Recommended Posts

Publicado

Olá amigos!

Cá está a novata de novo. Estou preocupada com a minha espada (tenho um casal). De há un sdias para cá ela tem andado muito parada, ora escondida atrás do filtro, ou por baixo do mesmo, no fundo do aquário ou à superficie, mas sempre muito parada. Parece-me que não anda a comer nada e os outros peixes n lhe ligam nenhuma (desde o inicio que o espada n lhe liga). Ela nunca foi tão activa como as zebras (doidas por natureza) ou os guppies, mas nadava com alguma veemencia. além disso a minha menina parece que tem falta de ar, está sempre a abrir a boquita e parece que as guelras mexem demasiado - quando comprada com o macho da mesma espécie.

Não acredito que esteja grávida porque, como li por aqui, não tem pontinho nenhum escuro.

Não tem manchas nenhumas fora do normal no corpo, as barbatanas estão em perfeito estado.

Que acham que se passa? (ela é das cor-de-laranja clarinhas e parece-me ainda novita uma vez que n é mto gde).

Muito obrigada, espero respostas urgentes.

Pip

Publicado:

Obrigada Nuno...

mas volto a chatear-te.

Aparentemente a minha espada não tem qualquer problema no corpo, as barbatanas estão perfeitas.

O Ph está normal, penso que nos 7. o teste foi feito há 2 dias. os nitritos vou analisar hoje. A alimentação é feita duas vezes ao dia, de manhã e à noite.

se fosse alguma coisa na agua não achas que haveria outros peixes a apresentar os mesmos sintomas?

O meu aquário tem cerca de 100 Lts, filtro razoável, alimento é recente (o aquário tem pouco mais de 1 mês e peixes há 2 semanas). Hoje vou ter um aspirador mas ainda n tenho a bomba de ar que deve chegar em breve, acho que até ao fim da semana. Já pensei que fosse do CO2...

Quanto à comunidade: 2 espadas, 3 neons coloridos, 2 guppies, 1 placostmus e 1 coridora, 3 zebras (desculpa os meus erros ortográficos)

eu confesso que nem queria o aquário lá em casa, mas o meu marido convenceu-me. Agora eu passo mais tempo de volta dos peixes do que ele e preocupo-me muito mais.

Já agora a minha guppie está grávida. quando saberei que chegou a altura de a colocar na maternidade?

obrigada

:lol:

Publicado:

Ola pip.

Bem vinda ao fantastico hobby que e a aquariofilia.

Deves "perdoar" o esposo.... Eu tenho 13 aquarios de 100Lt a 200 Lt cada e 6 pequenios. :idea:

Os aquarios novos ...é complicado.

Compra testes de amonia, nitritos e nitratos, testa a agua e vê os resultados. Os testes normalmente aconselham logo o que fazer em caso de "maus" resultados.

Os peixes viviparos, em geral, espadas mollys, guppies, etc. normalmente gostam de aguas muito duras e até com algum sal.

Se estas condições não lhes forem dadas enfraquecem e.... nyah

Deves "especializar" o teu aquario a um determinado biotopo pois é tudo mais facil.

Normalmente usa-se agua da torneira portanto era importante testa-la pois é mais facil comprar os peixes de acordo com a agua do que alterar a agua de acordo com os peixes.

Qualquer coisa PERGUNTA.

Cumprimentos.

Joao Paulo Machado

PS-> Os aquarios quanto maiores mais faceis de manter! :lol:

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

pois é João, foi com essa dos aquários qto maiores mais fáceis de manter é que em vez de um mini aquário para 1 peixinho vermelho de água fria me convenceram a adoptar um de 100lts com peixinhos de água quente... embora ainda mantenham o sonho de um de água salgada... enfim.. mas 13 aquários? humm será que vou ficar assim como tu? será que não há clinicas de desentoxicação de aquariomania? :lol:

Agora a sério, acho que tenho esses testes em casa e vou fazê-los hoje.

quanto às guppies não me respondeste...

Publicado:

Bom dia.

Não sou um "expert" em viviparos mas normalmente não se devem por em maternidades pois o stress normalmente apressa os partos e os "peixotos" vêm deficientes.

E preferivel dar-lhes, no aquario locais para a prole se esconder e fugir das "bocas".

Apesar de tudo, caso optes ainda pela maternidade, quanto mais cedo melhor.

As "viviparas" têm a particularidade de armazenar esperma e poder utiliza-lo durante muito tempo.

Não estranhes que se por qualquer razão não houver macho elas continuem a ter bebes.

Ah! E os espadas por exemplo caso fiquem "desiquilibrados" (relação machos/femeas) podem mudar de sexo...SEM OPERAÇÃO.

Beijinho.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

obrigada pelas dicas joão :)

já fiz os testes todos, fiz uma muda parcial da agua, limpei tudinho, mas a minha espada continua na mesma... ainda assim tenho esperança que reanime...

Quanto à guppy tou à espera para ver o que decido... talvez opte por deixá-la ter os meninos e depois caçá-los para dentro da maternidade, embora corra o risco de n sobreviver nenhum...

beijos

• 4 semanas depois...
Publicado:

Oi Pip

Lamento que a/o teu espada tenha morrido, infelizmente neste hobby acontece, mas fica-se sempre muito triste quando os nossos pequeninos morrem.

Se te serve de consolo uma das minhas espadas atirou-se do aqua, suicidou-se????ou então viu algum mosquito e pensou que o podia comer...enfim... :cry:

De qualquer maneira o melhor é comprares outra para a substituires, se tiveres 1 macho deves ter 3 femeas senão o macho dá cabo dela, pois eles são muito activos sexualmente , a minha espada andava sempre grávida e o macho, embora eu tivesse 3 femeas andava sempre atras da mesma.

Quanto à guppy decerto já teve os alevins e agora já não vale a pena aconselhar-te...mas se conseguires apanhar os nénes é melhor metê-los na maternidade senão são logo comidos, e ao fim de algum tempo tira-os de lá para se ambientarem.Deves comprar comida para bébés (peixes,claro).

Aqui no forum aconselham que se tenha no aquário musgo de java ou rochas vulcanicas para os alevins se esconderem.

Boa sorte

Abraços

Isa

Publicado:

Olá Isa!

obrigada pelas dicas porque ainda vão servir. A guppy ainda n teve os alevins.. parece que vai rebentar, coitadita...

Quanto aos espadas desisti. Depois de ter substituido a fêmea por outra acabaou por tb morrer e o macho teve a mesma sorte há pouco... o problema é que nem há razão aparente.. agora tenho uma outra espada viuva, que acabei por comprar quando o macho ainda era vivo, que passa a vida a chatear a guppy grávida. Já pensei dar a espada.. que me aconselhas?

Pip