Algas e mais algas e mais algas...


BrJt

Recommended Posts

Boas pessoal, eu não sei se é aqui que deveria colocar este tópico mas se não for peço aos moderadores para o mudarem para o local mais indicado. Eu sei que este tema já foi debatido montes de vezes aqui no fórum porque eu já fiz pesquisas e encontrei vários tópicos, mas apesar de tudo acho que não encontrei uma explicação coerente. Parece que quanto mais pesquiso, mais opiniões diferentes encontro e assim fico sem saber o que será melhor fazer.

Sendo assim, vou colocar mais um tópico sobre este tema para ver se me conseguem ajudar no meu problema e penso que não serei o único com ele.

Tenho um aquário de 100L, nele tenho 9 guppy's, 2 platy's, 4 corydoras, 2 otocinclus e alguns alevins de guppy e platy. De plantas tenho cerca de 5 pés de egeria densa, 3 pés de ceratophylum demersum, 4 pés de hygrophyla polysperma e musgo de java para os pequenos, não tenho substrato porque o meu areão é biológico. Quanto aos parâmetros da água, o ph está nos 7.5 e todos os níveis, tanto de nitritos como amónia, Gh, Kh, etc... estão todos impecáveis para as espécias que tenho no aquário, com excepção dos nitratos que estão altos e não baixam de forma alguma. Agora como se não bastassem os nitratos, começaram a aparecer estas algas que envio nas fotos. As fotos não são do meu aquário mas são iguais às que tenho lá.

 

Esta apareceu no areão, rochas e um navio que tenho como decoração

 

http://brnt.com.sapo.pt/O%20meu%20aqu%E1rio/alga.jpg

 

Esta apareceu nas plantas, principalmente na ceratophylum demersum

 

http://brnt.com.sapo.pt/O%20meu%20aqu%E1ri...io/fb245571.jpg

http://brnt.com.sapo.pt/O%20meu%20aqu%E1ri...io/fb2455dc.jpg

 

E esta nos vidros, tenho que andar sempre a limpar

 

http://brnt.com.sapo.pt/O%20meu%20aqu%E1ri...io/fb2455a0.jpg

 

Agora começam as minhas dúvidas:

 

1.º Como referi, não tenho substrato porque me disseram que o areão que eu tinha era biológico substituindo assim o substrato, isto é verdade?

 

2.º Também me disseram que as plantas que eu tinha não exigem substrato, nem Co2 ou coisas do género, só boa água e luz, isto é verdade? O facto é que elas têm crescido muito bem mas agora começam a ficar feias por causa das algas que têm em cima delas.

 

3.º Durante as pesquisas no fórum encontrei quem recomende o uso de Co2 para ajudar as plantas no combate contra as algas mas há também quem seja da opinião que o Co2 faz aparecer mais algas, qual será a verdade?

 

4.º Será que devo colocar substrato e Co2 no aquário ou deixo ficar como está?

 

5.º Como é que me livro agora das algas que tenho e aparecem cada vez mais?

 

6.º Pelo que pesquisei, as algas aparecem também pelo excesso de nitratos mas também já encontrei informações de que os nitratos eram importantes para as plantas combaterem as algas, qual será a verdade afinal?

 

7.º Como é que baixo os nitratos sem ser com resinas? Há quem seja a favor delas, mas também há quem seja contra. O que é certo é que com as TPA's mais frequentes não estou a conseguir resultados.

 

8.º Onde é que encontro um comedor de algas siamês no Porto? Dizem que é dos poucos que comem a alga da 1.ª foto.

 

Para já estas são as minhas dúvidas, se me surgir mais alguma coloco e se vocês me puderem ajudar nestas que coloquei, agradeço imenso.

 

Abraços

 

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, pareces confuso. Ou pelo menos aconselharam-te mal.

 

0--» Põe o setup o mais detalhado possivel (inclui o fotoperiodo também)

 

1--» Não sei se o areão biológico substitui um substracto.

