Dave Publicado Julho 22, 2005 Publicado Julho 22, 2005 Olá. Após diagnosticar alguns sintomas que me levaram a crer que, pelo menos, um dos meus discus está com parasitas nas guelras, estou a aplicar Sterazin no aquário de Discus. Caracteristicas do aquario: cerca de 250 litros; nú (apenas um tronco c/ anubias e uma valisneria num vaso). Fauna: 6 discus Juvenis (8/9 cm). Na embalagem diz: 2,5ml para 75 litros de água do aquario. Como o aqua tem 250 litros, no 1º dia (hoje) apliquei uma dose de quase 10ml quando fiz a tpa de cerca de 50 litros. Dúvida 1: esta dose deve ser aplicada de acordo com o volume total do aquário ou apenas com a quantidade de água que está a ser mudada? É que se for de acordo c/ a quantidade de água a ser mudada, a dose de remédio será muito menor.. Dúvida 2: devo fazer tpa's diárias na mesma e renovar o tratamento a cada tpa ou seguir aquele esquema da embalagem de aplicar apenas nos dias 1, 3, 6, 8 e 10? Já li aqui no forum quem tenha optado por dar durante 7 dias sempre a renovar diáriamente.. Mas as quantidades? é os tais 10ml ou apenas o que corresponde à água a ser mudada? Qualquer ajuda é bem vinda. Abraço, David
Joao Machado Publicado: Julho 22, 2005 Publicado: Julho 22, 2005 Bom dia David. Segue as instruções da embalagem. A quantidade de medicamento a aplicar é relativa à TOTALIDADE da agua do aquario. Caso faças mudanças de agua intercalares deveras adicionar medicamento referente à agua mudada. Depois nos diversos dias mencionados na embalagem aplicas dozes para TODA a agua( os tais + - 10 ml). Um abraço. Joao PAulo Machado "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
Dave Publicado: Julho 22, 2005 Autor Publicado: Julho 22, 2005 Obrigado João. É recomendável aumentar a circulação de água com este medicamento? O problema agora vai ser que vou de férias dia 27 ou 28 e não vou poder fazer o tratamento durante a totalidade dos 10 dias que diz na embalagem.. (comecei dia 21)
Joao Machado Publicado: Julho 22, 2005 Publicado: Julho 22, 2005 Boas David. Os dactylogirus são manhosos e dificeis de erradicar. A complexidade parte tambem do facto dos medicamentos atacarem os "bicharocos" mas não os seus ovos. Normalmente o longo "tempo" da medicação deve-se ao facto de, apos a morte os "bicharocos pais", se esperar a eclosão dos ovos e aí sim, atacar esta nova geração. A coisa complica-se pois, segundo os "canhanhos" o periodo de incubação dos ovos, varia com a temperatura e a ESPECIE do "bichinho" podendo durar algumas horas a 30 DIAS. "Moral da historia" a erradicação completa é dificil/impossivel. Se os discus estiverem bem o seu sistema imunitario vai CONTROLAR a praga. Tenho um problema semelhante nos meus aquas de criação(nos peixes adultos não há NEM vestigios). Os alevins estão a nascer AS CARRADAS e morrem ao fim de dois diaas. Um EXPERT de Singapura diz que quando isto acontece só há uma solução. Tratar os peixes com Permanganato Potassio num aqua à parte e ESTERILIZAR todo o sistema onde estão os peixes e arrancar tudo com agua nova. Um abraço. JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
nunomiguel Publicado: Julho 23, 2005 Publicado: Julho 23, 2005 Sábios os conselhos do João. Tenho um problema semelhante nos meus aquas de criação(nos peixes adultos não há NEM vestigios). Os alevins estão a nascer AS CARRADAS e morrem ao fim de dois diaas. João, tens a certeza que é esse o teu problema? Normalmente os parasitas só costumam fazer estragos quando os peixes têm algumas semanas... Cumprimentos, Nuno
Dave Publicado: Julho 23, 2005 Autor Publicado: Julho 23, 2005 Obrigado novamente. Vou dar a máxima atenção possível.. Desde que eles estejam todos a comer normalmente já fico contente.. Abraço, David
Recommended Posts