Que fazer??


Recommended Posts

Após ter posto um post aqui há algum tempo por o meu aquario ter sido invadido por Flexibacter columnaris. Eis que consegui salvar até ao momento alguns peixes. Esse surto de bacterias começou há 1 mes e desde então tenho colocado baktopur (sem ser o direct), no entanto notei mais melhoras quando misturei baktopur com protozin. O problema é que o tratamento já dura há um mes e apesar de mais nenhum peixe ter morrido há 2 femeas que parecem não estar ainda completamente boas, pois uma apresenta uma zona branca à volta dos olhos e ainda tem os olhos um pouco baços e a outra continua magra e com a cauda normalmente fechada, apesar de ambas comerem bem e mexerem-se normalmente. Já não sei o que fazer pois elas nunca mais ficam boas de vez e tenho medo que tanto tempo de tratamento esteja a começar a fazer mal aos outros peixes (sim, porque o tratamento está a ser feito no aquario comunitario porque foi lá que os peixes começaram a morrer e quase todos eles estavam afectados).

 

Não sei se a bacteria continua lá, se quê...

Os restantes peixes parecem estar bem apesar de todas as femeas (excepto 2) apresentarem as barrigas muito inchadas e custa-me a crer que estejam todas gravidas pois até as femeas de 4 meses se apresentam assim...

 

Uma das femeas que ainda está doente

 

verm.jpg

 

 

Uma das femeas que têm a barriga grande

 

peixa.jpg

 

 

Obrigado :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Sinceramente não sou capaz de ajudar. Provavelmente todos os outros membros que viram o tópico ficaram como eu. Espera mais algum tempo ou tenta contactar por mp o Rui Almeida ou o Hugo Santos.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Os peixes que te parecem doentes deviam estar separados dos restantes.

Tens de fazer umas trocas valentes de água e tentar manter o aquário o mais limpo possível.

 

As fêmeas que apresentam problemas podem estar a ser "atacadas" por bactérias mas não "por fora", ou seja, o problema pode estar dentro dos peixes.

Quando as bactérias atacam orgãos internos os peixes podem apresentar alguns dos sintomas que descreves.

Um dos medicamentos eficazes para tratar infecções internas é o Bactopur Direct.

 

Não adianta fazeres tratamento se o aquário onde estão não estiver limpo (bem como filtros, etc).

Nos casos de infecções bacterianas temos de usar medicamento e sempre que possível efectuar mudanças parciais de água (quanto mais limpo estiver o aquário mais rapidamente curas os peixes).

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais