Branqueamento de corais!!


Jpbp

Recommended Posts

Tenho duas espécies de corais duros que não sei exactamente o nome. Um LPS e outro SPS. Já os tenho há cerca de um ano. O SPS de vez em quando retraía-se acusando as condições da água, talvez os nitratos, temperatura ou qualquer outro parametro. Enquanto isso o LPS (tipo Tubastrea) nunca mostrou sinais de se ressentir permanecendo "imperturbavel".

De repente, de um momento para o outro, esta semana, tanto uns como outros começaram a branquear. O SPS penso que se foi, está completamente branco. Os polipos desta vez não estão retraidos, desapareceram mesmo. O LPS começou a perder o tecido laranja que cobria todo o coral, entre polipos. Neste momento só se vêm os tentaculos no interior dos polipos, e estes permanecem retraidos.

 

Será alguma doença?

Terá a ver com o calor que se tem feito sentir? Se é assim porque é que não foi apresentando sinais, tendo-se dado a catastrofe tão repentinamente?

Será alguma bactéria? Ultimamente tem surgido alguma cianobacteria na areia de fundo.

Serão os nitratos que têm estado altos, 20 mg/l? Mas estes já estão altos´à uns meses!! Infelizmente não os tenho conseguido controlar e não vejo qual seja a causa pois tenho feito TPAs todas as semanas.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não há ainda explicação para esse fenómeno e infelizmente há pouco a fazer! Aqui há uns meses largos aconteceu-me isso e na altura consegui partir o coral em causa e safar algumas mudas - era uma Stilophora pistillata.

 

Pode ser RTN ou WBD - vê este tópico:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=6158

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece que o coral da última foto esteja morto. Pode estar a morrer, mas pode também estar apenas "recolhido".

 

Acontece muito com uma Euphylia que tenho!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Oi Jpbp.

 

Gostaria de saber o estado dos corais neste momento. Se poderes posta umas fotos, pode ser que eu te possa ajudar.

Entretanto podes sempre dar uma vista de olhos neste tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=28767

 

Cumps,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Infelizmente já estava à espera que a Acropora (SPS) acabaria por morrer, mas acho que ainda é possível recuperar o outro coral. Se podesses faz as medições à água e posta para saber como está. Se estiver tudo bem posso dar-te indicações identicas as que tenho estado a fazer a uma Goniopora e com resultador positivos, como já deves ter visto.

De que zona do país tens o aqua? Se for m preciso posso trazer para o meu aqua e tentar recuperar, mas se estiver tudo ok com a tua água pode ser que consigas.

 

Cumprimentos,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais