Substrato para Aqua 100lt so com plantas


Rita Coelho

Recommended Posts

Boa tarde

 

Gostaria de ouvir as vossas opinioes, sobre qual o melhor substrato simples ou composto para um aquario exclusivamente plantado (nunca vai levar peixes).

 

Se tiverem mais alguma indicação especial para um aquario disto tipo, estejam a vontade!

 

Obrigada, Rita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Desculpa o comentário, mas qual é a piada de ter um aquário só com plantas? Não se vê nada a mexer lá dentro! E também faz falta às plantas o CO2 dos peixes, ou então vais ter de pôr CO2 artificialmente.

 

Quanto ao substrato, não tenho muita experiência, mas coloquei turfa debaixo do areão e as plantas não se têm queixado.

 

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Concordo com o Ticiano, qual a piada de ter um aqua sem peixes, mete nem que seja só uns ottos, uns camarões e uns caracóis para controlar as algas acredita que fica muito mais giro.

Quanto ao substrato também não tenho muita experiência mas acho que para um aqua plantado o melhor é uma camada de laterite, uma camada de húmus tratado e depois uma camada de areão normal, há também quem ponha em vez de areão, areia dos filtros das piscinas.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Concordo com o Ticiano, qual a piada de ter um aqua sem peixes, mete nem que seja só uns ottos, uns camarões e uns caracóis para controlar as algas acredita que fica muito mais giro.

Quanto ao substrato também não tenho muita experiência mas acho que para um aqua plantado o melhor é uma camada de laterite, uma camada de húmus tratado e depois uma camada de areão normal, há também quem ponha em vez de areão, areia dos filtros das piscinas.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu debaixo do areão uso o fertilizante da JBL Aquabasis Plus .. é muito bom ... pelo menos na minha opinião ...

 

Fica Bem

Filipe Santos

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

Se tiveres com vontade de gastar uns €´s valentes -> ADA power sand e por cima ADA Aqua Soil - Amazonia.

 

Se quizeres poupar compra akadama. vende-se em lojas de bonsai. tem atençao á grossura do substrato

tiagodovale2-dbd.jpg

 

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este é o meu 2 setup do meu aqua.

Estou convencido que o substrato é fundamental para qualquer aqua que se pretenda plantado.

 

Seja tipo holandês ou normal, o substrato é sempre um bom investimento.

 

A Rita provavelmente é amante de jardins hidropónicos.

Os Japoneses são fanáticos.

Tens vários sites deles em Inglês, que te darão todas as dicas.

A qualidade e composição do susbstrato deverá ir ao encontro das espécies vegetais que puseres no aqua. Há substratos a custarem por 5L a 50€ e outros a 10€.

 

Estes jardins são muito lindos. Os aquários são diferentes dos nossos,possuem bombas diferentes. Possuem tecnologia de viveiros.

 

Eu tb.uso o fertilizante da JBL Aquabasis Plus, no meu aqua. Reparei que a agua ficou com um toque ligeiramente leitoso (suspensão coloiodal).

 

Claro está que é a 1 semana e provavelmente irá desaparecer.

Isto aconteceu a ti Filipe?

 

NB:Um bom susbtrato é um investimento a 3 anos.

 

Saudações amigas

 

SNAN

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Snan,

 

Já é o segundo aqua que tenho e nunca notei nada na água de diferente com este fertilizante. Sei que gosto muito dele ... as plantas estão sempre com um aspecto espectacular e crescem bastante (claro que não é só á custa do fertilizante), aconselho-o a qualquer um ...

 

Fiquem Bem

Filipe Santos

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Eu sei que o assunto não é o que convem à Rita :(

mas paroveitei para tirar a duvida.

 

Tenho um filtro Ecco da Eiheim e como não cosegui obter o filtro original de lã de vidro da Eiheim, acabei por comprar lã da Hagen ao metro.

 

A minha suspeita está desfeita.

O problema está na lã. Não é suficientemente compacta e liberta particulas.

 

Os da Eiheim são mais caros, mas deixam a agua cristalina.

 

Saudações amigas.

 

SNAN

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Atenção!!!

Não confundam akadama com aquasoil... não tem nada a ver. O aqua soil é um substracto próprio, enriquecido com nutrientes para as plantas.

 

O akadama não poder ser visto como um substituto do aqua soil, uma vez que é um substracto inerte.

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O akadama nao é inerte :( é feito á base de argilas cozidas e portanto carregado de micronutrientes naturalmente e que vao sendo absorvidos pelas plantas ao seu ritmo e libertados para a agua gradualmente.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rita

 

O exemplo mais giro e util que já li neste forum, tenho ideia que veio da parte de um colega nosso brasileiro.

 

Comprou humus tratado que bem mais acessivel que o substrato que é vendido.

 

Pesquisa o tópico que está muito interessante.

 

Saudações amigas.

SNAN

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais