Selecção de Plantas


João Pereira

Recommended Posts

oi!!!!!!!!!

Neste momento tou a pensar em remodelar o meu akua, pois agr so tem plantas artificiais.

Devido a fauna (5neons, 2ramirezis, 2corydoras) estava a pensar em fazer um pekeno plantado, um biotopo amazonico se possivel...

O meu akua tem 40l, tem uma unica calha c/ uma lampada de 15 watt e so tem substracto normal, por isso estou a ver se me ajudam na selecçao das plantas.

Eu n percebo mt de plantas, por isso, se me ajudassem ficaria mt agradecido.

avatas.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi!

o eu akua tem 40l, tem areao simples, sem laterita e isso td, sem fertilizantes. so tenho plantas artificiais, e umas pedras.

tenho uma lampada de 15watt ke vinha com o akua

tenho um filtro de 260l/h interno e um akecedor de 100watt.

ph deve tar +/- 7,4, esta mt alcalino e a temperatura uns 27ºC

avatas.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves procurar plantas que cresçam pouco em altura e mais em comprimento ou que se espalhem pelo areão.

 

Quanto ao facto de não possuires laterite no areão não é problema, existem uma esferas de laterite de várias marcas que permitem juntar ao areão a mesma.

 

O facto do aqua ter apenas 15 Watts de luz infelizmente vai limitar-te as escolhas a Fetos de Java, Musgo de Java, alguns Echinodorus, à Hygrophila Polysperma, anubias e Cryptocorynes. Além destas plantas deve ser complicado manteres outras.

 

Os peixes não darão problema.

 

Aconselho-te a idealizar o aquário que pretendes e ir aos poucos acrescentando as plantas (visto o aquário já estar montado).

 

Cumps,

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

260l/h em 40l ??? :?: livra, revolves uns 10 aquários por hora em água!

O Paulo está lá, deves rondar as sugestões dele, eu só metia todas ao mesmo tempo, não vejo vantagem em ir colocando pouco a pouco... só se for para diluir o prazer :?:

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi!!!!!!!

obrigado pelas sugestoes... :?:

eu no inicio tava a pensar em fazer um amazonico, mas n da vistos ke eu n percebo nada de plantas pedi as plantas mais resistentes e as + adaptadas ao tamanho do meu akua.

Uma das coisas ke me ta a preocupar e kando chegar a altura de as podar ...

Se me puderem dar umas dicas para estas tarefas(poda e manutençao) ficaria mt grato...

tb gostaria ke me dissessem se o musgo de java e assim tao dificil de manter... pois tenho ouvido dizer ke ele ganha mts algas...acham ke o poderia trocar por riccia?

dêm sugestoes das plantas para eu colocar no akua...

avatas.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As vantagens de colocar aos poucos as plantas é o de permitir verificar se não existe alguma que iniba o crescimento das outras (por exemplo uma planta que está a crescer bem e de repente após a adição de outra para de crescer). Por outro lado tem ainda a vantagem de permitir dosear o orçamento, não existindo necessidade de gastar uma avultada quantia de dinheiro de uma só vez.

 

Todos os outros aspectos apontam para colocar as plantas todas de uma vez (quanto mais quantidade melhor, tendo em conta o equilibrio e o aspecto que se pretende).

 

Quanto à Riccia com 15 Watts não me parece fácil de manter, no entanto podes tentar, por vezes algumas plantas surprendem-nos e mesmo em condições que não consideramos ideais elas aguentam-se, pois tudo depende de um jogo entre os vários factores.

 

Quanto ao Musgo de Java ganhar algas, tal pode acontecer, mas o que se pretende ao fazer um aqua super plantado é jsutamente ajudar a manter o aqua livre de algas, pois as plantas irão consumir os nutrientes que as algas necessitam.

 

Enfim, nada como experimentar, ver o que resulta e repetir o que der certo.

 

Quanto a podas e manutenção é melhor escolheres primeiro o setup e depois colocas novamente essa queastão após saberes que plantas pretendes manter. Cada planta é podada de sua maneira, não vale a pena estar aqui a fazer a lista completa, até porque já foram referidas noutros tópicos.

 

Cumps,

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais