Ozonizador, equipamento indispensável nos Reef's?


Ozonizador? Essencial num aquário REEF?  

27 votos

  1. 1.

    • Outras alternativas.... Quais?
      3
    • Não
      18
    • Sim
      6


Recommended Posts

Esta questão já foi aqui debatida, mas desta vez trago-a sobre a forma de votação.

 

Acham indispensável apesar dos custos? Tenho vindo a observar que dá resultados espectaculares... mas será que compensa o investimento inicial?

 

Gostava também que os mais experientes desmistificassem a questão deste aparelho ser nocivo para a saúde.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Conheço alguns aquários que com o ozonizador nunca tiveram problemas! Resta saber se é devido a este aparelho ou se não teriam na mesma problemas.

 

O que posso dizer é que é um poderoso aliado em relação a evitar o aparecimento de doenças nos peixes e no decompor de matéria orgânica presente na água...

 

Não acho que seja indispensável, mas quem poder ter penso ser um bom investimento.

 

Quanto aos problemas que poderá ter associados, penso que hoje em dia já não fazem sentido, uma vez que a sua aplicação é cuidado e as técnicas bastante avançadas.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora... queria acrescentar à discussão... e para aqueles que votaram não... usam água natural?

 

Com o uso de água natural não devemos utilizar estes pequenos mecanismos (Ozonizador, UV's, etc) para defendermos o nosso aquário?

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

 

Através do uso de um ozonizador, perde-se uma das vantagens da água natural. Tudo o que for fito e zooplankton é destruido pelo ambiente oxidante.

 

Num sistema bem pensado e estabilizado, o uso deste tipo de aparelhos é dispensável, a não ser em caso de emergência.

 

Na minha opinião, a ser utilizado, um ozonizador só terá vantagem nos tempos imediatamente a adjacentes á introdução de um novo ser vivo no sistema, substituindo um tanque de quarentena. Neste caso, o ambiente oxidante destruiria potenciais microorganismos nativos que pudessem prejudicar um ser stressado e impediria a trasmissão de doenças vindas com o recem-chegado.

 

cumps

DIY or die trying

 

SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais