Montagem Tanganyika (525 L) com Background 3D.


davlima

Recommended Posts

davlima: Em relação à fotografias parece-me que está a ficar um bocado escuro de mais... mas pode ser da fotografia...

 

 

Tiago_lima:

Pelo (pouco) k li, o poliuretano traria muitas vantagens:

-n parece ser tóxico para os peixes (aliás é comum vê-lo a "tapar buracos" ou sumps nos salgados);

- tem excelente aderência a todo o tipo de materiais (vidro incluído);

- a espuma de poliuretano é usada para vedação, recheio e fixação, com propriedades isolantes (isolante térmico, aústico e eléctrico).

 

O problema é que a espuma de poliuterano é bastante dificil de controlar de forma a lhe darmos a forma final que pretendemos.

 

Até mais

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 56
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

Eu utilizei espuma de poliuretano na construção do meu fundo 3d, que está num aquário com 3 anos e até hoje não tive problema. Utilizei a espuma para colar placas de esferovite e para fazer alguns relevos extra.

realmente a espuma é um pouco difícil de controlar quando aplicada, mas depois de seca pode ser escavada normalmente como a esferovite.

 

conselho: se utilizares espuma deixa secá-la bastante tempo, principalmente se fizeres zonas mais espessas para que o interior fique sólido e seja fácil de esculpir/cortar com o X-acto.

 

Bom bricolaje

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago ao princípio pensei utilizar o poliuretano, mas depois optei apenas por usar o esferovite e cimento, mas tinha lido em qualquer lado que o poliuretano não devia ficar "a vista" ou seja devia ser coberto por uma espuma de exposi, porque não sei.

 

A cor mais escura consegui usando apenas a argila colorida sem cimento, mas fica muito escuro e ainda existe o problema da tinta se soltar mais facilmente.

 

Outro problema que estou a ter é em relação a textura, já experimentei utilizar uma esponja e também papel de alumínio amachucado. Mas nenhum destes métodos deu um ar natural ao rochedo.

 

Alguma ideia ?

David Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
  • 5 meses depois...
Nuno eu também li isso algures durante as minhas pesquisas sobre diy Backgrounds

o facto do esferovite escolher se ficar sem respiração. Na minha perspectiva isso era óptimo não me importava nada que ele mirasse desde que a estrutura exterior de cimento se mantive-se.

Boas,

 

Como tenho alguma experiencia na construção de backgrounds com polietileno e cimento, deixo algumas dicas que penso podem ajudar.

A capacidade de flutuação do esferovite é surpreendente, devem deixar a parte de trás do backgr livre de cimento pois a colagem é melhor entre o vidro e o esferovite. Ainda assim, não sejam parcos no uso do silicone, colem toda a superficie traseira ao vidro e usem bastante.

 

Como o unico inconveniente do cimento após a cura é o tamponamento da agua para valores de PH 10, se o aqua se destina a ciclideos afro, esta torna-se numa vantagem.(lavagens sucessivas c/ agua e sal, aceleram o processo de cura e baixam os valores de tamponamento para PH 8 (aprox).

 

Os corantes para cimento referem normalmente composições a partir de pigmentos naturais, sem adição de toxicos, pelo que o seu uso não acarreta inconvenientes, e possibilita a criação de layouts mais naturais.

 

A camada de cimento a adicionar ao backgr deve ter espessura suficiente para garantir que uma vez seco suporte alguns impactos, devem tirar cuidadosas medidas para garantir que no momento de instalação o backgr cabe da forma prevista e se possivel não ter uma peça unica, de grandes dimensões, mais dificil de instalar e colar.

Lembrem-se que o cimento seco se tiver arestas vivas, risca o vidro, cuidado na instalação.

 

Caso utilizem o backgr para esconder aquecedores, filtros, bombas etc.. dimensionem bem os espaços pois uma vez isolados a cimento torna-se impraticavel alterar o que seja sem danificar demasiado.

 

Espero ter sido util.

 

:)

jose lage

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...