Discu com todas as doenças.


FredSilva

Recommended Posts

Boas.

 

Tenho um aquário com 6 meses de 240L com um filtro exterior CristalProfi250 da JBL, e há 2 meses atrás decidi aventura-me no mundo dos discus, e para baixar o ph da agua usei turfa no filtro que acabou por me entupir os tubos de forma a reduzir bastante a capacidade do filtro (penso eu). Digo isto porque os dois discus que tinha (um de 8cm e outro com 9cm) estavam ofegantes e com um opérculo fechado (comiam bem) e então decidi passa-los para um aquário de 40L que tenho para fazer o tratamento com praziquantel. No mesmo dia em que comecei o tratamento perdi a cabeça e comprei mais um disco com uns 10cm que me parecia impecável, pelo sim pelo não, decidi colocá-lo com os outros para o desparasitar antes de o meter no comunitário e no mesmo dia em que chegou comeu logo e eu aproveitei para lhe dar um pouco de comida congelada com metranizodol, isto durante 3 dias, pois passado este tempo os peixes já pareciam impecáveis e decidi então colocá-los no comunitário. A partir daqui foi a desgraça total, porque o problema estava no comunitário, a diminuição da capacidade do filtro fez com que o “boom” de bactérias não tardasse muito, pois ficaram os 3 discus ofegantes e com um opérculo fechado a sacudirem-se nos troncos, etc. Durante dois dias fiz trocas de agua removi o areão, limpei filtros, tubagens, etc, e iniciei o tratamento com o praziquantel no comunitário, onde os 2 primeiros que comprei parecem-me óptimos (comem com leões), mas o que comprei por ultimo detectei-lhe as fezes brancas e um emagrecimento típico de hexamita, ainda por cima tinha uma casal de colisas lalias que decidiram começar a mordiscar as barbatanas do pobre animal (já retirei as colisas) então toca novamente a mudá-lo para o aquário hospital para o curar. Depois deste massacre todo hoje reparo que o coitado além de parasitas nas guelras, nos intestinos e barbatanas comidas, também tem um olho baço e saliente.

 

Que devo fazer????

Pic_6973_14.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, que confusão qua aqui vai.... :roll:

 

Dando umas dicas muito rápidas: não te podes esquecer das trocas de água semanais. O filtro tem de estar sempre limpo bem como o areão etc. Falta de higiene no aquário leva a uma rápida propagação de parasitas e bactérias. Se mantiveres tudo limpo as poucas bactérias/parasitas que o aquário/discus têm não vão causar problemas.

Os discus conseguem manter-se saudáveis mesmo com a presença de alguns parasitas.

 

Esse discu que está doente tem de levar com vários tratamentos, visto que, apresenta sinais de parasitas e ataques bacterianos.

Podes usar Sera Bactopur Direct e Flagyl diluído na água do aquário.

Faz trocas de água de 50% diárias e renova com mais medicamento (mediante a água que retiras).

Quando o discu começar a comer podes administrar flagyl na comida.

 

Uma nota: se não atacares já esse peixe infectado podes vir a ter problemas sérios. As bactérias e os próprios parasitas intestinais podem causar infecções internas (nos orgãos, etc) e conduzem à morte do peixe...

 

Outro ponto, esse filtro também pode ser insuficiente para esse aquário. Pode não estar a dar débito suficiente para tratar dessa água. Depende do material que tens dentro e das manutenções que faças....

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta nuno. O Discu tá cada vez pior, agora está pousado na vertical no fundo do aquario fiz uma troca de agua de uns 60% e juntei-lhe o Flagil, só não tenho o Bactopur Direct da Sera (vou comprar amanha se ele ainda estiver vivo).

 

Que dizes da utilização de Formol???

Pic_6973_14.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me cada vez pior, e depois de muita pesquisa decidi aplicar-lhe o formol por funcionar nos parasitas das guelras e olhos baços, em combinação com o Flagyl para os parasitas intestinais, em um tratamento de "choque" durante 3 dias, com trocas de 70% de agua.

 

Que dizem????

Pic_6973_14.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo apoio nuno, mas parece que ele não vai aguentar, já fica parado, deitado de lado com a respiração lenta mas ultra ofegante, volta e meia acorda e começa a fazer arranques rapidos, bate contra os vidros, que sofrimento o do pobre bicho (e o meu por assistir a esta tortura sem poder fazer grande coisa) :):) :D :D .

 

É incrivel a capacidade de resistençia deste animal :D 8)8) .

 

Vamos ver se amanha aindo está vivo (duvido muito) 8):cry::cry::cry::cry:

Pic_6973_14.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Xi... Muito mau mesmo... Já esteve aqui um tópico sobre a eutanásia... E falaram expecialmente de Discus. Achei uma barbaridade, mas não gostava nada de ter o meu discu assim durante muito mais tempo... O tópico caia especialmente sobre os discus...

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredita Mendez, cada vez que olho para este animal, sinto que, se calhar, eu , preferia morrer :oops::wink::cry::cry::cry: ...

 

...epá, mas isto é tão complexo, que eu não sei se tenho o direito de o deixar sofrer ou de o ajudar a não sofrer mais (mata-lo é coisa que eu pessoalmente não tenho coragem de fazer, e quero não saber como se faz)....

 

...é triste... :cry::cry::cry:

 

...pelo menos tenho aqui 3 magníficos que me motivam, ou melhor, que me mantem "viciado".

 

Obrigado pelo apoio :roll: .

Pic_6973_14.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a primeira coisa que eu faria no teu lugar era um banho de sal, 2 ou 3 litros de agua do aquario onde tens o peixe e 2 colheres de sopa com sal, dás um banho de 1 minuto. a maior parte dos parasitas externos nao vais aguentar, mas podes repetir esses banhos.

Miguel

 

miguelreis_disculandia@hotmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:)

como se costuma dizer, enquanto há vida há esperança.

acho que era a unica coisa que podias ter feito, o mais provavel era o peixe estar tao fraco que nao aguentou.

morreu da cura, mas a meu ver nao havia muito a fazer.

lamento :D

um abraço

Miguel

 

miguelreis_disculandia@hotmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais