (principalmente algas) e 1% de origem animal como pequenos crustáceos. Caso o peixe não receba uma dieta baseada em alimentos de origem vegetal terá problemas de origem gastrointestinal, devido ao comprimento do seu intestino ser maior que o da maioria dos peixes , podendo levar o peixe à morte.

Manter este peixe com outros exemplares da mesma espécie é muito importante para o seu desenvolvimento, porque na natureza vive em grandes grupos com relações sociais bastante desenvolvidas, caso seja mantido 1 exemplar ou em grupos muito reduzidos, poderá apresentar uma agressividade maior que o normal.

Apesar de muitos criadores não recomendarem a manutenção desse peixe em aquários comunitários, isso é possivel desde que sejam observados os hábitos alimentares e comportamentais das espécies que dividirão o aquário com os Duboisis, estes também devem ter uma dieta essencialmente vegetal, é importante também partilharem das mesmas preferências quanto à água, ou seja, pH entre 8,5 e 9,0 e dureza de 20ºDH.
O aquário deve possuir dimensões compatíveis com a manutenção de um grupo de pelo menos 10 exemplares, sendo que o minimo recomendado seriam 350 litros. As plantas deveram ser naturais do lago Tanganyika como por exemplo as valisnerias spirallis entre outras.

A reprodução dá-se por incubação buco-faríngeo maternal, ou seja, a mãe mantém os filhotes dentro da cavidade bucal por um certo tempo.

Os machos tem um nariz empinado enquanto as fêmeas tem uma inclinação maior e um nariz arredondado.

Tropheus_duboisi_Schoenbrunn2008.jpg

MAPA DAS POPULAÇÕES DO TROPHEUS DUBOISI
tropmap.jpg

Tropheus Duboisi "Maswa"
duboisi_06.jpg

Tropheus Duboisi "Kigoma"
Tropheus_duboisi.jpg

Tropheus Duboisi "Bemba"
s024.jpg

Tropheus Duboisi "Karilani"
td_karilani1.jpg

Edited by Hugo R. Silva
Imagens wikipedia

Abraço,

Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 3 weeks later...
  • 4 weeks later...
  • 4 months later...

muito bom este artigo...ja que sao raros sobre os duboisi...

apesar disso tenho outras duvidas como por exemplo os comportamentos.os meus andam sempre juntos excepto 1 q esta sempre sozinho.desconfio q seja d 1especie diferente ja q é maior e c uma coloraçao mais clara.Estando no estado juvenil ainda nao da para ver d q localidade eles sao.se realmente for 1duboisi diferente dos outros sera q ha problema em mante lo?

Link to comment
Share on other sites