Ciclideos


IsaGanhão

Recommended Posts

Olá pessoal

 

Estou deveras tentada a criar um pequeno aqua de ciclideos, mas como o aqua que irei ter disponivel só tem 60x30x40, mais ou menos, queria começar com ciclideos americanos que me parecem ser os que crescem menos, agora ponho as seguintes questões:

 

1)aqui na minha zona ainda só me apercebi de ramirezis;no entanto estava tentada também em exerimentar apistogramas....

 

2)o fundo tem de ser areia ou pode ser areão?

 

3)Rochas?Plantas?Que tipo de esconderijos?

 

4)O aqua não ganha algas no vidro????

 

5)posso por corys???

 

6)a iluminação deve ser igua à dos plantados????ou pode ser menor???

 

7)posso misturar ramirezis e apistogramas????e em que quantidades????

 

Grata pela vossa ajuda, embora já tenha andado pelo forum, ainda me restam muitas duvidas.

 

Já vi, malawi.s, tanganicas, amazónicos.........deste género de peixes qual seria o tipo de aquário?????

 

Cumps.

 

Isabel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para esse tamanho de aquário posso te sugerir o seguinte.

 

- Comunidade de Conchiculas

Lamprologus Similis ou Lamprologus Multifasciatus ou Lamprologus Brevis

 

- 1 Casal de Lamprologus Ocellatus

 

Isto para um aquário de 60x30x40. A little peace of Tanganyika cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Isa

 

Vamos lá ver se te sei ajudar

 

1) ramirezis ou apistogramas ( se fores da vila da feira dás um saltinho a Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Porto ou Maia ) não deves ter dificuldade em encontrar quer uma quer outra espécie.

 

2)Convêm ser areão, a areia (se for da praia) vai-te fazer subir o ph

 

3)Troncos e plantas á escolha

 

4)depende da iluminação que lhe puseres, se tens ou não limpa vidros ou caracois, e da manutenção dada (uma escova magnética nunca fez mal a ninguém)

 

5)Não vejo inconveniente

 

6)depende das plantas mas em principio menor

 

7)1 casal de cada já deve ser suficiente (o aquario não é muito grande) podes sempre por uns peixes de cardume

 

Podes fazer um tanga com esse aquario há algumas especie pequenas que se podem ajustar a mais comum é Lamprologus Brevis

 

Para peixes maiores um aquario maior. No minimo 200lts. Tendo em conta que para malawi 40/45cm de altura são suficientes estas espécies precisam de mais frente, para Discus 60cm de altura é o ideal.

 

Espero ter-te ajudado e se me enganei em alguma coisa que me corrijam

 

Abraço

APC#136

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

Joel, obrigada pela ajuda, onde posso ir procurar os peixes que me dizes???no porto ou em gaia????

OU sabes de alguém que me possa fornecer???

Neste momento ainda não quero pois tenho o aqua ocupado com crias de molinesias, quando estas estiverem maiores daqui por 2/3 meses gostaria de encontrar esse tipo de peixes.

conchiculas????sabes onde se podem encontrar???

Grata

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

Joel, obrigada pela ajuda, onde posso ir procurar os peixes que me dizes???no porto ou em gaia????

OU sabes de alguém que me possa fornecer???

Neste momento ainda não quero pois tenho o aqua ocupado com crias de molinesias, quando estas estiverem maiores daqui por 2/3 meses gostaria de encontrar esse tipo de peixes.

conchiculas????sabes onde se podem encontrar???

Grata

Isa

 

De quais estás a falar dos apistogramas/ Ramirezi ou dos tanganyicas

 

Se for os primeiros posso-te indicar algumas lojas se for os segundos é melhor comprares a pessoal do forum que costuma ter criação (eu depois indico-te alguns se for este o caso)

 

Abraço

APC#136

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isa, o tamanho do aquário é um factor importante no tipo de peixes que vais colocar mas no entanto há outros factores que deves ter em conta antes de avançar seja com o que for. O ph por exemplo vai limitar as tuas escolhas.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás....

Pois eu já andei a pesquisar e em matéria de ph já vi que não posso fazer misturas, no entanto estou indecisa entre ramirezis, conchiculas, ou apistogrammas, quero primeiro vê-los ao vivo e depois decido o que fazer, isto para responder ao joalmaq....

Quanto ao Joel quero agradecer-te, e dizer que já alguém me informou que posso ir a uma loja a matosinhos onde costumam haver os referidos peixes, acho que é a sohal?????, mas depois se lá não houver eu peço-te a informação que te prestas-te a fornecer-me e que desde já agradeço, mas primeiro quero decidir-me .......

Até porque tenho um casal de colisas e já vi que os posso colocar com os ramirezis, ao passo que com os outros já não o posso fazer, e depois há as corys e um gibicepps que eu gostava de manter no aqua, mas ainda tenho de decidir.

Como vou ter de esperar que os meus mollies cresçam para os colocar no comunitário ou para os dar, só lá para outubro é que vou criar o dito mini tanganica????ou outro

Obrigada a todos.

Cumps.

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás....

Pois eu já andei a pesquisar e em matéria de ph já vi que não posso fazer misturas, no entanto estou indecisa entre ramirezis, conchiculas, ou apistogrammas, quero primeiro vê-los ao vivo e depois decido o que fazer, isto para responder ao joalmaq....

Isa

Isa, não respondeste absoluamente nada :D

Quanto ao ph não tens que pesquizar nada, tens é que o medir e ver qual é.

Se o fizeres dessas três espécies vais ter que excluir pelo menos uma, no caso de ser ácido excluirás os conchícolas e no caso de ser alcalino vais excluir os outros, logo ficas com menos opções :roll:

Diz-nos quais são os teus parâmetros da água actuais e como queres decorar o aquário e assim poderemos melhor dar-te algumas dicas como povoá-lo (com os conchícolas dificilmente consegues ter um aquário com muitas plantas).

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Os parametros são:PH-entre 6,8 e 7,6

dkh-3º/6º

dgh:7º e 14º

NO2-0

Nitratos-25

Isto corresponde a umas tiras da aquavital que se metem na água e fazem estes testes em simultaneo.

A água do aqua costumo por água da torneira em garrafões deixo ao ar e depois faço as mudas com essa água.

O PH dá-me ideia que é de 7, pois eu já fiz 1 teste à água da torneira e deu-me isso, pelo menos a cor corresponde a esse numero.

Neste momento tenho areão, e plantas, cabomba, egeria, anubias e outras que não sei o nome, duas grutas, algumas pedras, o filtro de 300l/hora, interno, um termostato de 100W.

Claro que estou na disposiçaõ de alterar por completo o aqua, que tem os tais 60x30x29, mais ou menos, estas medidas nunca são exactas, conforme sabem.

Mais ou menos isto

Pic_5121_8.jpg

 

Daí que eu ainda esteja indecisa quanto aos ditos peixes, mas fico a aguardar então mais opiniões sobre o assunto, nomeadamente tuas Joalmag.

Já respondi a tudo????? :?

Obrigada pela participação.

Mas pelo que eu tenho visto os conchiculas estão sempre escondidos nas suas conchas, não?????

Os ramirezis são muito sensiveis qaunto aos apistogrammas não sei.....

Obrigada.

Hughs

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL...

Isa, com esses valores de ph tão distantes um do outro não dá para tirar conclusões nenhumas...

- com ph=6,8 com trufa e injecção de CO2 facilmente estabiliza nos 6,5 ou até mais baixo o que seria ideal para sul americanos anões.

- com ph=7,6 com um pouco de arei de coral e um pouco de bicarbonato de sódio facilmente sobe para os 8,5 ideal para conchicolas do tanganyika :lol:

Tens que medir melhor isso com um aparelho que te dê os valores mais ou menos corretos, ou levares a água a alguma loja que te faça os testes.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá

POis com essa do PH apanhaste-me...mas diz-me com os ciclideos a filtragem tem de ser maior????

Ou seja eu tenho um filtro neste momento de 300l/hora, é suficiente?Ou também depende dos peixes que eu escolher????

E a luz???Tem a ver com os peixes??Ou com as plantas????

Mais umas questõezinhas enquanto os pequeninos ainda não podem ir para o comunitário.

Cumps.

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Os ciclídeos não precisam de uma filtragem maior, no entanto são bastante exigentes com a qualidade da água e como tal temos que ter alguns cuidados nesse aspecto.

O filtro de 300L/h nesse aquário seria suficiente, depende do filtro. Os filtros internos por vezes não fazem uma filtragem biológica eficaz porque ao lavarmos vamos retirar toda a colonia de bactérias que temos. Eu normalmente aconselho os filtros de cascata para esse tipo de aquários.

Quanto à "luz" não tem a ver nem com os peixes nem com as plantas, tem a ver com a deslocação de electrões ;) .

As plantas têm uma certa e determinada nessecidade de luz para crescerem saudáveis, umas mais que outras. No caso dos peixes a luz é mais uma questão estética do que propriamente uma necessidade, no entanto convém ter uma iluminação com um espetro o mais próximo da luz solar, é o caso das lampadas com um IRC próximo dos 90%, bastando ter 0,2 a 0,3 W/L para ser verem bem os peixes e termos o aquário bem iluminado.

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.