Aproveitamento de material doce para salgada


Recommended Posts

Caros amigos aquarofilistas,

 

É a minha primeira mensagem neste forúm, e, como frequentador de outros foruns para outros temas, estou surpreendido pela participação deste... de facto, este hobby é muito popular... :roll:

 

Como novato no fórum, resumo a minha história de aquarofilista: comprei um aquário de 1,20m em 1996, e esteve montado com sucesso com água doce durante cerca de 5 anos (aquário comunitário). Depois tive de o desmontar durante dois anos em virtude de uma mudança temporária, e quando a minha nova casa ficou construída quis exprimentar água salgada. Não tive sucesso, e fartei-me de gastar dinheiro em equipamento e diverso material de testes. Foi para mim uma desilusão e um sorvedouro de dinheiro, e acho que fui mal aconselhado/acompanhado na fase inicial :lol::) . Seja como fôr, desmontei tudo, e estive largos meses desapontado com este tema, e agora quero voltar à origens. Vendi a rocha viva que tinha a um logista (Reefdiscus, não foram eles que me aconselharam mal...) e fiquei com alguns créditos que queria gastar agora. :shock:

 

De entre os vários equipamentos que comprei, tenho dois que não sei se são uteis para um aquário de água doce e peço os vossos conselhos nesta matéria (desculpem se o tema já foi falado, mas nas últimas 5 páginas desta rúbrica não encontrei nada...)

 

1 - Filtro de Osmose Inversa

2 - Filtro de Nitratos (Aquamedic) uma complicação para instalar...

 

Aguardo notícias dos entendidos...

 

Grande abraço

 

Spit

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já. Bem vindo ao forum :shock:

Não sou a pessoa mais apta a dar-te uma resposta... mas por logica..

Penso que tanto a osmose inversa como o desnitrificador podem ser uteis consuante o aquário que queiras construir. Essas peças não sao utilizadas em agua doce pelo seu elevado custo, torna-se desnecessario.

 

Cumps. Tiago

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e bem vindo,

 

Para te ser muito sincero, a osmose é sempre útil no caso de quereres fazer criação ou manter discus (e talvez até mesmo outros peixes...) em excelentes condições, mas o desnitrificador só será útil no caso de quereres um aquário só de peixes. No caso de quereres fazer um plantado ou um aquário convencional (com meia dúzia de peixes e plantas) de água doce, isso não será minimamente necessário.

 

Aconselho-te no entanto a pensar que tipo de aquário gostarias de montar agora. De que tamanho, Plantado ou não, com que tipo de peixes etc.

 

Abraços,

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

MIX,

 

A ideia é precisamente montar um tipo de aquário de água doce onde aquele equipamento fosse útil, porque me custa não o aproveitar, e porque não o vou vender por tuta e meia.

 

Já desconfiava que as plantas precisam dos nitratos, e que a água pura da osmose inversa é genericamente boa para qualquer aquário, daí a minha ideia de um aquário de ciclideos... pois com estes não vale a pena ter plantas de qualquer das formas, e a água limpa de nitratos deve ser propicia à criação, assim como as TPA de água de osmose inversa.

 

O aquário tem 1,2m, por 40 por 50.

 

Muito obrigado pela tua opinião, e aguardo mais opiniões, nomeadamente de quem tem aquários de ciclideos.

 

Obrigado

 

Spit

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso mesmo!

 

É um equipamento de alto luxo para um aqua só de peixes. De ciclídeos africanos ou americanos. É indiferente.

 

Abraços,

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.