Flexibacter columnaris


dolphins_girl

Recommended Posts

Os meus peixes estão com essa doença pela 2ª vez. Da primeira tratei com backtopur, mas agora andei a ler e queria um tratamento que fosse de efeito mais rapido, pois tenho varios peixes no aquario e alevins e não queria ficar sem eles. Acho que não vale a pena estar a passar os peixes para um aquario hospitalar porque os peixes afectados são pelo menos 3 guppys adultos e os alevins como são vários e estão misturados com os outros, não se dá pela sua morte, por isso não sei se tambem estarão.

 

Li num site que é bastante eficaz o uso de comida com "oxytetracycline" alem de colocar na agua "Erythromycin (Maracyn), nitrofurazone, nifurpirinol, acriflavine, chloramphenicol or tetracycline". Onde posso encontrar este tipo de comida e estas substâncias?

 

Obrigado :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Os meus peixes estão com essa doença pela 2ª vez.

Isto é mau sinal... :P

Devias ter aprendido da 1ª vez e eliminado as origens do problema. :?

 

Acho que não vale a pena estar a passar os peixes para um aquario hospitalar porque os peixes afectados são pelo menos 3 guppys adultos e os alevins como são vários e estão misturados com os outros, não se dá pela sua morte, por isso não sei se tambem estarão.

Os medicamentos para combater isso vão matar as bactérias do filtro. É melhor tirares as cerâmicas e colocares num balde com uma resistência e um filtro/pedra difusora. Assim não perdes as bactérias todas...

 

Da primeira tratei com backtopur, mas agora andei a ler e queria um tratamento que fosse de efeito mais rapido

Qual dos Bactopurs?? O Direct ou o normal?

Para actuar rapidamente tem de ser o Direct.

Se tiveres Bactopur Direct podes usar. Deve dar conta do recado.

 

Atenção que a bactéria muitas vezes costuma "ficar" no aquário (+/- 1 mês). É natural que possam haver recaídas...

Tens de tentar eliminar os causas desse problema.

 

Que características tem o filtro, tamanho do aquário, quantos peixes tens etc??

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As causas do problema foram as mesmas mas por modos diferentes. Da 1a vez tinha muitos peixes adultos, desta vez nasceram muitos alevins por várias vezes e, por um lado ainda bem, os peixes adultos não os comeram, por outro, fez com que ficasse com demasiados peixes no aquario. É certo que ainda são pequenos (entre 1 a 2cm e outros ainda mais pequenos) mas tambem deitam detritos como os outros peixes...

 

Da outra vez utilizei o backtopur normal mas em maior quantidade e solucionou-me o problema, mas queria algo mais rapido para salvar os alevins e os outros.

 

Tenho 8 guppys adultos, 4 corys e 2 ottos. Alem de cerca de 30 alevins, num aquario de 57 litros. Os niveis estão normais e a causa é mesmo o excesso de materia organica pois após mudar a agua e lavar troncos e etc, algum tempo depois já há deposicao de coisas no tronco e nas plantas.

 

Acho que vou experimentar um tratamento que li à bocado num site à base de sal. Em que se mergulham os peixes 5 vezes por dia, durante 7 dias, numa solucao de sal. Não tenho nada a perder... Veremos se resulta :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Bactopur Direct actua mais rapidamente que o normal.

 

São peixes a mais. O teu filtro também não deve estar grande coisa. É limpo com frequência? Sabes a marca/modelo? Que caudal é que ele faz?

 

Ao fazendo 5 banhos diários vais stressar os peixes. E vais continuar com a bactéria no aquário.

Tens de aspirar o fundo, limpar o filtro e fazer muitas mudas de água.

Não adianta dares banhos de sal ao peixe e depois voltar a colocá-lo no aquário comunitário. Para isso tinhas de arranjar um aquário com água limpa.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água do aquario foi mudada há 3 dias. Já dei o banho de sal aos peixes e pu-los num aquario com água limpa , mas deixei os alevins no outro com o baktopur para não os estar a passar por sal, pois não sabia se fazia mal.

Vou entao comprar o baktopur direct.

Que aspirador de fundo é que recomendas?Ainda não encontrei nenhum que fosse eficiente... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E que tal aplicares o tratamento aos peixes e plantas em separado e ferveres todo o areão, pedras e troncos. Desinfectar aqua com um bocado de lexivia e deixar secar 2 dias(para o cloro desaparecer) e voltar a fazer o ciclo mas usando um produto que reduz o ciclo do azoto a alguns dias (tipo biobacter ou outros melhores). Assim eliminarias a bactéria do aquário.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que aspirador de fundo é que recomendas?Ainda não encontrei nenhum que fosse eficiente...

Aspiradores a pilhas são muito porreiros (embora mais caros).

Aspiram bem e não gastam muitas pilhas.

 

Desinfectar aqua com um bocado de lexivia e deixar secar 2 dias(para o cloro desaparecer) e voltar a fazer o ciclo mas usando um produto que reduz o ciclo do azoto a alguns dias (tipo biobacter ou outros melhores). Assim eliminarias a bactéria do aquário

Mas se não corrigir os pontos que "tem mal" os problemas não tardarão a aparecer.

Basta colocar 1 peixe ainda infectado no aquário para o problema voltar.

 

A bactéria causadora da Flexibater consegue permanecer no aquário 1 mês (+/-), ou seja, não tens peixes infectados e pensas que tens tudo controlado mas a bactéria está lá.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Infelizmente estou em pleno ataque de bactérias, portanto mostro toda a soliedariedade possível. Gostaria de começar por dizer que me parecem extremamente radicais os comentários do tipo dever-se eliminar as causas antes de... ora bem se a gente soubesse, não o fazia. Parece-me claro que em aquários estáveis, qualquer introdução nova deve ser devidamente acautelada, mas, por exemplo o meu caso, só com Guppys e a devida equipe de limpeza, caracóis incluidos, o aqua(s) nunca está «estável» devido às grandes variações de população (estou a falar de nascimentos). Por isso não tenho problema em dizer que sim, já não é o 1º ataque, nem será o último, provávelmente.

No meu caso tenho os guppys no hospital com bactopur direct (para as infecções internas) e com bactopur (para as lesões externas). Os comunitários estão com Myxazin afim de reduzir a bactéria. Isto tudo aliado ao sal (+-1cl chá, para começar e com cuidado com as corydoras), a n tpa's, a limpeza de filtros, a sinfonagem, às vitaminas, à comida viva e congelada, às medições, ao nariz colado nos vidros...e ao desgosto de ver alguns morrer.

Quanto à sinfonagem faço-a com o PGR 1000, que recomendo, é eléctrico e é eficaz, embora caro compensa, acho eu, porque evita as retiradas de água excessivas sem se conseguir de facto aspirar tudo, e a trabalheira que isso dá, para além do disparate que acaba por ser mudanças de água radicais.

A propósito li que as bactérias preferencialmente gostam de ambientes alcalinos e portanto se se puder baixar um bocado o Ph ajuda.

Gostaria ainda de comentar que o fórum, onde passeio quase todos os dias, deverá servir para trocar experiências, sem medo, e sem comentários como os de ir pesquisar noutro lado... é para isso que ele serve (penso eu), correndo-se o risco de ficar estéril se tal não acontecer. Somos todos humanos e de nariz colado no vidro, é mais do que natural cometermos erros, partilhá-los é sinal de crescimento não de ignorância.

Desculpem o testamento, mas já tenho a experiência de um outro forum vazio, onde só os craques e os incautos alvitram.

Boa sorte no combate às bactérias.

Ao dispor para aprender e para receber críticas se for caso disso.

cumprimentos,

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um método de tratamento é:

 

4ml/L de acriflavin (ou trypaflavin) e juntas 40mg/L de clorofenicol. tratamento dura 12 horas. Poderá provocar alguns danos nas plantas. deverás trocar as matérias filtrantes por algodão e por o filtro a funcionar. Se a água ficar turva

 

Se puderes utilizar um aqua hospital podes fazer 5ml/l de acriflavin durante 2 a 4 dias.

 

Boa srte

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais