Plantado novo, reforços novos...


Fábio Gomes

Recommended Posts

Boas pessoal, estou a fazer um plantado e gostaria de saber:

1-Um bom fertelizante liquido de micronutrientes, que seja constituido por uma boa dose de potássio. (Já me aconselharam o Ortilon, mas não sei se tem o tal Potássio em "boa dose".)

 

2-No que me ajuda um teste de nitratos (NO3) e fosfatos (PO4). Se os valores obtidos no teste forem baixos qual a possível causa e como poderei recuperar os valores chamados "normais"?

 

3-Construí uma galeria de iluminação d.i.y. para um exuberante plantado de 54L (Luz: 2*18W 840 e 2*18 965), este vai ser constituido por:

--»Rotala wiilichii

--»Heteranthera Zosterifolia

--»Cabomba Caroliniana

--»Ludwigia Inclinata

--»Didiplis Diandra

--»Glossostigma Elatinoides

--»Vesicularia Dubyana

--»Eleocharis sp.

--»Riccia Fluitans

E gostaria de saber quantas gotas diárias é que deveria por (+/-).

(Vou utilizar CO2 d.i.y., a tal luz que referi e se calhar vou por o substracto Flourite da Seachem (Há algum que seja mais barato e que faça o mesmo efeito?).

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, estou a fazer um plantado e gostaria de saber:

1-Um bom fertelizante liquido de micronutrientes, que seja constituido por uma boa dose de potássio. (Já me aconselharam o Ortilon, mas não sei se tem o tal Potássio em "boa dose".)

 

2-No que me ajuda um teste de nitratos (NO3) e fosfatos (PO4). Se os valores obtidos no teste forem baixos qual a possível causa e como poderei recuperar os valores chamados "normais"?

 

3-Construí uma galeria de iluminação d.i.y. para um exuberante plantado de 54L (Luz: 2*18W 840 e 2*18 965), este vai ser constituido por:

--»Rotala wiilichii

--»Heteranthera Zosterifolia

--»Cabomba Caroliniana

--»Ludwigia Inclinata

--»Didiplis Diandra

--»Glossostigma Elatinoides

--»Vesicularia Dubyana

--»Eleocharis sp.

--»Riccia Fluitans

E gostaria de saber quantas gotas diárias é que deveria por (+/-).

(Vou utilizar CO2 d.i.y., a tal luz que referi e se calhar vou por o  substracto Flourite da Seachem (Há algum que seja mais barato e que faça o mesmo efeito?).

Abraços.

 

Hortilon: tanto quanto penso saber só tem traces

Testes: cuidado com a qualidade de muitos deles. Se eu fosse a ti só pensaria nisso se o aqua desse para o torto.

A luz parece-me bem - média 5000k 72w para 56l mas prepara-te para uns meses com algas se a coisa não arracar bem.

Quanto a gotas de fertilizante não há uma fórmula fixa. Vai depender da quantidade e estágio de maturação das tuas plantas. Quanto ao substrato há cada vez mais gente a usar terra de jardim coberta por uns bons cms de areão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é, vais ter de andar sempre em cima das algas...

 

substratos tens muitos á escolha, tudo depende dos €´s que queiras gastar. como o apisto disse ha quem use terra para bonsais em aquarios com bons resultados.

 

não tens plantas a mais para um aquario de 53litros?

 

Não te preocupes com a fertelização durante 2/3 semanas, em alguns casos não é preciso fertelizante se fizeres trocas de agua 2 vezes por semana.

tiagodovale2-dbd.jpg

 

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)não tens plantas a mais para um aquario de 53litros?

 

Boas, não. Vou tentar criar um ambiente selvagem, "vedando" os lados do aqua dessa forma justifica-se a abundância de plantas "altas", mas não se esqueçam que a tesoura faz milagres.

 

1---»De que forma puderei combater as algas?

O aqua vai ser composto por:

6 caridinas japónicas

6 Otocinlus

1 casal de ramirezis

 

2---»Indiquem substractos que sejam baratos, de preferência preto e que seja "bom" em nutrientes.

 

3---» Quais os niveis de nitratos ideais para um plantado?

3.1---» Como obtenho esses niveis. Se tiverem altos/baixos o que faço?

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola :) !!!

Quanto aos metodos para combater as algas depende muito das algas mas, á partida tens ja uma boa equipe (camarões e ottos), não vão eliminar as algas na totalidade mas são uma grande ajuda sem duvida, o resto com TPAs resolves o porblema !!!

Um bom substrato tendo em conta a relacção preço/qualidade é sem duvida o AKADAMA vulgo (terra de bonsai) como já foi sugerido acima, pois é composto por turfa e argila, se quiseres adicionar umas pastilhas de NPK ficas com um substrato 5 *

As questoes quanto aos niveis de nutrientes que tens na agua, só os meço no inicio das montagens, e é normal que apareçam valores elevados, mas os nitratos devem estar sempre proximos do 0 mas nunca

a 0 !!! A maneira mais segura e eficaz para os baixares TPAs com frequência e de baixa litragem, por exemplo 10 % da capacidade do aqua todos os dias !!!

Falta só dizer que com uma observação correcta do aquario ficas por vezes com mais informação do que com qualquer teste, é muito importante uma correcta observação do aqua diariamente para obteres sucesso !!!

 

Um abraço

Rui Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Kebras, abraço.

Vá pessoal quero mais e mais opiniões, experiências que não deram resultado a juntar isto com aquilo tudo o mais, vá!

Abraços.

Já agora onde é que posso comprar esse substracto e quanto é que custa mais ou menos, será que no fórum almada há, bricomarché?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais