Filtro seco/humido para reduzir nitratos e fosfatos


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Como tenho um seco/humido e provavelmente vai sendo altura de lhe tirar os filter media normais, estava a pensar em fazer a seguinte experiencia.

 

O filtro tem 3 pratos. Assim mantinha no primeiro prato (o mais alto) as bolas normais dos seco/humidos. No segundo punha um media que absorve nitratos e no terceiro um para retirar fosfatos.

 

Faria isto progressivamente para evitar picos de amonia/nitritos, enquanto o aqua não recupera da falta subita de bacterias.

 

Alguém já fez isto? Isto faz algum sentido? Se sim, que media usar e como?

 

O seco/humido é da Eheim.

 

Obrigado. Paulo

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Como tenho um seco/humido e provavelmente vai sendo altura de lhe tirar os filter media normais, estava a pensar em fazer a seguinte experiencia.
Desde que tenhas uma boa quantidade de RV curada... e movimentação na água do aquário.

 

O filtro tem 3 pratos. Assim mantinha no primeiro prato (o mais alto) as bolas normais dos seco/humidos. No segundo punha um media que absorve nitratos e no terceiro um para retirar fosfatos.

 

Como já referi, desde que tenhas RV em quantidade e qualidade as bio-balls não fazem cá falta.

Presumo que a media que absorve nitratos seja carvão activado. Creio que só será necessário se tiveres um deficit de RV ou se tiveres uma carga orgânica muito elevada.

Quanto aos fosfatos, vê os últimos posts da thread Montagem (ou não) de um aquário marinho.

Os anti-fosfatos à base de óxido de ferro deverão ser acomodados inferior e superiormente por algodão sintético ou por esponjas densas.

NUNCA utilizes anti-fosfatos à base de óxido de alumínio se quiseres ter caulerpa e corais moles (ex.: Sarcophyton).

 

Outra questão é que este filtro deverá recolher água da sump, pois ao recolher do aquário vai estar constantemente a apanhar matérias sólidas em suspensão e a contribuir para aumentar a carga orgânica global.

 

Reefman

João Cotter

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Reefman,

 

RV tenho em grande quantidade e está bem curada... Mas isso não impede que os nitratos se acumulem. Repara que por enquanto não tenho sump/refugio e portanto tenho de encontrar uma forma de prolongar o tempo entre mudas de água (razão=preguiça).

 

Penso que existem outros media que não o carvão para absorver nitratos.

 

Quanto aos fosfatos, (como quero corais moles), o que posso usar?

 

A água do aquario passa primeiro por uma esponja antes de entrar no seco/humido e limpo essa esponja sempre que fica demasiado suja.

 

Paulo

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A RV também reduz o nível de nitratos. Uma vez que os teus nitratos vão aumentando é porque o nível de produção orgânico é elevado. Deste modo aconselho-te a colocar algo que remova nitratos.

 

Penso que existem outros media que não o carvão para absorver nitratos.
Sim, mas o carvão é o mais comum e mais barato (penso eu de que), mesmo o de boa qualidade.

 

Quanto aos fosfatos, (como quero corais moles), o que posso usar?

 

Para mim o melhor é o RowaPhos (é o que uso) porque apesar de ter a mesma (ou maior) eficácia de remoção, mantém-se activo durante muitas semanas. Por outro lado, é perfeitamente seguro para os corais. É apenas uma opinião baseada na minha experiência e dos aquariofilistas alemães. Atenção que tem mesmo de estar apertado entre esponjas ou algodão, senão vai tudo parar ao aquário. Eu que o diga!!!!! :)

 

A água do aquario passa primeiro por uma esponja antes de entrar no seco/humido e limpo essa esponja sempre que fica demasiado suja.

 

Desde que limpes a esponja pelo menos 2 vezes por semana... senão arranjas uma fonte de nitratos.

 

Reefman

João Cotter

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Olá,

 

Atenção que tem mesmo de estar apertado entre esponjas ou algodão, senão vai tudo parar ao aquário. Eu que o diga!!!!! :D

 

Este problema pode ser resolvido de uma forma eficaz, colocando o carvão activado depois de bem enxaguado, dentro de uma meia de senhora. Atenção que é necessário assegurar que ocupa toda a superfície do copo por forma a garantir a passagem de água pelo seu interior.

 

Falta também referir que o carvão activado deve ser subtsituído antes da sua saturação e isso, no meu caso será de mês a mês.

 

Nota - há quem use Chemi-pure em vez de carvão activado!

 

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Oi...

Pessoal, o carvão activado não retira nitratos !!

Existe um produto que se chama chemi pure que é o mais parecido com carvão activado que diz que tira mas nunca ficou provado....

mas o carvão não tira nitrato...

 

Para tirar o nitrato tem 3 maneiras mais comuns...

1 - Trocas de água...

2 - Exportação devido a consumo por macro algas e micro algas mas dessas não queremos nós

3 - Com anti nitratos e coisas do genero á base de controlo quimico...

Abraço...

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Eu já usei chemipure há uns anos. É carvão áctivado mais uns pozinhos de banha da cobra. Há quem diga que absorve metais pesados.

 

Também concordo com o marco nisso dos nitratos.

 

 

manklit

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É evidente que trocas de água e a utilização de macroalgas contribuem muito substancialmente para a redução do nível de nitratos e é sem dúvida, recomendável para a manutenção de um baixo ou quase nulo nível de nitratos.

 

Quanto aos fosfatos (e silicatos), muitas vezes estas práticas não são suficientes, pois os fosfatos já são prejudiciais à calcificação dos corais e favorecem o crescimento de algas indesejáveis a concentrações superiores a 0.015 ppm. Ora, a grande maioria dos testes disponíveis no nosso mercado não consegue medir estes níveis tão baixos.

Daí ser aconselhável em determinados casos, e mesmo por prevenção, usar um bom anti-fosfatos.

 

Este problema pode ser resolvido de uma forma eficaz, colocando o carvão activado depois de bem enxaguado, dentro de uma meia de senhora.
Quando eu referia:
Atenção que tem mesmo de estar apertado entre esponjas ou algodão, senão vai tudo parar ao aquário. Eu que o diga!!!!!

eu estava a falar do RowaPhos e não de carvão e, de facto, é útil colocá-lo num saco de rede fina ou meia de senhora, mas isso não invalida ser rigorosamente necessário colocar isto depois entre esponjas compactas ou algodão compacto. Caso contrário, o resultado é muito desagradável à vista ;) !!!

João Cotter

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Portanto, chego à conclusão que a ideia de usar o seco-humido como filtro anti-amoninia/nitritos, anti-nitratos e anti-fosfatos faz sentido.

 

Para a amonia/nitritos uso as bioballs normais.

 

Para os fosfatos uso RowaPhos bem tapado por lã de vidro.

 

Qual o produto para os nitratos (se não é carvão nem ChemiPure)?

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Não uses nada disso porque não precisas de nada disso. No máximo precisarás das resinas antifosfatos mas a meu ver para uma utilização pontual.

 

Comprei há uns meses um frasco disso e embora tivesse problemas de algas resisti sempre à sua utilização. Hoje é ´difícil encontrar algas problematicas no meu aqua tirando a zona da coluna seca.

 

O kalkwasser precipita os fosfatos da água pondo-os "a jeito" para remoção pelo escumador. Os silicatos reduzes com uma resina desmineralizadora à frente da osmose.

 

Já usei muito dessas resinas antifosfatos nos tempos em que ainda não havia de óxido de ferro. Usava as da seachem (oxido de aluminio) e tinha que andar sempre a trocar aquilo $$$$$!!!

 

Nunca usei as de ferro (rowaphos) porque é muito cara e pela minha experiência, um bocadinho de paciência acaba por aliviar um pouco a carteira. No entanto para uma emergência ou para aqueles mais impaciêntes...

 

RV+Escumador+kalkwasser+macroalgas+trocas de água = remoção efectiva de nutrientes!

 

 

manklit

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Portanto, chego à conclusão que a ideia de usar o seco-humido como filtro anti-amoninia/nitritos, anti-nitratos e anti-fosfatos faz sentido.

 

Não é nosso objectivo usar o seco-humido para reduzir a amónia e os nitritos, daí lavarmos constantemente as esponjas e, de preferência, não incluir as bio-balls. Caso contrário, estamos a produzir nitratos.

 

A minha opinião é que utilizes mudanças de água para reduzir a concentração de nitratos.

 

Será difícil conciliar uma media que remova nitratos com o RowaPhos, pois terão períodos de vida diferentes e não convem mexer no RowaPhos enquanto este estiver activo.

 

Reefman

João Cotter

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Falando de remoção de subtancias do nosso sistema tenho duas perguntas a fazer:

 

Para que se consiga reduzir os niveis de Nitrato a valores insignificantes com que regularidade se devem fazer as TPA's e com que precentagem?

Levando em linha de conta que não temos DSB no aquario como a maioria dos presentes defende...

 

Outra pergunta pois já aqui falámos de silicatos como outra substancia a eliminar: Utilizando água da nossa costa não estamos de certa forma a colocar niveis de silicatos significantes no nosso aquario, visto a areia da nossa costa ter muitos silicatos?

Miguel Antunes

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Quanto à DSB e visto esta ser uma forma de reduzir nitratos:

 

eu tinha originalmente uma DSB com cerca de 10cm uniformes.

 

com a ajuda da valenciana e de uma bomba, fiquei com zonas com mais de 15cm e zonas com menos de 5cm.

 

isto é problema? vale a pena andar a remexer em tudo para por a areia bem?

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Reefman, pelo que sei (li) os silicatos da areia da nossa costa estão mesmo na areia.

 

Em relação aos nitratos nem sequer gasto dinheiro nesses testes. Neste momento estou a fazer uma TPA grande por mês mas não faço a minima ideia se tenho muitos nitratos ou não. Nem preciso de saber desde que não tenha algas problemáticas.

 

No entanto as macroalgas no refugio contribuem para a não acumulação de nitratos.

 

 

manklit

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E o efeito dos nitratos nos invertebrados?

 

O que se nota primeiro: muitas algas ou invertebrados afectados?

 

Ou de outra forma, se eu tirar as micro-algas que estão no aquario (todas de uma vez), não ficarão nitratos a mais (não consumidos por essas algas) que vão matar os invertebrados?

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Nunca usei as de ferro (rowaphos) porque é muito cara e pela minha experiência, um bocadinho de paciência acaba por aliviar um pouco a carteira. No entanto para uma emergência ou para aqueles mais impaciêntes...
Acaba por sair muito mas muito mais barata. Basta comparares o período activo do Phosguard e do Rowaphos e vais perceber a diferença de $$$$$.

 

RV+Escumador+kalkwasser+macroalgas+trocas de água = remoção efectiva de nutrientes!

 

Perfeitamente de acordo.

 

Para que se consiga reduzir os niveis de Nitrato a valores insignificantes com que regularidade se devem fazer as TPA's e com que precentagem?  

Levando em linha de conta que não temos DSB no aquario como a maioria dos presentes defende...

Vai depender do ritmo de produção de nitratos. Por exemplo, eu só tenho uma pequena DSB de 7 cm no refúgio, tenho muita RV, caulerpa e um grande escumador. Quer faça mudanças ou não de água, os nitratos mantêm-se indetectáveis.

Ao testares os nitratos vais aperceber-te do ritmo das mudanças e da necessidade ou não de alterares o teu sistema introduzindo um elemento que exporte ou evite o surgimento dos nitratos.

 

com a ajuda da valenciana e de uma bomba, fiquei com zonas com mais de 15cm e zonas com menos de 5cm.  

 

isto é problema? vale a pena andar a remexer em tudo para por a areia bem?

 

Não creio. A desnitratificação ocorre até em 3 cm de profundidade. Fica atento a zonas da superfície da areia que fiquem tipo cimento (isolando as camadas inferiores). Convém haver bicharada a remexer a superfície. As quedas acentuadas e permanentes do KH são um dos sinais do crash da DSB.

 

Reefman, pelo que sei (li) os silicatos da areia da nossa costa estão mesmo na areia.
Não fui eu que fiz essa afirmação dos silicatos na nossa costa ;)

 

E o efeito dos nitratos nos invertebrados?  

 

O que se nota primeiro: muitas algas ou invertebrados afectados?

 

Depende da concentração dos nitratos e da forma como ocorre a subida de nitratos. Ou seja, um aumento brusco e pontual dos nitratos vai gerar uma reacção negativa e imediata nos corais e uma reacção tardia nas filamentosas se o problema não for imediatamente resolvido.

 

Uma fraca concentração e aumento contínuo dos nitratos gera algas e provoca reacções a longo prazo nos outros seres vivos. Espero que tenhas percebido ;)

 

Ou de outra forma, se eu tirar as micro-algas que estão no aquario (todas de uma vez), não ficarão nitratos a mais (não consumidos por essas algas) que vão matar os invertebrados?

 

Não! Rapidamente vão-te crescer novas micro-algas. A melhor solução é combinar a remoção das algas com mudanças de água.

 

Reefman

João Cotter

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Reefman, pelo que sei (li) os silicatos da areia da nossa costa estão mesmo na areia.

 

Não fui eu que fiz essa afirmação dos silicatos na nossa costa :)

 

 

Reefman

 

 

Quem fez a pergunta (não afirmação) sobre os silicatos fui eu... :lol:

Pelo que li não se deve utilizar a areia da nossa costa devido á presença de silicatos, isto porque, esta mesma areia irá libertar silicatos para a nossa água, resultando assim um certo crecimento de algas... Se isto é realmente verdade, será que a água da nossa costa não terá também alguns silicatos?

 

 

Um abraço a todos,

Miguel Antunes

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Se isto é realmente verdade, será que a água da nossa costa não terá também alguns silicatos?

 

Eu não sou a pessoa indicada para te responder a essa questão, já que uso sal sintético. Penso que a pessoa indicada poderá ser o Ricardo Calado.

 

De qualquer modo, creio que a água junto à areia não deve ser colhida porque encontra-se poluída. A água a colher deverá ser um pouco mais mar adentro onde existem menos elementos poluentes.

 

Reefman

João Cotter

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Posso garantir que o melhor sitio para recolher água na nossa costa, são as Berlengas! Isso é que é água limpa :?:

 

Em relação aos silicatos acho que já li qualquer coisa sobre o pH da água não permitir a sua dissolução mas não tenho a certeza.

 

 

manklit

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