Quarentena; vale mesmo a pena?


Recommended Posts

Para entendermos as vantagens e as limitações da quarentena, devemos ter presentes alguns conceitos :

 

Peixe doente - peixe infectado que apresenta sintomas de doença como sejam, lesões na pele ( pontos brancos por exemplo), comiçhão,perda de apetite ,respiração dificil etc.

Peixe portador - peixe infectado sem sintomas visíveis

Imunidade parcial - resistençia do peixe à doença, isto é, o peixe pode ser infectado mas o numero de parasitas manytem-se tão baixo que não provoca sintomas

Aquario hospital - onde se fazem tratamentos

Aquario quarentena- onde se faz isolamento e vigilançia

Na pratica ,infelizmente existem sim aquarios quarentena hospital.

 

Objectivo da quarentena - detectar doenças para impedir a sua introdução no aquário principal, nomeadamente de Cryptocarium e oodinium.

Tempo ideal de quarentena -6 semanas sendo 4 o minimo baseado no tempo de incubação destas doenças em função do ciclo de vida.

 

 

Perfeito até aqui, mas...

A limitação da eficácia da quarentena reside no facto de nem todos os peixes portadores mostrarem a doença neste periodo , devido nomeadamente à imunidade parcial.

Solução aparente - tratar todos os peixes com cobre e ou hiposalinidade durante 3 semanas. Não é fácil, exige tempo, testes e saber se o peixe tolera . Um pexe aguenta bem um aquário de quarentena com rocha e algas par começar a comer ,mas um aquário hospital ,quase esteril a levar cobre ou a fazer hiposalinidade não é fácil.

 

Conclusão : a quarentena é a melhor arma para evitar a introdução de doenças mas não tenhamos a veleidade de pensar que é 100% eficaz.

além disso teremos que quarentenar tudo , peixes , rocha e corais , para prevenir a introdução de formas infestantes. Logo teriamos que ter um aquario de quarentena montado à imagem do recife e um aquário hospital para tratar os peixes que exibem sintomas ou todos.

Não é fácil, requere espaço e algum investimento.

quarentenar peixes pequenos é relativamente fácil ,mas peixes grande é outra loiça.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais