Desparazitar Discus


JPN

Recommended Posts

Boas

 

Qual a melhor maneira para desparazitar os Discus?

 

A que idade o devemos fazer?

 

Pois tenho agora um novo cardume com 3 semanas e queria prolongar as suas vidas.

 

Desde já o meu obrigado a todos os que puderem colaborar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não sei se se pode desparasitar discos com essa idade, mas para desparasitar discos usa-se o metronidazol, composto primário do flagyl à venda nas nossas farmácias. Acho que a dosagem é de 1 comprimido por cada 40L de água. Peiodicamente há também quem ponha na água dos discos um comprimido de prazinquantel para evitar parasitas como o gyrodactylus.

 

Cumps

 

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim a melhor maneira e disolveres um comprimido de flagym em 50grs de comida e dares isso aos bichos.

 

presume que estejas a referirte ao flagyl e não a flagym certo?

é apenas isso que se faz? Pergunto isto pois já ouvi falar nisso e da para todos os peixes em geral e queria ter a certeza

APC #173

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Flagyl serve ainda, para desparasitar qualquer tipo de peixe tropical.

Para melhor eficácia, deve-se misturá-lo na comida, 7 comprimidos de 250mg para 100g de coração de boi (mistura-se tudo, e dá-se esse preparado durante 3 a 8 dias).

Como medida preventiva, deve-se administrá-lo uma vez por mês, mesmo que os peixes não se apresentem doentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Não sou nenhum expert na matéria, mas não concordo com a desparasitação continuada e sem razão.

Pelo seguinte:

Se o objectivo é matar os parasitas ,só se deve faze-lo quando existem sintomas e continuar o tratamento até os mesmos desaparecerem, doutra forma se a aplicação for continuada corremos o risco de os parasitas criarem resistencias e para os eliminarmos ter que se usar uma dose muito superior ou outro medicamento.

Não nos podemos esquecer que estes produtos matam também a colónia de bactérias existente no filtro, alterando assim a estabilidade do aquário.

Tenho 5 Discus à cerca de 3 meses e meio e felizmente só tive necessidade de os desparasitar quando chegaram, oque é natural devido ao stress, agora junto apenas alho na comida congelada.

Para mim quanto mais natural melhor, medicamentos só se for mesmo necessário.

Muitas mudas de água, equipa de limpeza eficaz e se for possivel quarentena a quando da sua aquisição.

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

miguel n sou da tua opiniao.

 

partilho a opiniao que se deve de vez em quando desparasitar os peixes principalmenta a quando da introduçao de novos habitantes no aqua. so n concordo com desparasitaçoes tao regulares como 1 vez por mes mas talvez de 3 em 3 ou de 4 em 4.

 

sou da opiniao que se estivermos sp a deministrar medicamento ha a possibilidade de os flagelos criarem resistencias aos farmacos e se assim acontecer sera muito dificil de erradicar os parasitas do aqua.

 

tb sou da opiniao que sempre que desparasitamos quer seja um desparasitaçao perventiva ou n, devemos sempre administrar o medicamento em doses altas(mas n altas de mais) exatamente para prevenir que os parasitas criem resistencias.

 

em relaçao ao flagyl acho que n ha problemas de sobre-dosagem e uma das principais causas de muita gente n conseguir erradicar os parasitas e mm a fraca dosagem que adeministram.

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Tendo em conta que a maioria de aquas que albergam discus são de 200lts, apelo aos mebros com alguma experiência (boa) que coloquem aqui o regime de desparatização (quantos em quantos meses), medicamento a utilizar e doses.

 

Esperamos pela vossa ajuda.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo inteiramente com o Miguel. Desparasitar sim, mas apenas quando há sintomas visíveis. Mesmo quando não são notados estes parasitas estão sempre presentes, no entanto, apenas se manifestam em alturas em que o sistema imunitário dos discus está mais deficitário. Tal como já foi referido, quando são sujeitos a um ambiente novo, ficam sujeitos e stress e nessa altura é conveniente a aplicação do flagyl. Preferecialmente e com mais resultados na comida, mas também na água com bons resultados.

 

Ao usá-lo como preventivo e à semelhança do que acontece com grande parte dos nossos medicamentos, estamos a proporcionar resistência acrescida aos parasitas e a iniciar um ciclo, de aumento das dosagens/necessidade do medicamento, totalmente desnecessário.

 

Há vários anos que tenho vários discus, de diferentes espécies e contam-se pelos dedos, as vezes em que os tive de sujeitar a tratamentos.

 

Partilho inteiramente da tese do "quanto mais natural, melhor". É só darem-lhes as condições que precisam, de resto eles cuidam deles próprios...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Flagyl serve ainda, para desparasitar qualquer tipo de peixe tropical.  

Para melhor eficácia, deve-se misturá-lo na comida, 7 comprimidos de 250mg para 100g de coração de boi (mistura-se tudo, e dá-se esse preparado durante 3 a 8 dias).  

Como medida preventiva, deve-se administrá-lo uma vez por mês, mesmo que os peixes não se apresentem doentes.

 

Isto não é obrigatorio nem regra eu proprio não o faço mas é o que os mais entendidos aconcelhão eu faço isto prai de 4 em e meses e numca tive nenhum problema ,já agora o Flagyl nao afecta a colonia de bactérias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Boas

 

Qual a melhor maneira para desparazitar os Discus?

 

A que idade o devemos fazer?

 

Pois tenho agora um novo cardume com 3 semanas e queria prolongar as suas vidas.

 

Desde já o meu obrigado a todos os que puderem colaborar.

Penso que te referes a Discus recém- nascidos,ou estou enganado?

 

já agora o Flagyl não (palavra corrigida) afecta a colonia de bactérias.

Luis Piu

Não faço ideia nunca useio flagyl, usei sim o octozim e este destroi também as bactérias do filtro .

Mas deixa que duvide .

Isto porque:

 

O principio activo do flagyl é o metronidazol que serve para combater infecções provocadas por bactérias, então é selectivo?

mata umas e não outras??????

Fico com dúvidas, se conseguires esclarecer agradeço.

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesta parte gostava de poder ser mais explicito mas não o sei fazer pois isto que eu estou aqui a relatar foi-me dito por alguem que cria muitos discus e é o que ele faz e numca teve problemas agora cada caso é um caso eu faço como mencionei em cima e tb numca tive problema nenhum com os discus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bem posso estar enganado mas tanto quanto sei o flagyl n e um anti-bacteriano mais sim um anti micotico. quando aplicado no aqua ele n mata a colonia de bacteria apenas afeta as bacterias anaerobias que num aqua de agua doce n tem grande importancia.

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Pessoal, estive pensando em dissolver o flagyl em um pouco dágua e misturar na ração e dar aos discus ao invés de colocar no coração de boi , pois acho que este suja muito a água. O que acham ?

 

Penso também em espremer alho e colocar este caldo junto com a ração ou vegetais, será legal ?

 

Obrigado,

Thomaz :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais