Caracois num aquário ? Qual o seu papel ?


Recommended Posts

Olá amigos.

Voltei á carga :(

 

O Verão vai quente e o meu interesse por aquarofilia ainda está ao rubro. :(

 

De tudo o que li e investiguei e de toda a ajuda que recebi neste forum, ao qual tenho que ficar extremamente grato, compreendi desde logo a importância do ciclo do azoto, as mudas parciais da água, etc.

 

Tenho desde da primeira hora tentado reproduzir um ecossistema equilibrado.

 

Possuo um aqua de 57 L, com filtro interno (mecânico e bilológico) de 450L/H de débito.

 

Tenho plantas qb. instaladas, com o ciclo de azoto a arrancar, a ámonia não está presente nos testes e acusa poucos nitrato.

 

O inquilino é Dourado de 8 Cm.

 

Disseram-me que é muito importante instalar no aqua caracois ou limpa fundos para assegurar melhor equilibrio (limpeza). Isto é verdade ? :(

 

Saudações amigas.

 

Snan.

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Disseram-me que é muito importante instalar no aqua caracois ou limpa fundos para assegurar melhor equilibrio (limpeza). Isto é verdade ?

 

Andaste outra vez a passear pelas lojas erradas... :lol:

 

Existem diversas espécies de caracóis, todas com "funções" mais ou menos parecidas.

Existem alguns que se alimentam exclusivamente de algas, outros que se alimentam de detritos orgânicos e algas...e outros que se alimentam de plantas.

Uma boa limpeza do aquário, incluindo raspar os vidros e aspirar o areão, é suficiente para manter um aquário em condições...tendo sempre em atenção a qualidade da água.

Se, mesmo assim, queres aumentar a diversidade do teu aquário, podes juntar caracois de modo a que estes te dêem uma pequena "ajuda".

Tens de ter algum cuidado para que não se reproduzam em demasia, o que significa manter o aquário livre de algas e detritos...obrigando a que os caracóis não se reproduzam demasiado.

A maioria das espécies, de grande dimensão, são vendidos nas lojas de animais (Ampulária, Neritina) ou mesmo aqui no fórum. As outras espécies, de pequena dimensão, vem geralmente "agarradas" nas plantas. Podes pedir na loja que te dêem alguns caracóis deste tipo. Ambos os tipos se alimentam de algas e detritos.

Outras espécies, como por exemplo Melanoides, vivem enterrados no areão e alimentam-se de detritos. Podes pedir a alguém do fórum que te arranje alguns, ou com sorte consegues alguns numa loja de animais.

 

Quanto a "limpa-fundos", tratam-se geralmente de peixes tropicais que se alimentam no fundo do aquário. Em água fria há poucas espécies, nomeadamente a "nossa" (portuguesa) verdemã.

Tal como os caracóis, a sua função não é essencial...embora possam ajudar a "acabar" com restos de comida que fiquem no fundo. Uma alimentação cuidada, em termos de quantidade, implica a não necessidade num peixe deste tipo.

Se mesmo assim quiseres aumentar, mais uma vez, a diversidade do teu aquário, terás de aumentar a temperatura da água...e adquirir um cardume destes peixes (géneros Botia, Corydora...etc). Também podes utilizar verdemãs, em água fria, recorrendo a casas de pesca (utiliza-se como isco para pesca de achigãs) para a sua aquisição.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Andaste outra vez a passear pelas lojas erradas... "

 

Na,,,,não.... :shock:

 

Com amigos destes no forum...já não me enganam. :lol:

 

Cada véz mais vou estando mais informado.

 

Do que li sobre caracois, e não foi tão pouco assim...confesso que não me senti atraido.

 

Só se justificaria para assegurar um biotopo mais próximo da realidade.

 

Ficará para a proxima. :shock:

 

Nuno estou a ficar preocupado com o meu peixe , como te deves lembrar ele foi comprado já com uma lesão numa escama ( começando a ulcerar). De imediato fiz o que sugeriste, apliquei o Betadine 2 vezes (2 dias seguidos). Fiz bem? A ferida está mais aberta. Será normal ?

 

Tenho procurado informação adicional sobre crescimento de escamas e não encontrei nada.

 

O que fazer?

 

Cumprimentos.

 

PS: Tenho o meu teclado todo salpicado de sangue do teu banner :lol:

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais