Tiago do Vale Publicado Julho 29, 2005 Publicado Julho 29, 2005 Caros colegas, tenho uma questão. Tenho 2 aquários com o mesmo substracto fértil, a mesma areia, troncos, pedras, etc.. Diferem na litragem e na iluminação. Têm as mesmas espécies de plantas. Um tem 40 litros, o outro 100. O de 40 tem como iluminação 3 PC de 11w da sylvania [Cool White (840)]. O de 100 litros, uma floraglo, uma sunglo e uma powerglo. Ambos recebem fertilizante líquido aquando das TPAs. A relação watt/litro é semelhante. No entanto no de 40 litros as lilaeopsis brasiliensis, valisnérias e musgo-de-java crescem como doidas, e a eleocharis "não sai da sepa torta", enquanto que no de 100 litros é a eleocharis que se dá melhor. No de 100 litros também há mais algas (embora sempre poucas) do que no de 40. Será da cor da luz? Alguém tem pistas? Queria corrigir estes comportamentos nos aquários, e estimular mais a eleocharis parvula... (Só me faltava as lâmpadas da sylvania serem melhores do que as lâmpadas próprias para o efeito...) Por falar em eleocharis: que género de substracto será o ideal para ela? Alguém fará ideia? Um abraço. Tiago
Recommended Posts