Ajuda pff


palmeiro

Recommended Posts

Pretendo criar um plantado, mas o meu aquário so tem 60cm

 

Com injecção de CO2 e uma lampada de 30 W tenho condiçoes pa isso???

 

 

conselhos, dikas.... é tudo bem vindo

cmpts,
Pedro Palmeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou o mais indicado para te responder profundamente a isso mas não tens as condições!

 

1º põe o tamanho do teu aqua, assim só sabemos de deve ter 50/70 litros

 

2º precisas de 1w/litro, por isso não dá assim

 

Espera para te darem opiniões mais profundas sobre tudo que precisas, mas podes ir pesquisando aqui no forum que vais encontrar muita coisa.

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Se pretendes um plantado com plantas do genero, riccia, glossostigma é claro que a luz que tens não chega, de qualquer forma da uma vista de olhos nesse link: http://www.aquallun.com.br/calculos1.htm

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Se pretendes um plantado com plantas do genero, riccia, glossostigma é claro que a luz que tens não chega, de qualquer forma da uma vista de olhos nesse link: http://www.aquallun.com.br/calculos1.htm

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

normalmente nos plantados pequenos ate se usam mais Watts do que litros. é frequente ver montagens do sr. Amano de 50 e poucos litros com cerca de 80W de potencia.

com 30W eu não esperaria ter grandes resultados num plantado. investe numa boa luz, 60W era bom, e aí estarias no paraíso dos plantados :lol:

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hmm não me parece que vendam calhas com essa potencia nos hipermercados....ou ja as viste?as de 60cm de 1 lampada provavelmente são de 15W. se encontrares de 60W avisa :lol:

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola,apenas quero dizer-te que plantei um aquario com 60cm,e nao tenho problemas em manter as plantas,a lampada que tenho la é de 15w e as plantas subsistem.....o material que usei foi substrato solido da sera e a lampada que la tem é uma aquaglo{15w}por este motivo e por outros mais nao sou muito apologista do que tudo o que vem nos livros corresponde á realidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hey

deves ter plantas muito pouco exigentes e bastante resistentes. experimenta por la uma rotala macranda ou entao um tapete de glossostigma para veres o que acontece :lol:

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola,apenas quero dizer-te que plantei um aquario com 60cm,e não (palavra corrigida) tenho problemas em manter as plantas,a lampada que tenho la é de 15w e as plantas subsistem.....o material que usei foi substrato solido da sera e a lampada que la tem é uma aquaglo{15w}por este motivo e por outros mais não (palavra corrigida) sou muito apologista do que tudo o que vem nos livros corresponde á realidade

 

Estou curioso em saber que plantas tens ( não é que seja muito dificil perceber quais são)... Já agora, faz uma pesquisa sobre as plantas que tens e logo vês a razão pela qual elas subsistem... Sim porque subsistir não quer dizer em crescimento saudável. ;)

 

Então tudo o que aqui discutimos, analisamos é exclusivo dos livros? Não há as experiências dos aquariófilos( nós)? :lol:

 

Essa tua afirmação não corresponde nada à realidade e ao publicá-la podes estar a induzir em erro as novas pessoas que se introduzem no hobby. Se calhar tiveste uma má experiência com algum livro ou se calhar nem pesquisaste nada... Aconselho-te a pesquisares um " pouco" mais e até mesmo a experimentar com as tuas plantas, desde a iluminação até à fertilização, passando pela plantação e podas, etc. Vais ver que não sabes nem 1/10 daquilo que há para saber sobre plantas aquáticas e que por mais que pesquises, ainda falta saber muita coisa... Longas noites em claro te esperam. :x

 

Nota: podes começar por este mesmo fórum... informação é o que não te falta na base de dados. A ferramenta " pesquisar" é lá em cima, entre a " FAQ" e " Membros", por cima de " Mensagens Privadas novas".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola mais uma vez,quero dizer-te que watts significa quantidade consumida e nao quantidade de fonte luminosa,lumens é q é a quantidade de fonte luminosa,á plantas que se adaptam a iluminaçao fraca´,diante destes dados penso que sera mais facil guiares-te

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola mais uma vez,quero dizer-te que watts significa quantidade consumida e não (palavra corrigida) quantidade de fonte luminosa,lumens é que (palavra corrigida) é a quantidade de fonte luminosa,

 

Nunca disse que não...

 

á plantas que se adaptam a iluminaçao fraca´,diante destes dados penso que sera mais facil guiares-te

 

Mas não estás à espera que uma lâmpada de 15W tenha lumens suficientes para manteres mais do que fetos, anubias, musgos e pouco mais, ou estás? É porque se estás, estás a guiar-te muito mal e concerteza foste na treta do vendedor! Não num aquário de 60 cm! Vou-te contar uma história, para ver se me segues o raciocínio: Imagina que eu tinha comprado uma aquário ontem, via aquários cheios de plantas lindas, saudáveis, vermelhas, verdes, grandes, pequenas por essa net fora, mas não percebia nada de nada de como manter aquelas plantas. Registava-me no fórum e lia o que tu escreveste... tinha o belo kit da aquapor com o belo do kit de iluminação que estes aquários trazem. Lumens diz ele; ok, vou comprar a lâmpada de 15W que tenha o máximo de lumens possíveis nesta gama. Compro a dita " aquaglo" e dou uns belos 15 euros ou mais por aquilo... Depois começo a comprar plantas, as tais plantas que vi por essa net fora... Mais umas dezenas de euros... Planto no aquário todo contente... Sabes onde isto vai chegar não sabes? Senão sabes eu explico-te: daqui a uns dias tinha as plantas escuras, a definhar, até ficarem negras e se reduzirem a nada( algumas, as mais exigentes, os musgos, fetos e anubias persistiam).... Mas como, se eu vi a outra pessoa no fórum, que por sinal parecia saber do que falava, a dizer que bastavam os lumens e que as plantas se adaptam à luz que têm?!? Pois é, a questão era mesmo: mais luz, mais lumens sim, mas não numa única lâmpada... Ninguém anda por aí a falar em lumens mas sim em watts por ser uma referência mais fácil de memorizar e de aplicar. Ninguém anda a dizer. " eu tenho um total de 4000 lumens no aquário e tenho plantas a crescer razoavelmente" mas sim: " eu tenho 55W em 40 L e as plantas estão a crescer bem". Se depois desta breve explicação continuas a pensar que sabes do que falas e que eu é que não pesco minimamente disto, só digo que: " o pior cego é aquele que não qer ver" e dou ainda mais ênfase para que pesquises " um pouco" sobre o assunto. Devias dar mais importância ao que vem nos livros e menos importância ao que certos lojistas te dizem... Senão gostas de ler, tens sempre a Internet.

 

nota: coloca umas fotos do teu aquário " plantado"no sub-fórum " Fotos e vídeos" para ver as plantas que tens e como elas estão de saúde

Link to comment
Partilhar nas redes sociais