 

2--» Todas as plantas aceitam substractos férteis e se tiveres uma iluminação "poderosa" é quse que indispensavel.

 

3--» O uso de co2 sem iluminação não te vai servir de nada. (Leia-se iluminação "poderosa")

 

4--» Substracto co2 e... luz (Tudo depende também da quantidade e da exigência das plantas.)

 

5--» As algas vão-se embora fácilmente com trocas parcias periodicas (neste caso com um periodo curto... todos os dias pelo menos até as algas tirarem umas férias. (tenta tirar 15% do volume total do aquário)

 

6--» Os nitratos são uteis desde que a niveis iaceitáveis. 5,0 mg/l seria bom.

 

7--» Experimenta a quantidade e o espaço de tempo que te disse.

 

8--» Não te sei responder...

 

9--» Abraço e tem um pouco de paciência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, esqueci-me de colocar o fotoperiodo e a iluminação que tinha. Eu tenho 2 lampadas de 18w, uma gro-lux e uma daylightstar e tenho-as ligadas 12h por dia. Quanto às plantas serem exigentes ou não, o que me disseram é que não eram e por acaso elas têm crecido bastante sem substrato e Co2, o único problema são mesmo as algas que se estão a apoderar delas e elas começam a ficar feias e fracas.

 

Abraços

 

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epa eu pelo menos falo por mim... pouco abudo, tenho os nitritos em valores aceitaveis, faço uma tpa prai de 15% 3 em 3 dias ou de 4 em 4, sempre que tenho de repor a agua que evapora do cubo.

 

Quanto a fauna tenho 10 red cherrys e 6 ottos e mesmo assim ainda tenho algumas algas Filamentosas, acho que se escreve assim, pelos troncos, sendo esbranquiçada dentro de agua e verde fora dela, tenho o meu musgo de java a aparecer pedaços castanhos...

 

Aqui esta uma foto das malditas:

alga.jpg

 

 

 

Para 100 litros mais ou menos tenho prai 103 watts...

 

É certo que a unica planta de crescimento mais rapido que tenho no aqua agora é a hz e a hygrophyla polysperma, mas mesmo quando tinha o aqua com cabomba, sessiflora, aos montes, estas algas não desapareceram :

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde BrNt:

 

As algas são um grande problema quando aparecem no aqua, também já me aconteceu o mesmo.

Primeiro que tudo se as algas crescem nas plantas é porque elas não estão a crescer o suficiente para lutarem com as algas, ou seja pelo teu setup 36 W para 100 litros é pouco, especialmente para a hygrohila, no meu caso tenho um aqua de 90 L e alterei a tampa para 60 W.

A outra dúvida, o CO2, é inevitável para o crescimento adequado das plantas e deste modo no combate às algas, tens que injectar CO2.

Relativamente aos nitratos depende do nível, obviamente que são importantes para as plantas, mas elas retiram predominantemente do solo e não da água, pelo contrário as algas só se desenvolvem com nitratos e fosfatos na água.

No teu caso talvez tenhas um nível elevado de nitratos e fosfatos na água e para os remover só colocando um resina, laterite ou zeolite no filtro. Qualquer um destes produtos existe à venda nas lojas, em saquetas. A função destes materiais é captar estes compostos da água, tendo que ser mudados periodicamente (mensalmente p. ex.).

Relativamente às TPA's são a forma mais eficaz para baixar níveis de nitratos, sendo a sugestão de mudanças diárias uma boa possibilidade.

Caso nada disto resulte existe o tratamento químico mas isso só como último recurso mas será sempre preciso modificar as condições que favorecem as algas.

 

Um abraço,

JOSÉ CARLOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora há quanto tempo tem o aquário? eu tive um desses problemas e fiz de tudo para ver se me livrava delas até que resolvi declarar guerra então a guerra dorou 6h de trabalho e algumas notas de euros desmontei tudo e voltei

a montar, lembro que o meu aquário tem um metro 40x40 160l, e até agora esta 7 estrelas já passaram 30 dias claro que fiz algumas alterações é só mais uma história de algas teimosas boa sorte e abracinhos :oops::)

Krystal

"O passado é só prática!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bem a soluçao e conseguires um equilibrio quase perfeito entre luz co2 e nutrientes.

 

se tens pouca luz entao vais ter que fazer muitas mudas de agua para reduzires os nutrientes, ou entao aranjares uma eluminaçao apropriada para plantas pois n basta ter 1W/L mas sim as lampadas tem de ser ricas em espectro vermelho, laranja e azul se n tb a diferença n e mta. para alem da eluminaçao vai ter que começar a injectar CO2, no entanto n quiz dizer que as mudas de agua sao indispensaveis principalmente agora que as algas ja estao bem instaladas;mudas de agua de 30,40 ou 50% sao indispensaveis nesta faze, e no inicio de um aquario plantado.podes tanbem reduzir as horas de luz.

 

agora a minha opiniao e que se tens uma grande infestaçao de algas o melhor e desmontares e aqua lavar tudo bem e voltares a montar tendo sempre em conta o equilibrio entre luz nutrientes e CO2. o melhor sera ate mm no inicio n haver peixes no aquario, para evitar que os conposto azotados apareçam em grande quantidade na agua e assim que as plantas estiverem bem cimentadas entao pode começar a introduzir os peixes a pouco e pouco.

 

espero ter ajudado

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

permitam-me discordar.

 

Já tive "mesmo" problemas com estas algas.

Aliás depois de 15 dias fora de férias eis que as minhas "amigas" voltaram.

 

Já pesquisei de tudo e aunica forma que consegui diminuir o aparecimento destas algas foi com aumento de luz ( tb aumenta o aparecimento das ditas algas) mas introduzi co2 ( diga-se mais co2)

 

cheguei à concluasão que aparecem devido aos detritos em excesso pelo que as tpa´s ajudam bastante assim como a introdução das ditas saquetas com removedores de fosfatos.

 

è um verdadeiro pincel irradicá-las.

 

espero ter ajudado.

 

Ah é verdade!

 

nem sae´s nem ottos nem caracois lhes tocam.

Tenta podar tb as folhas mais afectadas.

 

um abraço

Ferrari, Heptacampeã do Mundo de F1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas pessoal. Agradeço imenso todas as ajudas que me deram, embora algumas diferentes de outras, isso permitiu que eu tenta-se chegar a uma decisão porque não podia fazer tudo o que foi sugerido. Então o que fiz foi, comprar 2 SAE's, deixei de matar tantos caracois que me aparecem no aquário, agora deixo sempre alguns para ajudar a controlar e procedi a um plano de TPA´s que me foi sugerido pelo membro FAAO (ao qual agradeço também pela ajuda), adicionei umas pastilhas que existem da SERA que ajuda a controlar as algas e adicionei também o FLORENA da SERA para fortalecer mais as plantas e o que é certo é que já só restam poucas algas filamentosas, os meus SAE's estão bem crescidinhos desde que vieram e as plantas crescem que nem doidas. Agora estou à espera que chegue o meu filtro externo que encomendei e que terá o Micromec da JBL para ajudar a controlar os níveis de nitratos, nitritos e fosfatos na água. Apartir daí estou a pensar começar a adicionar CO2 caseiro em pouca quantidade, porque se as minhas plantas crescem tanto como têm crescido, não devem necessitar assim tanto de CO2, mas é sempre bom que elas tenham os seus nutrientes. Talvez o crescimento delas se deva também ao CO2 já existente no aquário, já que tenho bastantes peixitos lá e segundo sei eles fornecem CO2 às plantas e as plantas O2 a eles, certo?

 

Abraços

 

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais