Recommended Posts

Olá,

 

Um chiller ou a maioria deles funciona através de um sistema de serpentina idêntico à dos frigorificos. Nesta serpentina um gás (salvo o erro o R 134 A) arrefece a água quando esta passa.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um chiller é uma bomba de calor baseada na transição de fase, e é composto por um compressor, um evaporador e um condensador.

 

O gás contido no sistema (freon, amónia, butado, etc) é comprimido pelo compressor até a uma pressão em que não pode existir sob a forma gasosa, passando ao estado liquido. Este proceso liberta calor, que é passado para o ambiente através de uma serpentina, o condensador.

 

Do condensador o liquido segue sob pressão para o evaporador, onde entra numa zona de expansão, o evaporador. Como o compressor está em circuito fechado, a pressão é negativa e o liquido entra imediatamente em ebulição, passando ao estado gasoso. Este processo absorve calor, sendo este calor retirado da água que passa no exterior do evaporador.

 

O gás segue então de novo para o compressor, reiniciando o ciclo.

 

cumps

DIY or die trying

 

SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pegando no que disse o Allaphor, um refrigerador não anula o calor mas transfere-o de um local onde este não é desejado para outro onde é supostamente indiferente.

 

:shock:

A gata da minha mãe sabe disso e passa as noites de inverno encostadinha ao dissipador do frigorífico :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais