Aquário plantado e filtro biológico


Recommended Posts

Olá amigos, sou novo na arte da aquariofilia e gostaria de tirar uma dúvida.

Quero montar um aquário plantado de 80litros e colocar alguns neons e rodostomus. Minha dúvida é se posso utilizar um filtro biológico, sem que traga algum transtorno quando a adubação e manutenção das plantas. Obrigado e aguardo retorno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigos, sou novo na arte da aquariofilia e gostaria de tirar uma dúvida.

Quero montar um aquário plantado de 80litros e colocar alguns neons e rodostomus. Minha dúvida é se posso utilizar um filtro biológico, sem que traga algum transtorno quando a adubação e manutenção das plantas. Obrigado e aguardo retorno

 

Bem antes de mais vamus definir muito basicamente 2 conceitos.

 

Filtro mecânico: remove partículas em suspensão na água (como restos de plantas, etc)

Filtro biológico: utiliza as bactérias para degradar substâncias que podem ser tóxicas para os peixes, ou mesmo para as plantas, a tal situação do ciclo do azoto que toda a gente já ouviu falar.

 

Normalmente os filtros externos ou mesmo internos mais complexos utilizam estes dois tipos de filtragem que ocorre precisamente no filtro. Para além disto, convém reter que as plantas também contribuem para a filtragem da água, funcionando precisamente como filtro biológico, mas apenas eficiente com grandes quantidades de plantas.

 

Quando referes filtro biológico estas a ser muito pouco específico, mas respondendo em concreto à pergunta, terás sempre que ter um filtro biológico para manteres seres vivos num aquário, seja ele o proprio filtro, as plantas ou até mesmo o areão.

 

Para finalizar, fica sabendo que para muitas plantas uma corrente muito forte proprocionada pelo filtro poderá ser-lhes prejudicial. Em contra-partida, um aquário sem corrente nenhuma também prejudicará as plantas.

 

Espero ter ajudado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antigamente chamava-se simplesmente "filtro biologico" aos filtros biologicos de fundo.

 

Eram umas placas perfuradas ou ranhuradas que se colocavam debaixo do areão e com um tubo até á superficie.

Com a ajuda da bomba de ar, mais tarde com cabeças motorizadas, fazia-se circular a água desde debaixo da placa até á superficie com esse tubo.

Desta forma forçava-se a passagem da água pelo areão, auxiliando assim a filtragem biologica efectuada pelas bactérias residentes no areão.

 

Actualmente já existem soluções igualmente baratas e bastante mais eficazes para a filtragem biologica (como já explicado) e sem os inconvenientes dos FBF:

- Deposição de resíduos por debaixo da placa - o que obriga á desmontagem completa do aquario no máximo a cada dois anos.

- Nos plantados torna-se complicado, pois as raízes tendem a crescer enrolando-se nas ranhuras da placa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.