Casal de discus


marcioinacio

Recommended Posts

Comprei um casal de discus vermelho turquesa à cerca de uma semana e meia, o que acontece é que quem os vendeu disse-me que eles reproduziam-se com regularidade e que eu não duvido. Não sei se estou a ser impaciente, mas a fêmea já não deveria ter posto ovos, visto ser um casal já formado e que reproduz com regularidade? O stress da mudança as condições da água o espaço pode ser factores determinantes para a fêmea não meter ovos ou ela mete sempre ovos imdependentemente das condições? Deixo o setup do meu aquário para uma melhor conpreensão do caso.

 

100x30x40 120lts

 

Lá dentro tem apenas um cone de criação água e filtros um esxterno eheim 2213 de 440 lts/h e um interno.

 

medidas da água:

 

PH: 6.5

temp 30º

Amónia: + de 6

GH: 7º

KH: 4º/5º

nitritos: 0.05/1

nitratos: 20/40

 

A quem me puder ajudar um grande obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

É uma boa pergunta mas com estes dados a resposta é complicada.

Á 1ª vista diria que tens de descer a amonia em + de 6, os nitritos em 0,5/1 e os nitratos em 10/30.

Moral da historia; os discus entraram num ambiente que não estava preparado para eles e o sistema desiquilibrou-se.

Caso os principios gerais da aquariofilia estejam "cumpridos" eu fazia assim:

-Interromper a alimentação a 100% ( não te preocupes, numa

emergencia um disco saudavel não comer durante 15 dias não é nada)

- De uma forma MUITO SUAVE tenta descer o pH até 6, isto faz com

que a amonia não se transforme em AMONIACO (Mt toxico)

-Limpar toda e qualquer "cagadela" que surja imediatamente

- Mudar + - 20% da agua por outra de iguais ou semelhantes

caracteristicas, DIARIAMENTE. De preferencia 1/2 da agua 2 X dia

- Caso tenhas "material" de filtragem de um aquario ciclado tenta, se

possivel adicionar algum ao filtro deste aquario,caso contrario

compra "bacterias empacotadas"(não sei o nome há nas lojas)

 

RECORDA QUE COM DISCUS OS ERROS PAGAM-SE "CCCAAAAROOSS"

CASO SEJA NECESSARIO E TE POSSA AJUDAR LIGA-ME 919350958.

Boa sorte.

Joao Paulo Machado

 

Ps-> Toma atenção a sintomas estranhos como escurecimento, timidez, fezes brancas, "dispararem" pelo aqua que nem tiros, etc.

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi João Machado,

 

obrigado pelo conselho e vou seguir esse teu conselho, mas quanto ao baixar esse valores q disses-te já fiz de quase tudo. O que eu queria mesmo era fazer um novo ciclo pro aquário, mas n tenho mais nenhums peixes para o fazer. Achas que se arrajanjar ai uns 50 lts de água de um aquário ciclado limpar muito bem o meu aqua e os filtros com um bocado dessa água e depois meter no aqua a restante água e completar o restante com água da torneira previamente preparada os valores vaiam ao lugar? A minha maior preocupação é o bem estar dos peixes e não eles procriarem. Diz-me qualquer coisa pois sei que tu tens discus e que percebes muito disto. E já agora se alguem puder dispender esses 50 lts numa muda de água que faça era ótpimo (Caso isto seja uma ideia viável) se calhar estou a dizer um grande disparate.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... parece-me que cometeste o erro mais usual em aquariofilia... colocar peixes sem o ciclo estar concluído, e com tanta pontaria que foste logo colocar peixes mais sensiveis.

 

A meu ver o que deverias fazer era devolver o casal à loja e ciclares o aquário em condições antes de lá colocares discus.

Não sendo isso possivel, talvez possas usar um produto para eliminar a amónia e outros toxicos presentes no aquário, mas lembra-te que esses produtos não substituem uma boa ciclagem, apenas anulam a toxicidade.

 

Deverás fazer as TPA's diárias que o João Machado te referiu e seguir os conselhos dele.

Eu só acho que para já mexer no ph é mau. Os peixes já estão em stress suficiente, não é preciso induzir ainda mais stress alterando os valores do ph.

Deixa essa parte para quando o aquário estiver equilibrado em termos de amónia, nitritos e nitratos. Com ph em 7 a percentagem de amónia letal na água é relativamente pequena por isso não vale a pena ir por aí.

Além do mais os quimicos vão neutralizar a amónia por isso é menos uma preocupação.

 

Produtos para neutralização conheço um da sera, o toxivec, mas não sei até que ponto é bom porque nunca o usei.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ciclo estava feito só que cai no erro estupido de tirar tudo o que estava no fundo, uma placa e pedras. disparou todos os valores para nunca mais voltarem ao normal. Eu tenho um aquario de 30 litros que eles podiam ir para lá se me arranjassem a água já ciclada, enquanto o outro ficava a ciclar o tempo necessário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem penses... um casal de discus adultos num aquário de 30L é uma sentença de morte para os bichos.

 

Procura resolver a situação o melhor que puderes agora e espera que os bichos se aguentem.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E a solução que tinha postado á bocado? De começar tudo de novo caso conseguisse arranjar cerca de 50 lts água ciclada? Achas bem ou nem por isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

So uma sugestão quanto ao ciclo do azoto - Tendo em conta que o erro já foi veito, o que podes fazer para minrar ou anular o erro é comprar bioBacter (ou algo semelhante) que promove a criaçao de bactérias em muito menos tempo e reduz ciclo a alguns dias!

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Muda agua, de preferencia pouca e muitas vezes.

Caso não haja outros sintomas , aguarda.

MUDA AGUA, MUDA AGUA.

Ups- -> Pelo que eu percebi o "filtro" seria uma placa de fundo?????

P'a discus não!

Abraços.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando os discos foram para lá é q retirei essa placa, mas o filtro é um eheim 2213 e um de esponja interno. É isso q estou a fazer á mais de uma semana e meia 10 litros por dia, os nitratos já n há os nitritos aumentaram um bocadinho e a amónia dá-me impressão q baixou um bocadinho mas continua a rebentar a escala ou seja mais de 6.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoi, mais uma vez.

E´complicado emitir num opinião por um "post".

Muda agua, não des comida, muda agua.

Falmos de agua boa. Sem cloro, cloraminas, etc.

Não dês comida, por agora.

Paciencia, etc.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Eu também tive um problema com os Nitritos da agua no meu aqua, embora fizesse mudanças de agua regulares, apenas normalizou quando comprei um "aspirador de areão", acredita que a sujidade que se encontrava no areão era inacreditavél. Após essa limpeza posso te dizer que os meus valores estão sempre entre o 0 e o 0.3, aproveito sempre que faço uma mudança de agua, limpar o areão, como o aquario é de 100L faço por fazes, mudança de agua de 2 em 2 dias 30Lt.

 

Pedro Cavaco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Desculpa a ausencia mas não tenho recibido as notificações de mensagem.

Não te preocupes com a comida, muda-agua e limpa os "cocos" que vão sendo menos.

Vai adicionado as bacterias e dentro de 2 semanas o problema estara resolvido.

Caso queiras ir à Charneca Caparica eu arranjo-te um esponja ou alguma coisa com bacterias para introduzires nos filtros.

Alguma coisa liga-me (919350958).

Joao Paulo Machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, vocês não vão acreditar na minha estupidez. O que aconteceu foi que fui à aquaplante e em conversa de amónias calhou falar que o reagente 3 da jbl era castanho. O empregado da loja ficou a olhar para mim, e disse que aquilo devia era estar estragado, comprei de imediato umas recargas de reagentes e fui ver a cor do reagente e n tem nada a ver com o que tinha. Conclusão: Depois de uma noite perdida e de rios de dinheiro gastos, aquilo estava ESTRAGADO!!! :shock::shock::lol: Quando chegar a casa é q realmente vou ver a quantidade de amónia que tenho e depois posto aqui.

 

Joao Machado eu acabei de comprar o liquido das bactérias e julgo já não ser preciso, mas gostava muito de ir ai á charneca ver os teus discus e falarmos sobre eles, isto se tu não te importares.

 

Um abraço

 

Márcio Inácio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Quando quiseres fazer-me uma visita manda mail para jpm007@iol.pt que te envio um croqui de como chegar a minha casa.

Aos fins-de-semana normalmente estou sempre por lá.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é pensava que as coisas iam voltar á normalidade quando algo de estranho acontece. O meu teste novinho em folha de amónia quando eu faço as misturas todas fica como se tivesse amónia = 0 e ai eu ponho de repouso durante 5 minutos como explica o livrinho que vem com a caixa de teste da jbl, e ai é que aparece a minha surpresa ao fim de 5 minutos, fica completamente azul. a escala vai do amarelo vai esverdiando escurece até ficar em verde escuro, mas azul n tem nada que se pareça. O que isto quer dizer? Alguém me sabe dizer?.

 

Obrigado

 

Márcio Inácio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Em principio ultrapassou o valor maximo da escala.

Compra outro, se possivel de outra marca, e repete o teste.

Stop alimentação, e muda agua e coloca bacterias.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais