Dureza carbonatada (principiante). Que fazer?


Recommended Posts

Olá.

 

Tenho um aquário comunitário de 150/160 litros (reias) plantado.

 

A água da torneira vem com os seguintes parâmetros ppm/dHº.

 

GH: 120 ppm/l ou 120*0,056=6.72 dHº

KH: 50 ppm/l ou 50*0,056=2,8 dHº

PH: 7,6/7,8

 

A minha última medição da água do aquário revelou:

 

GH: 120 ppm/l ou 120*0,056=6.72 dHº

KH: 20 ppm/l ou 20*0,056=1,12 dHº

PH: 7,2

NH3: praticamente 0

NO2: praticamente 0

 

Tenho Colocado PH Minus da Sera para baixar um pouco o PH.

No início o KH vinha a 60 ppm/l ou 3,36 dHº.

 

O que acontece é que o KH tem diminuido gradualmente.

Significa isso (penso eu) que a capacidade de "buffering" tem diminuido.

 

Acham que necessito de tomar alguma medida para aumentar o KH?

É que estou à espera de uma calha que encomendei ao nosso companheiro ramirezi e pretendo também introduzir CO2.

 

Se a capacidade de "buffering" estiver baixa, não será difícil manter o PH a um nível estável, utilizando um método manual, sem controlador de PH ligado a uma válvula solenóide?

 

Coloco aqui estas questões porque não tenho muita experiência e gostava de ouvir opiniões dos nossos "crânios" da aquariofilia.

 

Desde já um abraço a todos e obrigado pelas opiniões.

Henrique Ferreira

"A água é de todos, mas principalmente deles..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Se estás a diminuir o pH (sem ser com CO2), o KH diminui também.

E o KH para aquários ácidos não é indicativo de boa ou má tamponização do pH da água.

 

Na minha opinião, nem nunca devias era ter usado esse tampão. Começavas a injectar CO2 e ias controlando o pH. Se o KH inicial era menor que 4º dH, podias baixar o pH na boa apenas com injecção de CO2.

 

Se a capacidade de "buffering" estiver baixa, não será difícil manter o PH a um nível estável, utilizando um método manual, sem controlador de PH ligado a uma válvula solenóide?

Como em tudo, tens de ser tu a controlar esse parâmetro. Desde que tomes atenção ao pH não tens muito com que te preocupar. Se vires que está difícil... então mais vale comprares um sistema automático.

 

Podes sempre deitar Bicarbonato de Sódio ou de Potássio para dentro de água. Mas assim, sempre que fizesses uma troca de água, tinhas de estar a deitar de novo. E o pH aumentava um pouco...

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ivanpantz.

 

Obrigado pela ajuda.

 

Até vir a calha não vou injectar CO2 portanto tenho que me contentar com químicos ou outros produtos que ajudem a baixar um pouco o PH.

 

No entanto disseram-me que o Aquacid da JBL, sendo produzido à base de extracto natural de carvalho, poder-me-á ajudar a baixar o PH sem mexer muito no KH. Assim espero, vou tentar.

 

No entanto, muito obrigado pela ajuda.

 

Cumprimentos,

Henrique Ferreira

"A água é de todos, mas principalmente deles..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

No entanto disseram-me que o Aquacid da JBL, sendo produzido à base de extracto natural de carvalho, poder-me-á ajudar a baixar o PH sem mexer muito no KH. Assim espero, vou tentar.

Hum... :? Será? Quando baixas o pH, obrigatoriamente o KH tem de diminuir. Só há um caso em que isso não acontece. Quando injectas CO2 numa água com pH superior a 6.5

 

Quanto a esse produto de extracto natural de carvalho. Funciona tal e qual a turfa, tendo a particularidade de não manchar a água. Também vai diminuir o KH. Mas tal como já disse, o importante nem é o KH, é manteres o pH minimamente fixo. E como deves saber, o equilíbrio do ácido carbónico não é o único usado para tamponizar águas.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Pronto, estou esclarecido. Muito obrigado pela ajuda.

 

Enquanto não vem a minha calha...

 

Entretanto, estou a pesquisar sistemas de CO2, mas vou colocar as perguntas com o assunto correcto.

 

Cumprimentos,

Henrique Ferreira

"A água é de todos, mas principalmente deles..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.